• Dúvidas : Para quem vai comprar o Fit 2004 à 2008

Informações, Dicas e Comparativos do Honda Fit (GD1, GD3 e GE5)
Modelos LX, LXL, EX e S
#185552 por carlos82
Qui Dez 07, 2017 10:51 am
Olá pessoal.
Espero que possam me ajudar pois tenho muitas dúvidas.
Tenho um Palio Economy 2011/2012, carro muito bom e confiável, quase não dá manutenção e quando dá é barata, além de ser econômico, pois faço em média 40km por dia para trabalhar, quase só em rodovia.
Mas antes tinha uma Ipanema 92 e sinto muita falta do espaço. Por isso andei pesquisando peruas pequenas até o valor de R$ 25.000,00. Queria uma Spacefox ou Palio Weekend 1.4, até Ecosport andei olhando, de 2004 a 2008 mas é difícil achar em bom estado e além disso são veículos que tem consumo mais alto.
Eis que me sugeriram o FIT, mas eu sempre achei feio e ouvia reclamações da manutenção cara, só que pesquisando acabei gostando, ainda mais da questão do consumo. O que vai ser ruim aqui para a região é a altura do solo que é muito baixa. Mesmo assim acho a melhor opção para o meu uso.
Iniciei as pesquisas e encontrei várias opções de veículos nessa faixa de preço, ano 2007 ou 2008, mas todos entre 85.000 e 130.000 km rodados.
Dizem que se a manutenção foi feita corretamente isso não é problema, mas dificilmente terei esses dados pois são veículos que já tiveram mais de 2 donos. Tem alguma dica sobre isso?
E sobre as versões?
- A que mais encontrei foi a LX 1.4. Achei estranha a configuração de 8 bobinas/velas, parece que não é qualquer mecânico que meche, além do mais, isso não encarece a manutenção?
- Também tem alguns EX 1.5. Nesse caso são 16v e dizem que motores 16v são problemáticos, além de consumir um pouco mais que o 1.4.
- Sobre o câmbio, achei nas 2 configurações manual e cvt. Eu tenho receio em pegar automático pela dificuldade e valor da manutenção. Não é bem maior que o manual?
Andei lendo bastante, mas ainda continuo na dúvida, pois não são carros seminovos, são bem usadinhos.
Teria que colocar na balança essa questão de motorização vs câmbio para fazer uma boa escolha em relação a custo/benefício de consumo e valor/facilidade de manutenção.
Agradeço a atenção e as dicas que puderem me dar.
#185553 por Hiro
Qui Dez 07, 2017 11:36 am
Olá carlos 82

Seja bem vindo ao Fit Fans.
talvez o que escreverei abaixo seja estranho para você , mas é melhor ser sincero do que não transparecer a realidade e você se frustrar na sua compra.

carlos82 escreveu:Dizem que se a manutenção foi feita corretamente isso não é problema, mas dificilmente terei esses dados pois são veículos que já tiveram mais de 2 donos. Tem alguma dica sobre isso?

Bom primeira dica é ver o Manual de Serviços , se tem os carimbos de revisão com a quilometragem e datas
Considere que são carros de 10 anos no mínimo, some isso ao desleixo de manutenção depois do período da garantia, que a maioria faz por não saber como proceder ou por questão de desleixo ou mesmo por razões financeiras.
[quote=”carlos82”]E sobre as versões?
- A que mais encontrei foi a LX 1.4. Achei estranha a configuração de 8 bobinas/velas, parece que não é qualquer mecânico que meche, além do mais, isso não encarece a manutenção? [/quote]
Sim encarece e em geral pessoal relega a troca das 08 velas, fazendo trocas parciais. As vezes até o mecânico preguiçoso só faz torca de 4 vleas e fala que trocou 8 velas e isso acaba afetando a bobina.
carlos82 escreveu:- Também tem alguns EX 1.5. Nesse caso são 16v e dizem que motores 16v são problemáticos, além de consumir um pouco mais que o 1.4.

Bom isso é muito relativo mas se você já tem preconceito de 16 válvulas eu pensaria bem. Honda com manutenção em dia não tem surpresas tanto faz o L13 ou L15 , VTEC ou i-DSI são motores que temgrande eficiência em sua proposta desde que fizesse o básico de manutenção.

carlos82 escreveu:- Sobre o câmbio, achei nas 2 configurações manual e cvt. Eu tenho receio em pegar automático pela dificuldade e valor da manutenção. Não é bem maior que o manual?

Sim o valor da manutenção é bem maior e na compra de um CVT dessa primeira geração eu olharia com muito cuidado as trocas de fluido do cambio , no mínimo duas trocas tinhas que estar contabilizadas.
A maior reclamação no nosso fórum com relação ao Fit de primeira geração é sobre o CVT. O sistema é bom, mas de novo a manutenção preventiva fica regada ou por orientação errada ou por questões econômicas

Em resumo, comprar um Fit de primeira geração, requer paciência e um apoio técnico na escolha , ou seja leve um bom mecânico para verificar as condições do carro. Que entenda de CVT se for sua escolha.

