• O que é uso em condições severas de um automóvel ?

Já que o pessoal está se divertindo como tópico, porque não criar um fórum.
Assim o conhecimento fica mais difundido para todos

O que é ? Como Funciona ?
#17 por Sanhiro
Ter Jan 26, 2010 10:49 pm
Essa pergunta é fácil de responder ?
Pode ser, mas é muito polêmica. De qualquer modo esse post é mais um lembrete para quem conhece e uma definição para quem esta em dúvida ou não sabe o que é uso severo de um automóvel.

O que é uso em condições severas de um automóvel ?
Bom a palavra severo, como definido pelo dicionário, é um uso em condições extremas, uso em condições rigorosas.
Essa definição, leva a um raciocínio elementar no dia a dia, mas que as vezes pode não ser o que o fabricante gostaria de transmitir.

O uso da expressão "severo", pode levar aos proprietários de automóvel ao seguinte raciocínio
"Uso em condições severa é quando vc dirige mais de 100Km por dia em uma estrada asfaltada pelo menos 5 vezes por semana "
Ao contrário desse raciocínio, para o óleo do motor e para o próprio motor do seu carro, essa condição de andar por grandes distâncias em rodovias, quase que diariamente seria uma condição ideal de trabalho, pois o carro mantém o regime praticamente constante de rotação, geralmente perto dos 3000 rpm, com ventilação natural,sem grandes variações de trabalho, ou seja vida mansa para o lubrificante, esse sim dura os 10 mil km ou até mais do que o especificado pelo fabricante.

Condições severas de uso de um automóvel são :
a) Uso freqüente do carro em trânsito com tráfego pesado, congestionado.
Resumindo, anda e para frequente, com carro mais tempo encaixotado por outros carros do que circulando a uma velocidade de cruzeiro
Consequência : com o anda e para a exigência do motor é maior e a temperatura do motor sempre é maior do que com o carro em movimento, lembrando que ambas trabalham na faixa projetada. Isso acelera a mudança das propriedades químicas do óleo, causando ineficiência dos agentes lubrificantes e dos agentes de limpeza do seu motor.


b) Uso frequente para aquela saidinha todo dia de carro num percurso de menos de 15 minutos.
Apelidado de perfil dona de casa, não fui eu que dei esse apelido :no: , aquele de sair para buscar o filho na escola ou aquele de comprar pão na padaria da esquina ou mesmo ir ao supermercado que fica uns 10 minutos da sua casa.
Consequência : Essa saidinha, não prejudicaria tanto o motor se não fosse o fato dele não conseguir entrar na faixa de temperatura de trabalho ideal, com isso o motor fica abaixo da faixa de temperatura de trabalho, o que para o óleo não seria problema algum.
RenatoSP escreveu:O que acontece de fato é que o combustível que não "queimou" se acumula na câmara de combustão dos motores. Esse acúmulo sim, gera uma carbonização/crosta na câmara e na cabeça do pistão afetando o desempenho do motor e em alguns casos mais extremos podendo chegar uma pré-detonação, que é reconhecido popularmente como "grilar" o motor. ........
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c) Uso frequente em entrada de terra
Com certeza, você não faz rali, mas não custa mencionar que o uso em estrada de terra ou similar, isso é andar em marchas baixas e com anda e para frequente.
Consequência : Esse perfil de utilização, tem o mesmo efeito do anda e para dos congestionamentos. A exigência do motor é maior e a temperatura do motor sempre é maior do que com o carro em movimento, lembrando que ambas trabalham na faixa projetada. Isso acelera a mudança das propriedades químicas do óleo, causando ineficiência dos agentes lubrificantes e dos agentes de limpeza do seu motor.


d) Uso frequente do carro à giros altos do motor
Você não é um piloto de corridas, por isso esse foi mais para constar como fato de uso severo.
Consequência: A exigência do motor é maior e a temperatura do motor trabalha no limite da faixa apesar do carro em movimento. Isso acelera a mudança das propriedades químicas do óleo, causando ineficiência dos agentes lubrificantes e dos agentes de limpeza do seu motor.


