• Época de enchente, Alguns cuidados

Alguns tópicos com posts com dicas muito boas e úteis para os outros amigos procurarem com facilidade.

O tema central ficará aqui e os comentários permanecerão onde foram postados originalmente.
#16 por Sanhiro
Ter Jan 26, 2010 10:40 pm
Pessoal,

Olá! Essa dica sobre calço Hidraulico, vale para três situações.
a) Época da chuva para muitos de nós, com isso as condições se tornam propícias para ocorrer os famosos alagamentos.
b) Combustível adulterado.
c) Óleo do motor vencido (lembram das Condições de uso Severo)


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O que é o Calço Hidráulico ?

O Calço Hidráulico ocorre quando um líquido (água ou combustivel inadequado ou acumulo de óleo) preenche as câmaras de combustão formando uma massa que não pode ser comprimida, impedindo o pistão de exercer sua função

Durante o funcionamento normal de um motor, o pistão deverá comprimir uma mistura de ar e combustível no segundo tempo (compressão). Na realidade, o combustível é pulverizado numa massa de ar que tem um volume 15 vezes maior (motor a gasolina) do que o combustível. Isso garante uma mistura praticamente gasosa que é perfeitamente compressível.


Qual a consequência do Calço Hidráulico ?
Ao se acionar a partida os pistões sobem e encontram uma grande resistência. O motor é submetido a um tranco que pode avariar componentes como pistões, bronzinas, bielas ou até mesmo o virabrequim. Uma biela quebrada pode resultar numa trinca no bloco do motor. Outro componentes como cabeçote também pode ser avariado, no pior do casos o motor trava e pode até explodir dependendo do momento em que o calço hidraulico se formar. Pois a Caixa do motor pode não aguentar a força que esta sendo imprimida nessa compressão errada.

Existem alguns casos relatados no Orkut, sobre calço hidraulico.

Como disse o cara da comunidade do C3 até o motor da Honda Explode hehehe,

Nem um tanque aguentaria, é simples seja motor francês, alemão, italiano, americano ou japonês. Eles não foram feitos para aguentar calço hidráulico.

Sobre o desfecho desse caso no Orkut, o rapaz que criou esse tópico , disse que o carro era do pai dele e tinha enfrentado enchente com o carro.

Exemplo do efeito com água
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Como evitar ?
Bom ao se saber as causas do calço hidráulico, é fácil tentar evitar, eu disse tentar. Por mais durável e bem construído seja o motor do seu carro, ele não aguenta o calço hidraulico, podendo acarretar grandes prejuizos

Os motivos principais do calço hidráulico são :

a) Água
Seu Fit pode ser muito resistente, mas ele não foi feito para fazer uma aventura 4x4, compre um Jipão ou uma Pickup apropriada para isso, pois além de altos, os carros em alguns casos tem vedação no motor e escapamento elevado, além de snorkel.

Portanto na dúvida se alagou fuja do local com o carro, se não deu, desligue o carro e saia para um lugar seguro. Quando a água baixar, não ligue o carro de maneira nenhuma, chame um guincho e leve para a oficina.
Para saber se dá para passar ou não com o carro no alagamento é simples, a altura máxima que o Fit vai conseguir passar sem maiores problemas e menos da metade da roda. Se passar disso saia fora.

b) Combustível Adulterado
Aqui é o famoso combustível batizado, pode com o tempo formar o calço hidráulico, demora mais do que a enchente, mas ele vai minando a resistência do pistão até ele formar o calço por completo e adeus motor.

O combustivel adulterado é o que mais tem provocado o travamento de motores e o calço hidráulico nesses casos nem é comentado, mas o que travou o motor foi o calço hidraulico provocado por combustível. O pessoal já menciona direto combustivel batizado com travamento do motor.

