• Fit Personal - Som ( Kit Multimídia x Alternativas)

Tudo sobre a sonorização dos Fits, aparelhos, reviews, dicas, projetos, etc.
#191258 por renatogomes
Ter Mar 06, 2018 7:52 pm
Boa tarde,

Estou pegando um Fit Personal sem o tal “kit”.
Achei o rádio original que vem no kit no Mercado Livre e comprei.
Minha dúvida é se vai funcionar no Fit Personal.
Alguém tentou colocar o rádio original? Sabe se o fit personal sem o kit vem como o cabo pra ligar no som?
Obrigado.
#191264 por renatogomes
Ter Mar 06, 2018 10:16 pm
Hiro sim o rádio é igual do meu antigo fit 2015 exl.
Fui na css hoje e a vendedora de acessórios me disse que o fit personal “sem kit” não vem com o chicote e que a Honda não vende o chicote separado.
Você pegou o Personal?
#191267 por Hiro
Ter Mar 06, 2018 11:51 pm
Oi renatogomes,
Entendi a colocação da vendedora.
Você tem razão em perguntar se eu tenho um Fit Personal. Afinal de contas, como eu poderia ajudar sem ter visto isso.

Informação passada na Concessionária :
Mas vamos analisar a informação da vendedora da Honda LagoSan eu acredito que seja essa concessionária.
Vendedora de Acessórios da Lagosan escreveu:Existe Fit Personal, que se você não pede o "Kit", não vem com preparação de som de fábrica !

Putz ? Bom sem duvidar da vendedora, na página da Honda (https://www.honda.com.br/automoveis/fit), alguns indícios levam a questionar a resposta que ela lhe deu e talvez confirmar a informação que te passei.
Ná página da Honda, escolha a opção Personal e depois vá em especificação Interior.
O Fit Personal pela página na internet da Honda, vem de fábrica com preparação de som, portanto ele tem além dos 4 auto alantes que estão ligados num chicote que chega lá no painel do som e termina naquele conector que te mostrei , onde além dos sinais do alto falante, ele possui também a parte de alimentação elétrica. :D

Imagem

Onde está o Chicote do Som ?

Em todo caso, Atras do painel falso do som, como mostrado na figura abaixo , se você abrir , deve encontrar o chicote do som.

Imagem

Sobre o Som do EXL
Bom esse com não é tão fácil instalar. ele possui outros sinais , inclusive de Rede CAN. Existe um tópico apropriado para essa discussão.

No caso o chicote que eu te falei que o Fit Personal acredito que deva possuir, só traz os sinais de alto falante e alimentação elétrica.

Para o som do EXL, ainda há o sinal da câmera de Ré, os sinais de CAN que soncornizam o som com o painel do carro. o USB, entre outros sinais.

Tópico do Som do Fit 2015 em diante , poderá ajudar você a entender melhor esse som do Fit 2015,
viewtopic.php?p=94078#p94078

Respondendo a sua pergunta
renatogomes escreveu:Você pegou o Personal?

Não, peguei o Fit Personal.

Você tem razão em questionar isso para ter certeza da informação.
A Vendedora representa a Honda deveria ter mais propriedade para responder suas dúvidas.
Eu sou um simples entusiasta. minha suposição, tem grandes chances de não estar correta , pois eu não vi de fato um Fit Personal , para lhe afirmar a informação.

O Fit e eu nos conhecemos desde outubro de 2005. :D Já estou no meu 3º Honda desde então. Antes de abrir esse Clube junto com meus dois outros sócios, compramos muito material , manuaise buscamos informações estudamos. e aí sim, abrimos o Fit Fans Club.

Me apresento
Prazer meu nome é Sandro e sou um dos sócios fundadores do Fit Fans Club.
- Faço videos de DIYs (faça Você Mesmo)para o Canal no YouTube,
- Dou minhas cabeçadas e tenho um conhecimento básico de sistemas elétricos de carro e curto mecânica
- Conheço um pouco de som automotivo e curto limpar o carro, diria um pseudo detail.

