• Cuidados com o óleo do motor - Honda (todos os anos)

Dúvidas e Dicas sobre manutenção dos Fits
#65 por PrimodoDK
Dom Fev 07, 2010 6:37 am
Vamos falar num assunto que poucos dão atenção , mas é o calcanhar de aquiles de uma boa conservação do motor do seu Honda Fit/New Fit.

Falamos do óleo do motor, cuja a especificação para os motores Honda é o "SAE 10W-30 API-SL"

Onde encontrar esse óleo?
A polêmica começa ao procurar essa especificação. O óleo é só encontrado nos concessionárias da Honda, apesar do preço não ser abusivo,isso incomoda alguns clientes, pois a maioria dos usuários trocam o óleo nos postos de combustível ou nos postos especializados de troca de óleo e essas especificação do óleo, não é encontrada em lugar algum, só na Honda mesmo.

O que significa a especificação "SAE 10W-30 API-SL" ?
Vamos a sopinha de letras e números

Viscosidade
SAE ("Society of Automitive Engineers" - Sociedado dos Engenheiros de Mecânica Automobilistica) - orgão que definiu os padrões de multiviscosidade do óleo em testes padrões

Os números
10W/30 - Significam que no padrão do SAE em testes submetidos à 100°C, a viscosidade do óleo é a seguinte :
- 10W (W= "Winter" inverno). Ou seja, para baixa temperatura 10 é a viscosidade do óleo segundo o padrão SAE nas temperaturas baixas.
- 30 - É a viscosidade no padrão SAE para altas temperaturas.

O SAE é a especificação de lubrificação para temperatura baixa e temperatrura alta,ou melhor é o indice de viscosidade para cada faixa de temperatura. Se a Honda especifica o SAE 10W30, você tem que segui-la,pois foi o testado para o motor da Honda. A Mugen, subsidiária esportiva da Honda tem um óleo de alta performance, com SAE 0W20, mas acho que você deve pensar em usar esse óleo, se mudar o escape, o filtro de Ar, tudo para Mugen, Sem contar que esse óleo só vende no Japão.

Tipos de motor
API (“American Petroleum Institute" - Instituto Americano de Petroleo) - orgão que definiu um complemento a viscosidade segundo os padrões exigidos pelos fabricantes que utilizavam óleo como lubrificante.

O API é uma especificação para tipo de motor e quanto maior a letra depois do S em ordem alfabética, além do especificado pelo fabricante, melhor exemplo, se um motor pede API S"J" e você colocar S"K" ou S"L", melhor para o motor, pois é um óleo que atende as especificações dos motores modernos, mais atuais, que exigem mais lubrificação e suporte a altas temperaturas.

API-SL - as letras SL, definem que a especificação atende a motores fabricados à partir de 2001.

Quanto maior for a letra no alfabeto depois do S"?" ( exemplo "k", é melhor do que o "j") exigido pelo fabricante do seu motor , melhor para vc, desde que siga o padrão "SAE" de viscosidade.
O maior padrão API do mercado é o SL atualmente.

Como informado pelo nosso amigo TraceJay SM é a especificação API, mais recente, desde 2006.

Portanto não adianta colocar a viscosidade certa , mas sem o API correto. O que não é bom , em se tratando de trocas de 10 mil km, Você acertava na viscosidade, mas se trocava de 10mil em 10 mil ou de 12 em 12 meses, podia estar com o óleo vencido a muito tempo, sem conseguir manter a viscosidade em dia.

O certo mesmo é utilizar o SAE e o API indicado pelo fabricante. Mas no caso do API pode colocar um de especificação maior que não tem problema, mas como disse a Honda já pede o maior.

Existe algum problema em usar outro óleo mineral/Sintético, que não seja o da Honda (Texaco) ?
R: Teoricamente, você seguindo a especificação SAE 10W-30 API-SL, não tem problema algum. Só lembre de trocar o filtro do óleo e deixar drenar bem o óleo velho do motor

Mas fora dos padrões SAE e API especificados, tem que se analisar muito bem, Pois sendo uma especificação superior, você pode até ter um ganho em performance, mas nada que represente uma vantagem significativa.

Temos que pensar que os técnicos da Honda fizeram testes exaustivos com esse óleo da Texaco, na Europa, no Japão, nos Estados Unidos e no Brasil, ou seja, foi o que melhor atendeu, as condições de :
  • relevo
  • condições de trânsito
  • condições climática
  • perfil de consumidores

Lembrando o fabricante do óleo da Honda é a Texaco (Chevron) .

Dica Fit Fans
Com esse assunto, mais o Uso em condições severas e o Mito do Flush Engine, sabemos que o óleo do motor não é um item qualquer.
Fica a recomendação, fazendo a sua parte com o uso correto do tipo de óleo e dos periodos de troca do óleo. Com isso você manterá a eficiência do seu i-DSI, VTEC,ou i-VTEC, por um longo tempo, sem dor de cabeça.
#2656 por dimiro
Sex Jun 04, 2010 11:37 am
O que acham deste oleo??

LUBRAX VALORA - Óleo lubrificante multiviscoso de última geração, formulado a partir de óleos básicos minerais obtidos de processos severos de refino, para os modernos motores a gasolina, a álcool e os convertidos para GNV, que exijam lubrificantes com níveis de desempenho API SL, ILSAC GF-3 e ACEA A1/B1-04/B1-98/B3-98.

