• Pergunte/Comente Sobre o DIY Como Instalar o Painel Bluemeter do EXL No LX,DX 2015 [GK]

Comentários dos Posts de Faça Você Mesmo (D.I.Y.) Fit Fans
#194129 por Panda
Ter Abr 02, 2019 2:40 pm
JoseAmabile escreveu:Boa tarde. Acabei de me cadastrar e ainda vou buscar meu carro na quinta ou sexta, um fit LX.
Mas gostaria por favor de um tutorial melhor explicado, sobre onde exatamente encaixar os 2 fios do sensor de temperatura no conector cinza do painel. Ja encontrei o painel e o sensor de temperatura Falta somente saber a parte mais importante, onde ligar os 2 fios.

Olá José,

Vc terá q ligar no terminal numero 20 e 3.
Antes de ligar confirme as numerações corretamente para q não haja nenhum prejuízo elétrico e espero que vc tenha consciência de que fazendo isto você perderá a garantia do carro.

Imagem
#194132 por JoseAmabile
Qua Abr 03, 2019 11:14 am
Panda escreveu:
Olá José,

Antes de ligar confirme as numerações corretamente para q não haja nenhum prejuízo elétrico e espero que vc tenha consciência de que fazendo isto você perderá a garantia do carro.

Imagem

Obrigado pela dica. Me tira mais uma duvida, consegui um painel de carro 0km, com 300 metros rodados. Mesmo meu carro tambem sendo 0km, ate eu conseguir trocar o painel ja devo ter rodado uns 500 a 1000km. Esta diferenca de km durante revisoes normais na honda eles conseguem detectar? Digo se por acaso eles conectarem na central para algum diagnostico qualquer, se pode acusar esta diferenca.
#194133 por Hiro
Qua Abr 03, 2019 1:05 pm
Sim, podem achar essa diferença

O scanner :depende do modelo, pode pegar a informação da Central que terá registros reais de km percorrida total e parcial, velocidade máxima, temperaturas máximas registradas entre outras informações.

Em geral a própria concessionária, apesar de não ser comum fazer esse procedimento , só quando existe um defeito de painel, com substituição por um novo, através de um scanner da Honda chamado de HDS , pode fazer a transferência da Km real do seu painel atual para esse novo painel. Eu acredito que também seja possível fazer essa transferência da central ao painel, no entanto só conheço de painel para painel com o HDS.

Já ouvi falar que “aqueles meliantes” que adulteram a km fazem isso até na central de muitos modelos de carro justamente para bater os dois dados do painel e da Central.

Mas um detalhe importante já que seu Fit está na garantia, essa substituição de painel e colocação do sensor pode acarretar em perda da garantia, caso a concessionária ou a montadora perceber ou investigar essa modificação. Tendo essa ciência de risco a modificação mais certa a se fazer e ajustar o hodômetro novo com os valores do hodômetro do painel a ser substituído, para evitar problemas na revisão.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
#194134 por Panda
Qua Abr 03, 2019 1:22 pm
JoseAmabile escreveu:
Panda escreveu:
Olá José,

Imagem

Obrigado pela dica. Me tira mais uma duvida, consegui um painel de carro 0km, com 300 metros rodados. Mesmo meu carro tambem sendo 0km, ate eu conseguir trocar o painel ja devo ter rodado uns 500 a 1000km. Esta diferenca de km durante revisoes normais na honda eles conseguem detectar? Digo se por acaso eles conectarem na central para algum diagnostico qualquer, se pode acusar esta diferenca.

Claro q conseguem descobrir!!!

Por isso q vc tem q pensar bem antes de efetuar qualquer mudança drástica. Eu se fosse vc, esperaria o tempo de garantia para fazer tais mudanças, pq eu msm tive q acionar a garantia 3 vezes, mas não havia mexido em nada. Fica a dica!!

abs
#194419 por freitas230
Sex Mai 17, 2019 2:28 pm
pessoal tenho um honda fit 2015 lx manual com o painel laranja, gostaria de substituir instalar esse painel bluemeter gostaria da ajuda dos senhores para sana algumas duvidas;
1) o paniel bluemeter serve nesse modelo citado acima ?
2) só encontro do modelo automático com o indicador de machas no ML, caso instale ele vai funcionar as outras funções ?
3) precisa fazer alguma adaptação, tipo corta fios do plug do painel ?
#194421 por PrimodoDK
Sex Mai 17, 2019 5:09 pm
Salve freitas230,
Sejam bem vindo ao nosso clube " Fit Fans". A casa é sua.
Talvez essas informações abaixo ajudem nas suas dúvidas.

freitas230 escreveu:1) o paniel bluemeter serve nesse modelo citado acima ?

O painel serve no Fit 2015 LX. Porém,o Bluemeter só tem a versão com indicador do câmbio CVT, com esse display indicador de marcha no cluster onde está o tacômetro.

Imagem

freitas230 escreveu:2) só encontro do modelo automático com o indicador de machas no ML, caso instale ele vai funcionar as outras funções ?

Em tese funcionaria as outras funções do painel. O que ficaria talvez apagado, piscando ou acesso totalmente, seriam as luzes que indicam as marchas do câmbio CVT. Por exemplo, o seu painel laranja, ele tem um indicador no display onde tem o hodômetro, relógio e consumo instantâneo o indicador de marchas para quem tem a versão LX CVT ou EX CVT (2015)
E a Honda não fez nesse caso do painel laranja dois painéis diferentes ( um para MT outro para CVT) é só uma questão de sinal emitido pela central

Imagem

freitas230 escreveu:3) precisa fazer alguma adaptação, tipo corta fios do plug do painel ?