Em todas essas situações, provocam um efeito químico no óleo que acelera o seu desgate, diminuindo o prazo de validade.

Para que serve o óleo do motor de um automóvel ?
Em seu prazo de validade o óleo tem duas funções principais no carro:
a) Lubrificar
b) Limpar o motor
Por isso é importantíssimo a troca dentro dos prazos e sempre colocar a especificação correta do tipo de óleo, recomendado pelo Fabricante no Manual do carro

Dica Fit Fans :)
Por isso na próxima troca, veja se o seu perfil não é de uso severo, se for o caso antecipe as suas trocas, para evitar a chamada "borra" , o vilão :thumbsdown: de todo motor.

Outros assuntos já discutidos no Fit Fans, relacionados com esse tópico :
- Cuidados com o óleo do motor............................................................................viewtopic.php?p=65#p65
- Famoso elimina borra do motor "Flush" - Verdade ou Mentira...................................viewtopic.php?f=22&t=54&p=64#p64
- Congestionamento x Manutenção........................................................................viewtopic.php?f=22&t=690&p=3653#p3653
- Filtro do óleo...................................................................................................viewtopic.php?p=4387#p4387
#56118 por Vizibelli
Dom Jun 09, 2013 11:53 am
Hiro,

Fixei este tópico no alto da página, pois o considero MUITO importante. É um pecado ele cair lá para trás e as pessoas não o conhecerem.
Caso não seja do agrado de vocês que ele fique fixo, podem "desfixar". :)
#56122 por Sanhiro
Dom Jun 09, 2013 1:08 pm
Valeu Vizibelli,
Está ótimo. `e que o autor fazer isso fica meio estranho né. Se é útil , vamos colocar para osmais novos verem.
Esse termo "severo" realmente dá a entender outra coisa né. Mas é justamente o contrário.

Quem roda em condições pesada, mesmo com pouca km, está nesse grupo ;) Vale a pena ler o primeiro post, independente do autor anta que escreveu.
Eu pesquisei antes de escrever, principalmente depois daquela mancada da VW, nos motores 1.0 que estavam fumando com menos de 10 mil km
#56130 por Vizibelli
Dom Jun 09, 2013 7:17 pm
Pois é... E isso está descrito no manual do carro, mas como 90% das pessoas não leem manuais, acho bom este tópico ficar fixo.
#90656 por LioN
Qui Jul 10, 2014 12:40 pm
Aqui em SP todos os carros são usados em condição severa então :laugh: :laugh: :laugh:
#90685 por RenatoSP
Qui Jul 10, 2014 4:28 pm
Excelente tópico, mas vamos pontuar um dos itens, na verdade este aqui:
"-O vilão da estoria nesse caso é o combustível, ou seja principalmente nos carros Flex, o álcool que sobra da combustão não é evaporado corretamente e advinha para onde escorre esse excesso, para o cárter do óleo o que faz com que o álcool em contato com o óleo, vai transformando o que era lubrificante em ácido."
O que acontece de fato é que o combustível que não "queimou" se acumula na câmara de combustão dos motores. Esse acúmulo sim, gera uma carbonização/crosta na câmara e na cabeça do pistão afetando o desempenho do motor e em alguns casos mais extremos podendo chegar uma pré-detonação, que é reconhecido popularmente como "grilar" o motor. O combustivel, Sanhiro, não escorre até o carter e não se mistura com óleo. Se isso, de fato, fosse acontecer o motor poderia fundir pela falta de lubrificação adequada.
#90710 por Sanhiro
Qui Jul 10, 2014 9:26 pm
Isso que dá ser velho da época do motor 2 tempos. :lol: :slap:

4 anos depois sempre é o que eu digo sou um simples leigo que sempre aprende com os Mestres.
Sou um eterno aprendiz. Está a prova aí. ;)

Muito Obrigado , Devidamente corrigido ;)


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