Classificação : API SL, ILSAC GF-3 e ACEA A1/B1-04/B1-98/B3-98

Grau SAE 5W-30
#2667 por Hiro
Sáb Jun 05, 2010 1:31 am
dimiro escreveu:
LUBRAX VALORA - Óleo lubrificante multiviscoso de última geração, formulado a partir de óleos básicos minerais obtidos de processos severos de refino, para os modernos motores a gasolina, a álcool e os convertidos para GNV, que exijam lubrificantes com níveis de desempenho API SL, ILSAC GF-3 e ACEA A1/B1-04/B1-98/B3-98.

Classificação : API SL, ILSAC GF-3 e ACEA A1/B1-04/B1-98/B3-98, Grau SAE 5W-30

O que acham deste oleo??

Oi Dimiro,

Esse assunto é bem polêmico . Se você fosse seguir as especificações da Honda Divulgada nas concessionárias do Brasil, o óleo correto seria o 10W30 SL

Mas dando uma pocurada nos manuais, achei essa figura. que mostra os tipos de óleo que podem ser usados no Honda Fit. Visto que o carro é mundial, as condições são estudadas para correta epecificação. No caso as especificação mencionada de 5W30, são relacionadas nessa gravura.

Imagem
Editado pela última vez por Hiro em Sáb Jun 05, 2010 10:33 pm, em um total de 1 vez.
#2671 por dimiro
Sáb Jun 05, 2010 10:10 pm
Hiro e suas explicações primorosas! heheheh

Mas então achei aqui pertinho de casa numa casa de oleo o ELF API SL 10W30 por R$ 23,50 o litro, acho que está num bom preço e é um ótimo oleo né??
#2673 por Hiro
Sáb Jun 05, 2010 10:36 pm
Dimiro,
Muito Obrigado. :yes: ;) , mas as vezes eu me empolgo e confesso que exagero. hehehe.

:offtopic2: Não é o seu caso, mas eu já percebi que isso às vezes incomoda algumas pessoas, mas eu não faço por mal, a vontade é de ajudar e detalhar, pois sei que quanto mais informação, principalmente se for gráfica (foto, video, ou figura) facilita. Tenho impressão que às vezes, por um esmero entusiasmado da minha parte, algumas pessoas confundam com querer aparecer, mas eu estou longe disso, afinal esse foi um dos motivos de hoje eu participar do Fit Fans e ter saido do outro fórum. Se eu quisesse mesmo aparecer, teria mantido meu nome por lá e migrado para cá, com isso eu ficaria mais conhecido, mas esse nunca foi e nunca será meu objetivo. ;) :offtopic2:

Sem contar que cada dia mais aprendo um pouco, mais do Fit, pois vocês me ensinam muita coisa e também pesquiso sobre Fit, só isso. :D

Mas vamos ao óleo, antes que algum moderador me de um gancho por falar muito off

Esse óleo da ELF pode ser uma opção ao óleo da Honda. Valeu a dica. Poderia informar o local onde encontrou esse óleo.

O ELF são os óleos utilizados pela Renault, Citroën e Pegeout, não ? ;)
#2676 por OrlandoOrtiz
Dom Jun 06, 2010 9:53 am
Na GAETA REI DO OLEO (fica na Marginal Tietê) eu encontrei o Valvoline Durablend 10W-30 API-SM (melhor que SJ e SL) e o preço era bem baixo. Não me recordo o valor, mas estou pensando em trocar o óleo lá na próxima vez.
#2772 por TranceJay
Qui Jun 17, 2010 2:27 pm
dimiro escreveu:Hiro e suas explicações primorosas! heheheh

Mas então achei aqui pertinho de casa numa casa de oleo o ELF API SL 10W30 por R$ 23,50 o litro, acho que está num bom preço e é um ótimo oleo né??

Esse ELF é SJ e não SL

10W30 semi-sintético SL/SM só Castrol e Valvoline.

Falando nisso você pode até atualizar no primeiro post Hiro. SM é a última classificação, de 2006
#2773 por PrimodoDK
Sex Jun 18, 2010 8:18 am
TranceJay escreveu:10W30 semi-sintético SL/SM só Castrol e Valvoline.
Falando nisso você pode até atualizar no primeiro post Hiro. SM é a última classificação, de 2006

;) Valeu, pela informação . Alterado ;)
#2837 por MAXAIR
Qui Jun 24, 2010 11:14 pm
Sou meio do contra acho que 10k para trocar o oleo do NF muito então troco a cada 5k mesmo e esta semana realizei a troca na Hville.
O duro foi a facada: 164,00 só o óleo+"mão de obra".

O litro do óleo original sai 17,50 o duro é arrumar alguém que troca legal e não cobra caro.

FLW!
#3544 por Hiro
Qua Ago 18, 2010 12:05 am
MAXAIR escreveu:O duro foi a facada: 164,00 só o óleo+"mão de obra".
O litro do óleo original sai 17,50 o duro é arrumar alguém que troca legal e não cobra caro.

andreara escreveu:Se é que eu fiz a conta certa, então é mais caro a mão-de-obra (94 reais) do que 4 litros do lubrificante!!

Mesmo os postos de serviço - que não cobram mão-de-obra mas imbutem o preço no produto - teriam que cobrar 41 reais pelo litro para chegar no preço da concessionária!! Hoje eu vi esse óleo a 19 reais numa auto-peças.
Muito abuso

Andreara,
Foi MercadoCar, a loja de auto peças em que viu o óleo ? Na Marques, Barra Funda ?

Então, geralmente eu tenho ganho um vale troca de óleo da concessionária, ou perto do meu aniversário , ou perto da revisão desde a época do GD.

Max,
Mas essa mão de obra só para trocar o óleo está fora dos padrões normais. Tem certeza que foi só troca de óleo. Saiu quase o preço de uma revisão.

DIY de troca de óleo ? :D
Se você guardar a rampa, a gente pode investir nisso :ohmg: ?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 23

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!