O Fit não é um carro caro de se manter, mas se mal cuidado a manutenção será bem cara, sim. Então pense nisso na hora de por no papel e comprar com outros modelos
E tenha ciência que um seminovo ou um usado não é e jamais será um carro zero, coisas para fazer sempre terá seja um Fiat, um GM, Um ford ou VW ou um Honda ou Toyota.

Boa sorte.
#185558 por gamsilva
Qui Dez 07, 2017 7:19 pm
Carlos, tive um 1.5. Carro muito bom, econômico e confiável. Como eu colocava peças cruciais da Honda, era caro mesmo mas fui pra Foz sem medo de ser feliz. Na estrada cheguei a fazer 19 km/l mas isso é o pé, combustível, trajeto, etc.
Baita carro, o 1.4 você passa dos 20 fácil na estrada.
#185559 por PDesign
Qui Dez 07, 2017 7:45 pm
carlos82,
Complementando a resposta anterior, segue abaixo de cada questão:

..."Dizem que se a manutenção foi feita corretamente isso não é problema, mas dificilmente terei esses dados pois são veículos que já tiveram mais de 2 donos. Tem alguma dica sobre isso?"...

Como citado anteriormente, tente verificar se tem o Histórico de Manutenções, seja por Manual com carimbos ou comprovantes pq km mais baixa não é sinal conclusivo de cuidado, pelo contrário, um mais rodado porém revisado em dia tem melhores condições, esse Motores realmente não trabalho nem requerem Ferramental exclusivo, é só fazer a Preventiva que não é para ter grandes surpresas (desagradáveis).

..."E sobre as versões?"...
Anos 2004: LX (c/ Calota) e LXL (Rodas de Liga+ AirBag Duplo + ABS), ambos 1,4 i-DSI, tanto MT como CVT;
2005 e 2006: LX e LXL 1,4 i-DSI, MT ou CVT e EX 1,5 16v VTEC, MT ou CVT;
2007: Introdução de mudanças nos Pára-choques e Grade, LX e LXL 1,4 MT e CVT (Não existe CVT Flex!) e EX 1,5 MT e CVT, ambas Monofuel;
2008: Mesmas de 2007 e lançamento da Versão Final e Limitada (1.000 unidds) "S" (Sport), MT e CVT, ambas Monofuel;

Quanto aos Motores:
1,4 Litro(1.339 cc) 8V i-DSI (Intelligent-Dual Sequential Ignition) 8 velas, 80 CVs= "Bolinha Vermelha", (L13) GD1;
1,5 Litro(1.496 cc) 16V VTEC (Variable Timing and Lift Electronic Control) 4 velas, 105 CVs= "Bolinha Azul", (L15) GD3;
1,4 Litro 8V i-DSI Flex 8 velas, 83 CVs Alc./80 CVs Gas., GE5;

..."- A que mais encontrei foi a LX 1.4. Achei estranha a configuração de 8 bobinas/velas, parece que não é qualquer mecânico que meche, além do mais, isso não encarece a manutenção?"...
O 1,4 (i-DSI) tem essa Tecnologia de 2 Velas por Cilindro (similar em outros Motores que se chama Twin Sparks) que aproveita melhor a queima, um dos motivos de maior economia. A Vela em si é a mais barata do mercado, mesmo em CSS, porém muitos mecânicos misturam as Versões 1,4 (com 8 Velas) e 1,5 (Com 4 Velas) e não trocam as traseiras, ou por puro desconhecimento, ou preguiça mesmo pq estas são mais difíceis o aceso...

..."- Também tem alguns EX 1.5. Nesse caso são 16v e dizem que motores 16v são problemáticos, além de consumir um pouco mais que o 1.4."...
A Tese do problemático 16v é igual para todos os Motores de todas as Marcas que usam essa mesma Tecnologia, eles aproveitam pela melhor Admissão etc porém esses Motores têm 'mais peças' para quebrar e manter... ou seja, depende do cuidado do dono(s) anterior;

..."- Sobre o câmbio, achei nas 2 configurações manual e cvt. Eu tenho receio em pegar automático pela dificuldade e valor da manutenção. Não é bem maior que o manual?"...
Como dito, o CVT depende do cuidado do dono... por previsão no Manual só consta Troca de Fluído, e este deve ser obrigatoriamente o Original Honda, SE foi feita no tempo correto e na especificação não é para dar problemas,
Fluido Transmissão Automática CVT - Honda CVT-F 80.000 km ou 48 meses, depois a cada 60.000km ou 36 meses (o que primeiro ocorrer) já o MT tem indicação Honda MTF 80.000 km ou 48 meses (o que primeiro ocorrer);

..."Andei lendo bastante, mas ainda continuo na dúvida, pois não são carros seminovos, são bem usadinhos.
Teria que colocar na balança essa questão de motorização vs câmbio para fazer uma boa escolha em relação a custo/benefício de consumo e valor/facilidade de manutenção."...
É, a média aceitável do mercado vai de 12 a 20 mil km/ano, então calculando X Anos vai sempre dar um km 'Alta' porém esses Motores são para bem mais que isso, mas, novamente, depende de cuidado, sem Manutenção não há Motor da NASA que aguente.
Procure, depende de paciência, esses carros foram Líderes de vendas por anos seguidos, t~em muitos por ai ainda, mas depende de avaliação para encontrar aquele certo que recebeu os devidos cuidados, como todo e qualquer carro usado requer.

