• Especificação ILSAC P/ Óleo Lubrificante do Motor - Padrão Montadoras Asiáticas - Honda (Todos Anos)

Dúvidas e Dicas sobre manutenção dos Fits
#160903 por dtyonline
Ter Abr 11, 2017 12:02 am
Além do SAE e do API, observo se atende a ILSAC-GF5 ou superior quando existir.

Abraços,
#160905 por Hiro
Ter Abr 11, 2017 2:11 pm
Oi Pessoal,
Bom o mais importante, só como referência a Honda pede para seus motores, como referência o ILSAC GF-4, para o 0W20.

Essa classificação (ILSAC) que o dtyonline colocou é usado para carro de montadoras asiáticas.
A ILSAC é formada por representantes da Aliança dos Fabricantes de Automóveis (AAM) e a Associação Japonesa dos Fabricantes de Automóveis (JAMA).

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Sobre a classificação ela é dividida da seguinte forma :
ILSAC GF-1 -O padrão ILSAC GF-1 indica que o óleo atende aos requisitos de API SH e Energy Conserving II (EC-II). Foi criado em 1990 e atualizado em 1992 e se tornou o requisito mínimo para o petróleo usado em automóveis americanos e japoneses.

ILSAC GF-2 - Substituto GF-1 em 1996. O óleo deve atender os requisitos API SJ e EC-II. Os padrões GF-2 exigem que os óleos de motor 0W-30, 0W-40, 5W-20, 5W-30, 5W-40, 5W-50, 10W-30, 10W-40 e 10W-50 atendam a requisitos rigorosos de teor de fósforo,operação de baixa temperatura, depósitos de alta temperatura e controle de espuma.

ILSAC GF-3 - Um óleo nesse padrão deve atender tanto API SL e os requisitos da CE-II. O padrão GF-3 tem parâmetros mais rigorosos quanto aos efeitos a longo prazo do óleo sobre o sistema de emissão do veículo, economia de combustível melhorada e volatilidade melhorada,controle de depósito e desempenho da viscosidade. A norma também requer menos degradação aditiva e taxas de consumo de óleo reduzidas ao longo da vida útil do óleo.

ILSAC GF-4 - É semelhante à categoria de serviço API SM, mas requer uma seqüência adicional VIB Fuel Economy Test (ASTM D6837).

ILSAC GF-5- Introduzido em outubro de 2010 para 2011 e veículos mais antigos, projetado para fornecer melhor proteção de depósito em alta temperatura para pistões e turbocompressores,controle de borra mais rigoroso,economia de combustível melhorada,compatibilidade de sistema de controle de emissão melhorada,compatibilidade de vedação e proteção de motores operando em etanol- Combustíveis até E85. Ou seja, 85% Etanol.

ILSAC GF-6 - Esta especificação está atualmente em desenvolvimento e provavelmente será dividida em duas sub-especificações.

- O ILSAC GF-6A será totalmente compatível com ILSAC GF-5,mas oferecerá melhor economia de combustível,melhor proteção do motor e melhor desempenho, mantendo a durabilidade.
- O ILSAC GF-6B apresentaria desempenho semelhante ao ILSAC GF-5A,mas permitirá óleos de menor viscosidade como xW-16,aproveitando os benefícios de economia de combustível oferecidos pelo novo grau de viscosidade SAE 16.

Para obter mais informações, consulte http://www.gf-6.com

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Sites utilizados como fonte :
* http://www.oilspecifications.org/ilsac.php
* http://www.olhonooleo.com/single-post/2 ... 3%A9-ILSAC
* https://fuelsandlubes.com/
* https://www.hondarandd.jp/point.php?pid=491&lang=en
* https://www.honda.co.jp/
* JAMA
* AAM
#160923 por Hiro
Ter Abr 11, 2017 11:13 pm
:newhere: :thanks:


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