• Pergunte/Comente Sobre o DIY -Como Instalar sensor de Temperatura Externa no Fit 2015 em diante [GK]

Comentários dos Posts de Faça Você Mesmo (D.I.Y.) Fit Fans
#193621 por labenedito
Sáb Fev 16, 2019 9:02 am
Fiquei muito interessado em instalar no meu carro mas infelizmente é bem difícil conseguir este kit (e também não é barato).
Andei estudando as informações disponíveis na internet sobre sensores de temperatura ambiente em carros e percebi que os mesmos são baseados em termistores (resistores que variam sua resistência conforme a temperatura) do tipo NTC. Me parece também que existe uma "uniformidade" entre as montadoras e a maioria destes sensores, inclusive os de temperatura do radiador, sensor IAT e sensores de temperatura do ar condicionado utilizam termistores NTC de 2KOhm/25°. Isso significa que a 25°C a resistência é de 2kOhm. Como trabalham em 12V a corrente é muito pequena, da ordem de poucos miliamperes. Então serviriam os NTCS pequenos. Poderiam ser os de corpo de vidro ou de disco de 3mm de diâmetro, por exemplo.
Talvez isso facilite imensamente nossas adaptações. Os NTCs deste valor são fáceis de adquirir e bem baratos.
Só teríamos o trabalho de passar um par de fios dos terminais 12 e 20 do conector do velocímetro até um local adequado fora do veículo, soldar o NTC e fixá-lo adequadamente.
Mas sugiro que se faça um teste antes: Alguém teria uma unidade de velocímetro "sobrando" para fazer os testes? Sugiro ligar um resistor comum de 2k ou 2,2k e ver qual leitura de temperatura aparece no painel. Se eu estiver correto a leitura deverá ser em torno de 25°C para o resistor de 2K e 27.5° para o de 2k2. Ou se quiser ter mais "segurança" pode-se ligar um potenciômetro linear de 10k e ir diminuindo a resistência até chegar à leitura de 25° no painel e depois medir a resistência do potenciômetro. Também deverá ser próximo de 2k.
#194570 por Rallye
Ter Jun 11, 2019 11:37 am
Bom dia Panda!
Primeiramente parabéns pelo tutorial, é um excelente upgrade no Hondinha!
Agora minha dúvida. Ao plugar os fios no painel, já sai tudo funcionando de boas? Não preciso habilitar nada via scanner?
Meu carro é um Fit EXL 2017, já vem com o painel azul de fábrica.
Muito obrigado, abraço.
#194573 por Panda
Ter Jun 11, 2019 12:47 pm
Rallye escreveu:Bom dia Panda!
Primeiramente parabéns pelo tutorial, é um excelente upgrade no Hondinha!
Agora minha dúvida. Ao plugar os fios no painel, já sai tudo funcionando de boas? Não preciso habilitar nada via scanner?
Meu carro é um Fit EXL 2017, já vem com o painel azul de fábrica.
Muito obrigado, abraço.

Opa, bom dia Rallye!!

Muito obrigado, mas não teria conseguido sem ajuda dos chefes daqui.
Só foi plugar e começou a funcionar, mas na hora q eu fui conectar os fios havia desligado o negativo da bateria, então aconselho a fazer o mesmo.
Então o seu já está mais facil, pq o meu velocimetro era o laranjão feioso kkkkkkk, q to até hj com ele em casa kkkk

abç

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!