• Clay Bar - Como Usar e Algumas Dicas

Esse espaço é dedicado a manter seu Fit brilhando , um espelho. Seja uma dica de lavagem , uma dúvida para conservação da pintura, ou mesmo como ou onde reparar riscos, amassados ou uma boa funilaria.

Como temos vários amigos que tem o dom e a paciência, vale o espaço
#98854 por Sanhiro
Dom Nov 21, 2010 6:09 pm
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Um aviso :
O Fit Fans Club,o Vizibelli e o Sanhiro não se responsabilizam por qualquer dano ou prejuízo provocado por essas instruções. Tenha certeza das habilidades que você possui, assim como ferramental necessário.


O que é o Clay Bar ?
Como curiosidade o Clay Bar foi criada nos anos 80 por Tadao Kadate no Japão.
A Clay Bar foi inventada para para remover falhas, overspray, e qualquer contaminantes menores de veículos novos na lojas.
Naquela época, nos Estados Unidos, o único método de lidar com imperfeições da superfície era o polimento que desgastava o verniz cada vez que era feito.

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O que acontece é que desde o final dos anos 80, a pintura automotiva recebeu uma camada adicional, chamada verniz. Essa camada é que realça bem o brilho da pintura, entretanto o verniz possuí pequenos póros que se não forem preenchidos, com cera ou selantes, tendem a acumular facilmente contaminantes como poeira, poluição, overspray, seivas de árvore. resíduos de pastilhas de freio, borrachas , etc.

Infelizmente a contaminação surge quando um veículo fica exposto ao tempo e não é lavado com freqüência adequada.
Esta contaminação é facilmente identificada quando a superfície começa a ficar áspera e vai perdendo o seu brilho de acordo com a sua intensidade.


Como Saber Se Meu Carro Está Com a Pintura Contaminada ou melhor Precisa Fazer o ClayBar ?
Isso é bem complicado e ao mesmo tempo é fácil. Clay Bar funciona para carro com contaminação na pintura.
Muita gente se engana pensando que um carro Zero Km está livre de contaminações e que um carro antigo certamente precisará de Clay Bar.

Não é bem assim, um carro antigo, conservado, sempre lavado e encerado e que esteja em uma garagem fechada, sem presença grande de pó e outros contaminantes, certamente não precisará do Clay Bar. Salvo agum acidente.

Agora carro Zero km, em quase 90% das vezes vai precisar de um bom Clay Bar. Pois ele fica exposto sem cobertura alguma, aos contaminantes em quase 100% do tempo depois de sair da linha de montagem. Para mais detalhes veja esse post : viewtopic.php?p=71703#p71703

Teste para saber se preciso de ClayBar: (Sempre com o carro limpo)
- Com o famoso saquinho plástico veja tempo [6:14] do vídeo abaixo:


https://youtu.be/7lPTx_vZ4xk


- Ou você pode fazer com a mão mesmo, mas sempre com a pintura limpa ou no caso depois de lavado pode testar com a mão e se o seu Fit ou Seu outro carro está fazendo esse barulho ao passar a mão sobre a pintura (t= 0:59)?

https://youtu.be/AXopfjk7ZS8

Se nos dois casos a pintura não está suave e lisa como um video, ela está contaminada e vai precisar de um bom Clay Bar ;)

Dicas de como usar o Clay Bar ?
Existem no mercado 3 tipos de Clay Bar basicamente no mercado.
- Suave
- Médio
- Agressivo (Abrasivo)

Isso varia de fabricante para fabricante, mas em geral todos tem o médio e o Agressivo (Abrasivo). Não usem o Agressivo ou abrasivo, pois pode causar problemas na pintura se não souber manusear. Ainda mais no nosso caso de uma pintura nova, não há necessidade.

Carro lavado e limpo, detectado a contaminação, vamos lá

a) Você precisará usar um lubrificante da pintura, no caso da Meguiars, existe um kit que acompanha o Clay que é o "Quick Detailer". Se quiser, pode fazer uma solução com água (400 ml) + 4 gotas de um Shampoo para carro Neutro (*) dentro de um borrifador. Mas preferencialmente use a solução apropriada para melhor resultado, pois dependendo do Shampoo ele pode conter alguma química que não vai reagir bem com o Clay Bar e isso abreviará a vida útil da barra ou seja dará para uma vez só no máximo ;)
(*) Se usar a solução de shampoo + água, não esqueça de lavar o carro depois da operação do Clay Bar, para retirar todo solução da pintura e evitar manchas.

