Vamos falar num assunto que poucos dão atenção , mas é o calcanhar de aquiles de uma boa conservação do motor do seu Honda Fit/New Fit.
Falamos do óleo do motor, cuja a especificação para os motores Honda é o "SAE 10W-30 API-SL"
Onde encontrar esse óleo?
A polêmica começa ao procurar essa especificação. O óleo é só encontrado nos concessionárias da Honda, apesar do preço não ser abusivo,isso incomoda alguns clientes, pois a maioria dos usuários trocam o óleo nos postos de combustível ou nos postos especializados de troca de óleo e essas especificação do óleo, não é encontrada em lugar algum, só na Honda mesmo.
O que significa a especificação "SAE 10W-30 API-SL" ?
Vamos a sopinha de letras e números
Viscosidade
SAE ("Society of Automitive Engineers" - Sociedado dos Engenheiros de Mecânica Automobilistica) - orgão que definiu os padrões de multiviscosidade do óleo em testes padrões
Os números
10W/30 - Significam que no padrão do SAE em testes submetidos à 100°C, a viscosidade do óleo é a seguinte :
- 10W (W= "Winter" inverno). Ou seja, para baixa temperatura 10 é a viscosidade do óleo segundo o padrão SAE nas temperaturas baixas.
- 30 - É a viscosidade no padrão SAE para altas temperaturas.
O SAE é a especificação de lubrificação para temperatura baixa e temperatrura alta,ou melhor é o indice de viscosidade para cada faixa de temperatura. Se a Honda especifica o SAE 10W30, você tem que segui-la,pois foi o testado para o motor da Honda. A Mugen, subsidiária esportiva da Honda tem um óleo de alta performance, com SAE 0W20, mas acho que você deve pensar em usar esse óleo, se mudar o escape, o filtro de Ar, tudo para Mugen, Sem contar que esse óleo só vende no Japão.
Tipos de motor
API (“American Petroleum Institute" - Instituto Americano de Petroleo) - orgão que definiu um complemento a viscosidade segundo os padrões exigidos pelos fabricantes que utilizavam óleo como lubrificante.
O API é uma especificação para tipo de motor e quanto maior a letra depois do S em ordem alfabética, além do especificado pelo fabricante, melhor exemplo, se um motor pede API S"J" e você colocar S"K" ou S"L", melhor para o motor, pois é um óleo que atende as especificações dos motores modernos, mais atuais, que exigem mais lubrificação e suporte a altas temperaturas.
API-SL - as letras SL, definem que a especificação atende a motores fabricados à partir de 2001.
Quanto maior for a letra no alfabeto depois do S"?" ( exemplo "k", é melhor do que o "j") exigido pelo fabricante do seu motor , melhor para vc, desde que siga o padrão "SAE" de viscosidade.
O maior padrão API do mercado é o SL atualmente.
Como informado pelo nosso amigo TraceJay SM é a especificação API, mais recente, desde 2006.
Portanto não adianta colocar a viscosidade certa , mas sem o API correto. O que não é bom , em se tratando de trocas de 10 mil km, Você acertava na viscosidade, mas se trocava de 10mil em 10 mil ou de 12 em 12 meses, podia estar com o óleo vencido a muito tempo, sem conseguir manter a viscosidade em dia.
O certo mesmo é utilizar o SAE e o API indicado pelo fabricante. Mas no caso do API pode colocar um de especificação maior que não tem problema, mas como disse a Honda já pede o maior.
Existe algum problema em usar outro óleo mineral/Sintético, que não seja o da Honda (Texaco) ?
R: Teoricamente, você seguindo a especificação SAE 10W-30 API-SL, não tem problema algum. Só lembre de trocar o filtro do óleo e deixar drenar bem o óleo velho do motor
Mas fora dos padrões SAE e API especificados, tem que se analisar muito bem, Pois sendo uma especificação superior, você pode até ter um ganho em performance, mas nada que represente uma vantagem significativa.
Temos que pensar que os técnicos da Honda fizeram testes exaustivos com esse óleo da Texaco, na Europa, no Japão, nos Estados Unidos e no Brasil, ou seja, foi o que melhor atendeu, as condições de :
Lembrando o fabricante do óleo da Honda é a Texaco (Chevron) .
Dica Fit Fans
Com esse assunto, mais o Uso em condições severas e o Mito do Flush Engine, sabemos que o óleo do motor não é um item qualquer.
Fica a recomendação, fazendo a sua parte com o uso correto do tipo de óleo e dos periodos de troca do óleo. Com isso você manterá a eficiência do seu i-DSI, VTEC,ou i-VTEC, por um longo tempo, sem dor de cabeça.
Falamos do óleo do motor, cuja a especificação para os motores Honda é o "SAE 10W-30 API-SL"
Onde encontrar esse óleo?