Boa sorte na aquisição!
Editado pela última vez por PDesign em Qui Dez 07, 2017 10:58 pm, em um total de 1 vez.
#185565 por Hiro
Qui Dez 07, 2017 9:51 pm
carlos82 escreveu:Muito obrigado.

Não há de quer. A opinião dos colegas acima, vale ser considerada. Mas é sempre importante alertar sobre problemas com um Fit Usado, como você mesmo sabe, depois do 2 dono já pode não ser um carro tão bem cuidado. E hoje em dia pessoal confunde a robustez de um Toyota ou Honda com um tanque de guerra que não requer uma manutenção preventiva básica. Aí infelizmente é tentar separar o joio do trigo, como fazemos aqui nesse clube.

Felizmente boa parte do pessoal, como você que se mortou muito interessado e educado, ou seja, 98% das pessoas que entram aqui são pessoas de bem e de paz.
Mas como todo grupo sempre tem os 2% de Haters, Trolls, Fakes, Malas e por aí vai .....
#185575 por bmrmezenga
Qui Dez 07, 2017 11:49 pm
Quanto ao cvt, só não é uma boa se nao tiver noção de procedência e modo de uso do carro. Urbano travado e morro exige mais do câmbio, ideal seria achar um carro ate 120 mil que fosse predominantemente km de estrada. E claro. Com trocas do óleo cvt.
O meu é 1.5 e foi nessa base. Comprei com 124 mil se nao me engano. Já vira 156 quase e sem problema algum.

Consumo do 1.5.5 vai do pé e estilo de via. Mais plano e velocidade constante sem pisar muito (90 a 100), jaz fiz 17.6km/l.
Mas também ja deu 11.5 numa viagem ao RJ que enfiei o pé, paguei muito trânsito e subi a serra vazado no modo S a mais de 80.

Considere que num carro automático tem as trocas de oleo que sao mais caras,mas em compensação se anda muito mais sem dar manutenção (ter que abrir), enquanto um manual que tambem troca oleo mas se troca a eembreagem pelo menos 2x enquanto nao se faz nada no automatico. Entao ao meu ver é uma questão de concentração de gasto. Ruim se ele ocorrer enquanto o carro for seu.

Os 1.5 nao sao flex. Apenas gasolina.

Se achar um de procedencia caia dentro. É um sr carro.

Vai pra 3 anos no meu e a manutenção que fiz foi trocar o radiador E a ventoinha do ac. O resto é o qie se faz mesmo em qualquer um. Oleos. Filtros. Oleo de freio.

Suspensão toda original ainda, salvo amortecedores dianteiros.

Mas já vi relatos de quem ja pega e só tem dor de cabeça, com bobinas, bicos, e cvt. Essa semana tem um caso de um CVT platinado, dando quase 5mil rpm a 90. ENfim. Bem olhado se acha.

E nao se assuste com um barulho tec tec que costuma ter no motor, desde que perceptível so em locais mais silenciosos ou de capo aberto e perto do motor. Se tiver tec tec andando de janela aberta, saia correndo kkk.

Boa sorte na compra.
#185576 por PDesign
Sex Dez 08, 2017 12:03 am
bmrmezenga escreveu:..."Mas já vi relatos de quem ja pega e só tem dor de cabeça, com bobinas, bicos, e cvt. "...

Tem mesmo mais ai creio que cabe uma ressalva, a maioria foram carros fuçados buscando corrigir uma coisa e mexendo em tudo, coisas inclusive que nem têm previsão em Manual ou reparo Originais disponíveis na CSS.

O meu peguei com 75 mil km e com o Clássico ronco de Rolamento de Roda Traseira, agora com 217 está pedindo nova troca. Na Suspensão, refiz toda (com exceção das Molas) entre 100 e 120 mil km com Trocas de Amortecedores, Bieletas, Buchas da Barra e Bandejas Originais, que estão firmes até agora, onde concluo que ao menos nestes itens a Durabilidade depende muito do cuidado ao trafegar em ruas muito ruins, influencia muito mais que a Km envolvida.
Embreagem e Lona de Freio na Tras ainda Standart.
  • 1
  • 76
  • 77
  • 78
  • 79
  • 80

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!