Não Economize, use um monte do produto Quick Detailer, ou a solução de àgua + Shampoo Neutro para carro na área que aplicará o Clay e no próprio Clay Bar.


b) Pegue um pedaço do Clay Bar( argila)
Quer uma dica legal, coloque em um balde um pouco de água quente. COloque o Clay Bar novo centro da embalagem plastica mesmo, dentro de um Zip Bag ou dentro de um outro plastico, tenha certeza que ele não esteja furado. Feche bem o plastico e mergulhe a barra dentro da agua quente por uns 5 minutos. Depois disso , tire a barra da agua, pegue o pedaço que utilizará.

Esse processo deixará a barra mais mole e mais fácil de manusear.

Misture ele bem puxando misturando formando uma bola, amassando , torcendo , fazendo novamente uma bola

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c) Faça uma cobertura com essa massa, suficiente para que você possa formar uma massa que cobrirá seus dedos deixando as pontas livres
Com as pontas dos dedos livres você sentira se a superfície da pintura está mais lisa , borrife a solução de Detailing ou a solução água + Shampoo na porção que você fez.

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d) Essa é a dica mais importante, e polêmica, pois de 5 videos de detailing que assisto , 4 falam para não suar pressão alguma, inclusive dois desses desse post mencionam isso.
Mas assim, se por exemplo , houver um oversray, você precisará colocar certa pressão ( [**] assinta a seguir um video explicativo). nesse caso é importante lubrificar bem.

Passe o Clay sempre no sentido vai e vem, na horizontal ou Vertical, sempre seguindo a dica do item a, com a área lubrificada generosamente com o liquido de Detailer

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Nunca faça movimentos circulares, pois isso pode causar riscos na sua pintura

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Faça o processo do Clay Bar como na lavagem do carro. Primeiro as partes de cima e depois as partes de baixo do carro.


e) A medida que o seu Clay Bar for ficando sujo, repita o processo "c)" acima esticando torcendo , revirando o ClayBar, até que o Clay bar fique limpe de novo.
Se por acaso o Clay bar cair da sua mão para o Chão, descarte essa peça e pegue o pedaço novo. Reutilizar esse pedaço , mesmo que o chão pareça limpo, pode causar riscos em sua pintura.

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f) Onde se acumula mais contaminações no carro.
- No Teto, no Capô e nos caso do Sedan na tampa do porta malas

- Perto da caixa da roda, especialmente na parte do paralamas, portas, parachoque, na parte mais abaixo onde o Pneu+ Roda jogam água, resíduos de pastilha.
Lá se concentram bastante contaminação. Nesse caso dos locais perto do conjunto pneu+rodas. Use o Clay Bar usado ;)


Em Que Partes do Carro Posso fazer o Clay Bar ?
Você pode fazer nos Vidros, nas Lanternas e farois.


Alguns videos bem interessantes sobre Clay Bar ?

[**} Overspray , pressão mais firme no Clay

https://youtu.be/BnH7hCe98Nc

Carro Abandonado, Carro Novinho em Folha

https://youtu.be/qFQsqBHEwrE

Contribuição do Vizibelli
Uma amostra de como estava o meu carro e como ficou (clique na imagem para ampliar):

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Clay Bar após a lavagem para remover os contaminantes da pintura:

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Notaram a sacanagem que fizeram no meu capô?
Esta última imagem não é sujeira, mas sim contaminantes que ficam aderidos à pintura do carro (fuligem, poluição, etc) que deixam a pintura áspera ao passar a mão, mesmo após a lavagem geral do carro. Encerar, apenas disfarça isso. Isso alí é somente de METADE do meu capô.


Carro após lavagem e clay bar. Ele ainda NÃO foi encerado.

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Para dúvidas e comentários, por favor acesse esse tópico :
viewtopic.php?p=71868#p71868

Fontes Consultadas :
- Post do Vizibelli
- Wikipedia
- Soft99
- AutoGeek Forum
- Art Wax
- YouTube : Canal Meguiars
- YouTube : Canal Miromi TV
- YouTube : Canal AutoGeek
- YouTube : Canal AMMO NYCo


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