Em resumo, sou um entusiasta , ou nos dias de Hoje o pessoal poderia rotular como NERD em Automóveis , mais focado em Honda :D

Dê um crédito e verifique as informações não custa nada e nem vai prejudicar o carro, as vezes as pessoas na concessionária podem cometer equívocos ;)

E não deixe de dar um feedback. Boa sorte. ;)
#191328 por caymanz
Ter Mar 13, 2018 10:30 pm
Boa noite. Sou Felipe, e também estou com um problema no Fit 2018 personal. Comprei um rádio seminovo do Fit EX (2015-2017) / EXL (2015/2016), para instalar no meu Fit 2018, mas ao desmontar o painel tive a surpresa de que aparentemente a Honda mudou os chicotes de alimentação e câmera de ré da linha 2018.

Fiz uma breve pesquisa no mercado livre, e ao que parece são os mesmos conectores que estão vindo no Civic G10. (irei deixar o link do anuncio que achei: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805581103-adaptador-chicote-som-e-camera-re-honda-civic-17-fit-18-acim-_JM).

Quando comprei o rádio pensei que não fossem haver problemas, já que o Fit personal 2018 já vem com o controle de som no volante, microfone, câmera de ré e o painel "blue meter" com cambus (mesmos itens do EX)

OBS: entramos em contato no SAC da Honda para que talvez eles nos passem alguma solução para esta adaptação.

Obrigado.
#191331 por PrimodoDK
Qua Mar 14, 2018 7:26 am
Olá caymans
Seja bem vindo ao Fit Fans.

A Honda tem dessas de mudar o conector do chicotes de som mesmo em facelift, justamente para unificar a linha uma vez que os players , rádios são unificados para toda linha como no caso o Civic X, às vezes promove a mudança por compartilhar o mesmo player/rádio. O que parece ser o caso.

Imagem

Bom esse rádio que você comprou acima e com conector de 24 pinos para alimentação e falantes (a esquerda da foto), porém o encaixe é desse conector abaixo (lado do plug que vem do carro)

Imagem

O que você pode fazer é comprar um chicote conversor do som antigo de um lado com o macho que todo mundo usa e e fácil achar para vender, que encaixaria no seu com player e do outro também um fêmea que acoplaria no chicote novo que acoplaria no chicote original do Fit Personal.

O pinout do antigo já está vastamente difundido nesse tópico, acredito que do novo você não terá dificuldades pois de repente o pinout e igual ao antigo, mas vale se certificar disso

Já o outro conector (na foto abaixo lado direito) que recebe sinais de câmera de ré entre outros recursos é mais complexo, pois não sei se será muito fácil achar a ponta para conversão

Imagem
#191339 por Hiro
Qua Mar 14, 2018 6:32 pm
Oi caymans,

Talvez ajude no pinout, como base usando o HU de 5" do Fit 2018 (GK5) LX Americano e do Hu do Civic 2018 (FC2) EX Americano, temos que :

Audio Unit Connector A (24P) (Female) | Dashboard Wire Harness |

Imagem

Audio Unit Connector B (32P) - SH camera

Imagem
#191341 por caymanz
Qua Mar 14, 2018 9:11 pm
Obrigado Hiro, toda informação é bem vinda.

Mas me tirem uma dúvida fazendo favor:
Caso eu faça uma ligação equivocada na hora de montar esse chicote de 32 pinos que passa informações da camera de ré, rede cam, etc, pode causar algum problema como queimar algum módulo ?
#191343 por Hiro
Qua Mar 14, 2018 9:44 pm
Não há de quer caymanz

caymanz escreveu:....
Caso eu faça uma ligação equivocada na hora de montar esse chicote de 32 pinos que passa informações da camera de ré, rede cam, etc, pode causar algum problema como queimar algum módulo ?

Dependendo do que for o sinal e como ligar pode sim ocasionar a queima ou pelo menos travar o módulo. Nesse caso só um Scanner bom, mas com certeza um HDS , Scanner da Honda conseguiria destravar.

O certo mesmo é você dar um tempinho que logo vem um chicote conversor pronto . Você não foi o único que comprou o Personal sem som comprando um HU do Fit dessa mesma geração, porém o Honda resolveu mudar o conector justo agora no final dessa geração.
#191352 por Hiro
Qui Mar 15, 2018 2:26 pm
A parte do conector de áudio e alimentação é tranquilo a Honda em 90% usa o mesmo pinout desde 2009 e qualquer coisa é testar com multímetro a alimentação que é o mais perigoso.

O grande problema são os sinais de rede CAN.

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!