A polêmica começa ao procurar essa especificação. O óleo é só encontrado nos concessionárias da Honda, apesar do preço não ser abusivo,isso incomoda alguns clientes, pois a maioria dos usuários trocam o óleo nos postos de combustível ou nos postos especializados de troca de óleo e essas especificação do óleo, não é encontrada em lugar algum, só na Honda mesmo.
O que significa a especificação "SAE 10W-30 API-SL" ?
Vamos a sopinha de letras e números
Viscosidade
SAE ("Society of Automitive Engineers" - Sociedado dos Engenheiros de Mecânica Automobilistica) - orgão que definiu os padrões de multiviscosidade do óleo em testes padrões
Os números
10W/30 - Significam que no padrão do SAE em testes submetidos à 100°C, a viscosidade do óleo é a seguinte :
- 10W (W= "Winter" inverno). Ou seja, para baixa temperatura 10 é a viscosidade do óleo segundo o padrão SAE nas temperaturas baixas.
- 30 - É a viscosidade no padrão SAE para altas temperaturas.
O SAE é a especificação de lubrificação para temperatura baixa e temperatrura alta,ou melhor é o indice de viscosidade para cada faixa de temperatura. Se a Honda especifica o SAE 10W30, você tem que segui-la,pois foi o testado para o motor da Honda. A Mugen, subsidiária esportiva da Honda tem um óleo de alta performance, com SAE 0W20, mas acho que você deve pensar em usar esse óleo, se mudar o escape, o filtro de Ar, tudo para Mugen, Sem contar que esse óleo só vende no Japão.
Tipos de motor
API (“American Petroleum Institute" - Instituto Americano de Petroleo) - orgão que definiu um complemento a viscosidade segundo os padrões exigidos pelos fabricantes que utilizavam óleo como lubrificante.
O API é uma especificação para tipo de motor e quanto maior a letra depois do S em ordem alfabética, além do especificado pelo fabricante, melhor exemplo, se um motor pede API S"J" e você colocar S"K" ou S"L", melhor para o motor, pois é um óleo que atende as especificações dos motores modernos, mais atuais, que exigem mais lubrificação e suporte a altas temperaturas.
API-SL - as letras SL, definem que a especificação atende a motores fabricados à partir de 2001.
Quanto maior for a letra no alfabeto depois do S"?" ( exemplo "k", é melhor do que o "j") exigido pelo fabricante do seu motor , melhor para vc, desde que siga o padrão "SAE" de viscosidade.
O maior padrão API do mercado é o SL atualmente.
Como informado pelo nosso amigo TraceJay SM é a especificação API, mais recente, desde 2006.
Portanto não adianta colocar a viscosidade certa , mas sem o API correto. O que não é bom , em se tratando de trocas de 10 mil km, Você acertava na viscosidade, mas se trocava de 10mil em 10 mil ou de 12 em 12 meses, podia estar com o óleo vencido a muito tempo, sem conseguir manter a viscosidade em dia.
O certo mesmo é utilizar o SAE e o API indicado pelo fabricante. Mas no caso do API pode colocar um de especificação maior que não tem problema, mas como disse a Honda já pede o maior.
Existe algum problema em usar outro óleo mineral/Sintético, que não seja o da Honda (Texaco) ?
R: Teoricamente, você seguindo a especificação SAE 10W-30 API-SL, não tem problema algum. Só lembre de trocar o filtro do óleo e deixar drenar bem o óleo velho do motor
Mas fora dos padrões SAE e API especificados, tem que se analisar muito bem, Pois sendo uma especificação superior, você pode até ter um ganho em performance, mas nada que represente uma vantagem significativa.
Temos que pensar que os técnicos da Honda fizeram testes exaustivos com esse óleo da Texaco, na Europa, no Japão, nos Estados Unidos e no Brasil, ou seja, foi o que melhor atendeu, as condições de :
- relevo
- condições de trânsito
- condições climática
- perfil de consumidores
Lembrando o fabricante do óleo da Honda é a Texaco (Chevron) .
Dica Fit Fans
Com esse assunto, mais o Uso em condições severas e o Mito do Flush Engine, sabemos que o óleo do motor não é um item qualquer.
Fica a recomendação, fazendo a sua parte com o uso correto do tipo de óleo e dos periodos de troca do óleo. Com isso você manterá a eficiência do seu i-DSI, VTEC,ou i-VTEC, por um longo tempo, sem dor de cabeça.
Inte +,
.........................................................................."....o carro ser lento ou rápido ... depende de quem o conduz" - Bunta Fujiwara
.........................................."....não importa o que está debaixo do capô, importa quem está atrás do volante" - Dominic Toretto

.........................................."....não importa o que está debaixo do capô, importa quem está atrás do volante" - Dominic Toretto