Para evitar, abasteça em um posto de confiança.
Se você mora em São Paulo, a Thompson Car, Instituto Falcon Bauer e a Rádio Bandeirantes fazem junto com o SincoPetro, 1 vez por semana o teste de combustível que esta no seu carro e a inspeção veicular extra oficial. Para saber a localidade, pois é móvel, ouça a Bandeirantes AM 840 KHz ou FM 90,1, se não me engano é toda terça feira no periodo das 09:00 hs às 14:00 hs. É gratuito.

c) Acúmulo de Óleo
Fazendo um paralelo, esse item é como se fosse um colesterol, provocado por aquela picanha com gordura. :lol:
É mais díficil acontecer, mas aquela econômia ou preguiça de trocar o óleo no tempo certo, ou na Km certa pode provocar isso. A econômia vem também do uso de óleo diferente do especificado, ou seja se você faz isso constantemente porque o frentista disse que é melhor, ou se você caiu na conversa do seu mecâncio que fazia mais barato que a concessionária, milagre não existe, os motores trabalham com o SAE e o API do óleo correto, que são testados pelo fabricante.

Se o fabricante estudou o melhor SAE e API para seu motor, me desculpe não é o mecânico ou o frentista que vai saber mais do que o técnico que testou tudo isso em dinamometro, na rua, gastando horas a fios para determinar a melhor relação.

Se você encontrar o óleo com a mesma especificação a troca pode ser feita em qualquer posto de troca ou por seu mecânico. Para os que não querem utilizar a concessionária, podem comprar o óleo online

Se o óleo não lubrificar com a viscosidade correta na temperatura do padrão SAE, ou se ele já tiver passado do tempo (fim da sua vida útil) ou mesmo perdendo suas caracteristicas químicas pela km que esta no cárter, o que acontece é que ele não vai escorrer de acordo com o planejado pois esta mais grosso e aí ele fica acumulando e queimando lá na câmara de combustão, até formar uma borra depois uma graxa e aí já viu. Ataque cardíaco na criança, ou melhor calço hidraúlico.

Fonte Consultada :
DZAÍ - Programa Vrum - TV Alterosa
#2014 por Hiro
Seg Abr 19, 2010 7:56 am
Esse video do YouTube do site http://www.carroautomatico.com/, mostra alguns cuidados com o seu AT na hora de enfrentar um alagamento.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=e_k4QTXzhq4[/youtube]

Fonte Consultada:
YouTube - Canal de CarroAutomatico
#2031 por Milton
Qua Abr 21, 2010 12:30 pm
Pergunta...
se a gente ver uma poça de agua que dá pra passar é recomendado passar rápido ou devagar?
Lembro um dia que tava eu trafegando uma rua de São Caetano com um amigo, e na frente uma poça enorme, tava conversando com o amigo e não dei muita atenção a poça, não desviei e do nada me aparece um cara de bicicleta, só deu pra ouvir o cara gritando "Filho da" antes que o Tsunami cobrisse o coitado....... ahhh e a frase que ele disse não foi completada pra não cair na falta de educação, mas sim pq o cara não conseguiu terminar mesmo. Foi um verdadeiro mini tsunami. :whistle: :whistle: :crazy: :crazy:
#2033 por Hiro
Qua Abr 21, 2010 5:40 pm
Milton escreveu:Pergunta...
se a gente ver uma poça de agua que dá pra passar é recomendado passar rápido ou devagar?


Pergunta legal. Apesar de aqui em Sampa ter passado a época de cheias, vai saber né . E essa dica vale para outras regiões do país onde São Pedro esta mandando água.

Então, o alagamento deve ser muito bem analisado, pois como no video anteiro de carros com câmbio AT, não é muito díficil estragar o câmbio em alagamentos. Alguns carros tem mais facilidade de ficar parado no alagamento, pois tudo isso depende de onde fica a admissão do ar do motor.
#96945 por Hiro
Ter Set 02, 2014 9:29 pm
Cuidado Pessoal,

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Com seu CVT ou AT, eu não atrevesaria, veja o porque : viewtopic.php?p=2014#p2014


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