• Cuidado com Alagamentos e Enchentes

Dicas e lembretes para você que anda na cidade e na estrada com seu Fit
#141482 por Hiro
Ter Dez 22, 2015 6:53 pm
Oi Pessoal,

Vale uma dica nessa época de chuva aqui no Sul e Sudeste do Brasil.
Cuidados com alagamentos e enchentes .

Cuidados em especial para os Donos de Fit da primeira geração - Fit 2004 à 2008
A entrada de admissão do ar do motor é mais baixa. o Duto de Admissão fica em um ma posição mais baixa,
Portanto para não ter o famoso Calço Hidraulico, não confunda, o Fit com um Troller ou um Toyota Bandeirantes.

Câmbio Automático
Carros com Câmbio CVT , AT, devem ter o mesmo cuidado
E par passar no alagamento não esqueça, engate a 1 ou o S e passe devagar mantendo o giro,

Mais dicas sobre alagametos e enchentes aqui nesse links

Pontos de alagamento em Sâo Paulo - viewtopic.php?p=48400#p48400
Cuidados com Cambio e Motor na Enchente - viewtopic.php?p=16#p16
#141560 por BRA2006
Qua Dez 23, 2015 11:05 pm
Assisti esse video outro dia onde ele mostra que a tomada de ar o GD que fica na parte de baixo do parachoque, tem uma descontinuidade mais pra cima. Quer dizer, a agua que possa entrar em baixo não necessariamente é sugada pra dentro do motor, precisaria de bem mais que isso.

Claro que não tira o mérito da precaução, mas não parece que o GD é mais propenso a esse problema que os outros carros, como me pareceu em discussões passadas quando apontaram essa entrada de ar na parte baixa do parachoque.

https://www.youtube.com/watch?v=b9DlP7H ... eG3QqFnRCi
#141569 por PDesign
Qui Dez 24, 2015 1:52 am
No GD é baixo mesmo, o motor é aspirado, 'suga' ar pela tomada, esse ponto fica abaixo do centro da roda, com marola e movimentação da água
pode gerar uma pressão e não convêm arriscar, qualquer quantidade por menor que seja já vai fazer um estrago por que a água não comprime,
o reparo é sempre muito caro.
#141573 por Hiro
Qui Dez 24, 2015 5:47 am
É só não abusar. Não entendam como demérito e sim como uma característica da maioria dos carros de passeio hoje em dia.

O cuidado é para qualquer carro que não foi projetado e adaptado para enfrentar situações de alagamento.
Claro que se não tem jeito, fazer o que, Se chegar no limite de você ou o carro.
O carro se sacrifica até porque sem você não tem reparo do carro ou outro carro ;)
Mas sempre é bom evitar ;)

Só como lembrete. Essa é a principal diretriz desse fórum
As dicas e sugestões contidas nesse fórum, são sempre pessoais ( independente de quem seja o autor) e não tem nada a ver com a entidade Clube Fit Fans.
E o discernimento de seguir ou não as dicas, instruções ou mesmo indicações, fica por conta e responsabilidade de cada usuário que lê esses conteúdos

Mas isso não impede o debate saudável e amigável. que foi o caso acima. ;)
#141876 por BRA2006
Qui Dez 31, 2015 8:44 pm
PDesign escreveu:No GD é baixo mesmo, o motor é aspirado, 'suga' ar pela tomada, esse ponto fica abaixo do centro da roda.

Ouvi um comentário que a tomada de ar do FIT a partir de 2008 ficou mais alta, mas a pessoa não se lembrava onde viu essa informação. Alguém sabe dessa diferença? O meu é um 2007/2008.
#141877 por PDesign
Qui Dez 31, 2015 9:29 pm
Na verdade não, ficou mais alta só com a chegada do New Fit em 2009 quando foi colocada na parte superior, logo abaixo da Tampa do motor.
Para a primeira Geração, GD, mudou um pouco (abertura no pára-choques) após a remodelação nos Ano/Mod 2007 e 2008, como mas imagens.
Anexos
Fit GD Tomada de Ar.jpg
Fit GD Tomada de Ar.jpg (122.61 KiB) Exibido 1584 vezes
Fit GD 2008 1,5 002 Net.jpg
Fit GD 2008 1,5 002 Net.jpg (56.95 KiB) Exibido 1584 vezes
#141879 por BRA2006
Sex Jan 01, 2016 9:29 am
PDesign,

Legal vc ter enviado a foto, pelo jeito houve algum tipo de mudança sim. O video que eu tinha enviado, mostra uma tomada de ar diferente, como reproduzi na foto anexa. O que dá pra ver é que a entrada colada no parachoque é diferente, mas o importante é saber se a parte intermediária também é semelhante.

Fiz circulos mostrando a distancia da descontinuidade da passagem de ar. O que faz a tese do Rafael Correa fazer sentido. Talvez esse modelo que vc enviou não tenha essa descontinuidade.

Agora fiquei curioso.

Reproduzo de novo o vídeo, a partir do 1m04s, quando o Rafael fala da tomada de ar.

https://youtu.be/b9DlP7Hhh_I?t=1m4s
Anexos
Desmontagem-Farol-Honda-Fit-07---YouTube3.jpg
Tomada de ar do FIT
Desmontagem-Farol-Honda-Fit-07---YouTube3.jpg (183.31 KiB) Exibido 1575 vezes
#141894 por PDesign
Sex Jan 01, 2016 12:56 pm
BRA2006,
Olha, isso ainda não sei, esse carro foi desmontado, e mais de uma vez, na primeira imagem tem uma peça de transição que pode estar faltando ai.
Hoje não dá para conferir, minha irmã tem um EX 2008, o mesmo da foto, comprado zero e que nunca desmontou a frente,
vou procurar saber e informo com mais certeza.
Att,
#141912 por mac7fm
Sex Jan 01, 2016 9:15 pm
Existe alguma forma de contornar essa deficiencia do fit?
O meu eh o lxl 2008 cvt dizem ter um respiro no cvt tambem ne? Alguem tem uma foto desse posicionamento? Essa entrada de ar do motor baixa é um dos motivos que me incentivam a por um filtro esportivo...ou sei lá descontinuar ali por cima mesmo a entrada de ar...pra não sugar lá de baixo...teria que isolar a entrada pra não sugar o ar quente ali do berço do motor né. .. :hmmm:
#141913 por alteles
Sex Jan 01, 2016 10:07 pm
Vamos lá...
Tenho um GD 2008 LX e a tomada da caixa de ar termina exatamente naquele ponto indicado pela elipse #1 que o BRA2006 postou na foto anterior. Eu desmontei o para choque há pouco tempo, mas confesso que não lembro se existe aquela tomada de ar baixa e a descontinuidade que o BRA2006 mencionou. Não fotografei pq tava um calor desgraçado aquele dia!
Qdo eu desmontar o para choque novamente, baterei algumas fotos e registro aqui.
Abs!

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!