:no: Acredito que você não precisa fazer nenhuma alteração no chicote do carro ou no painel. Talvez o único porém seria a falta do sinal do CVT e o indicador de marchas que ficaria alí sem função, podendo acontecer as seguintes situações :
- ficar totalmente apagado
- piscar (indicando um erro, pois não teria nenhum sinal do CVT entrando)
- ficar totalmente aceso
Se o painel não reclamar do sinal e for parecido com o painel laranja, o painel pode ficar com o display de marchas apagado.

O única porém é com relação ao hodômetro total, que ficará com o registro do painel que você comprar. Para alterar a km total para km do seu Fit, você deve procurar o serviço de um empresa que trabalhe com painel. Ou tentar com a concessionária o serviço , pois o HDS (Scanner da Honda) transfere a km do seu painel para o painel novo.

Fica com curiosidade, o Fit RS japonês tem a versão de câmbio manual e possui um painel até mais evoluído do que o bluemeter , com tela de TFT

Segue foto do painel do Fit RS japonês

Imagem

Em detalhe o Cluster o painel e o câmbio Manual de 6 marchas.

Imagem

Imagem
#194427 por freitas230
Sáb Mai 18, 2019 8:52 am
PrimodoDK escreveu:Salve freitas230,
Sejam bem vindo ao nosso clube " Fit Fans". A casa é sua.
Talvez essas informações abaixo ajudem nas suas dúvidas.

freitas230 escreveu:1) o paniel bluemeter serve nesse modelo citado acima ?

O painel serve no Fit 2015 LX. Porém,o Bluemeter só tem a versão com indicador do câmbio CVT, com esse display indicador de marcha no cluster onde está o tacômetro.

Imagem

freitas230 escreveu:2) só encontro do modelo automático com o indicador de machas no ML, caso instale ele vai funcionar as outras funções ?

Em tese funcionaria as outras funções do painel. O que ficaria talvez apagado, piscando ou acesso totalmente, seriam as luzes que indicam as marchas do câmbio CVT. Por exemplo, o seu painel laranja, ele tem um indicador no display onde tem o hodômetro, relógio e consumo instantâneo o indicador de marchas para quem tem a versão LX CVT ou EX CVT (2015)
E a Honda não fez nesse caso do painel laranja dois painéis diferentes ( um para MT outro para CVT) é só uma questão de sinal emitido pela central

Imagem

freitas230 escreveu:3) precisa fazer alguma adaptação, tipo corta fios do plug do painel ?

:no: Acredito que você não precisa fazer nenhuma alteração no chicote do carro ou no painel. Talvez o único porém seria a falta do sinal do CVT e o indicador de marchas que ficaria alí sem função, podendo acontecer as seguintes situações :
- ficar totalmente apagado
- piscar (indicando um erro, pois não teria nenhum sinal do CVT entrando)
- ficar totalmente aceso
Se o painel não reclamar do sinal e for parecido com o painel laranja, o painel pode ficar com o display de marchas apagado.

O única porém é com relação ao hodômetro total, que ficará com o registro do painel que você comprar. Para alterar a km total para km do seu Fit, você deve procurar o serviço de um empresa que trabalhe com painel. Ou tentar com a concessionária o serviço , pois o HDS (Scanner da Honda) transfere a km do seu painel para o painel novo.

Fica com curiosidade, o Fit RS japonês tem a versão de câmbio manual e possui um painel até mais evoluído do que o bluemeter , com tela de TFT

Segue foto do painel do Fit RS japonês

Imagem

Em detalhe o Cluster o painel e o câmbio Manual de 6 marchas.

Imagem

Imagem

muito obrigado meu nobre, ajudou muito :D
vou adquirir um painel e em seguida estarei te informando como ficou, grande abraço!
#194428 por PrimodoDK
Sáb Mai 18, 2019 9:18 am
Salve freitas230,
Não há de quer ,
Mas como você será o primeiro a fazer isso na prática, o que eu recomendo antes de você comprar, seria você desmontar o seu painel e verificar o plug com quanto fios ele tem e se bate com o tutorial do Panda, que no caso era um Fit LX CVT

Por favor,se der tire uma foto do conector na parte do fios e na parte em encaixe que é o lado oposto que vai conectado no painel e se quiser uma opinião do pessoal antes de comprar, sempre é valido

Como dito no post anterior, em tese a Honda dessa vez fez um chicote universal para os diferentes painéis que o Fit poderia ter e dessa forma acredito que o funcionamento deve ser transparente , mas sempre é bom fazer um check na prática antes de sair comprando.

Boa sorte,
#194459 por PrimodoDK
Ter Mai 21, 2019 9:47 pm
Salve freitas230,
Consegui essa informação sobre o Bluemeter CVT

Seleção da posição do CVT no Bluemeter (CVT)
Como Complemento, a O PCM fornece a posição do seletor de transmissão ao módulo de controle do medidor ( Bluemeter ) usando o F-CAN. Com base nesses dados, o módulo de controle do medidor ilumina o indicador de posição de mudança apropriado.

O módulo de controle do medidor ( Bluemeter) recebe informações de cada unidade de controle via comunicação F-CAN e B-CAN para acender ou piscar os indicadores

Sendo assim, provavelmente nesse caso do seu carro manual com o Bluemeter com o indicador de marcha do CVT , poderá ficar apagado mesmo.

Conector do Painel (Cluster) do Fit 2015 à 2019

Visão pelo lado dos fios que entram no conector

Imagem

Imagem

Visão do Cluster Bluemeter na parte do Conector

Imagem
  • 1
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!