• DIY #39 - Eliminando o barulho do tampão do porta malas

Saiba dicas, cuidados e como fazer instalações realizadas pelos nossos amigos do Fit Fans Club
#9566 por Vizibelli
Dom Fev 06, 2011 4:44 pm
Imagem

Um aviso :
O Fit Fans Club e Vizibelli não se responsabilizam por qualquer dano ou prejuízo provocado por essas instruções. Tenha certeza das habilidades que você possui, assim como ferramental necessário.


Uma das grandes reclamações dos usuários do new Fit é o barulho que o tampão do porta malas faz quando se anda por pisos irregulares. Este barulho ocorre pelo contato entre o tampão e o ressalto plástico da tampa do porta malas onde fica o motor do limpador traseiro.
As concessionárias Honda tentam resolver o problema fazendo um ajuste na pressão da tampa. Este ajuste é feito um uma marretada na alça do trinco da tampa e geralmente é apenas um paliativo, pois o barulho volta após poucos dias.

Então neste D.I.Y. vou mostrar uma forma de resolver em definitivo o problema de maneira fácil e rápida.

Ferramentas:
- Lixa
- Furadeira com uma pedra de amolar ou semelhante.


Instruções:

Ao abrir o seu porta malas, você nota que o tampão possui um recorte do lado direito para poder se encaixar sobre o ressalto da tampa onde fica localizado o motor do limpador de vidro traseiro. Este recorte é pequeno e o tampão encosta no ressalto ocasionando o barulho que irrita grande parte do donos do New Fit.
Então para solucionar o problema, basta aumentar um pouco este recorte de forma a evitar que ele encoste na tampa traseira.

Remova o tampão do porta malas e coloque-o de ponta cabeça sobre uma superfície firme ou segure-o de forma que tenha condições boas de trabalho.
Na foto abaixo tentei fazer um desgaste usando uma lima, mas o tampão tem boa dureza e levaria muito tempo para conseguir desgastar o suficiente, além de não conseguir fazer um desgaste uniforme.
Imagem


Então a melhor forma de conseguir realizar o serviço é usando uma furadeira como mostra a foto a seguir. Não tenha dó de lixar, mas tome cuidado para não lixar mais do que o necessário e nem deixar irregular.
Note que a borda lixada fica mais branca, mas como é por baixo, não fica aparente.
Imagem

Lixe um pouco e recoloque tudo no lugar para testar. Feche a tampa do porta malas e por dentro do carro, no banco traseiro, passe a mão no local para ver se ainda está encostando. Force levemente o tampão para baixo simulando o peso de um objeto pequeno (bolsa, etc) para ver se ele encosta.
Desgaste mais um pouco se necessário.
Use uma lixa fina ao final do processo para dar um acabamento mais suave se você for metódico. :)
A imagem abaixo mostra o processo finalizado. Vejam que não modifica em nada a aparência original da peça. Não entendo como a engenharia da Honda não corrige este problema, onde bastaria um recorte um pouco maior na peça. Pior, a custo zero.
Imagem

Está finalizado o D.I.Y. Agora não existe mais barulho e nem necessidade de ajuste na tampa do porta malas a base de marretadas.

Dúvidas, comentários e sugestôes
Para dúvidas, comentários, sugestões desse Faça Você Mesmo, escreva nesse link abaixo: viewtopic.php?f=71&p=9569#p9569


Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!