• Direção na Neblina - Atenção redobrada

Dicas e lembretes para você que anda na cidade e na estrada com seu Fit
#1678 por Sanhiro
Sáb Abr 03, 2010 4:35 pm
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Estamos no outono. Além de cair a folhagem das plantas e árvores, em alguns lugares do Brasil, principalmente em Serras, começa a aparecer a temporada de neblina, no inverno ela chega com mais intensidade.

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Muitos devem saber como fazer nessa situação, mas sempre é bom lembrar algumas dicas, tipo Shell Responde:

Pista úmida e menor visibilidade

A neblina umedece o piso, reduzindo a aderência, e dificulta a visibilidade. Quanto ao primeiro efeito, a solução é baixar a velocidade e suavizar as manobras, evitando guinadas, curvas rápidas e freadas bruscas. Isso também vale para carros com sistema antitravamento de freios (ABS). Ampliar ou mesmo dobrar a distância do carro à frente aumenta seu tempo para frear mais devagar, evitando colisão pela traseira e até um engavetamento.

Para melhor visibilidade, utilize farol baixo (o alto reflete-se nas gotículas de água, tornando-se inútil), que deve estar bem regulado. Se houver ajuste interno de altura, projete-o mais para baixo.

Faróis de neblina, de preferência com luz amarela - ajudam muito a enxergar através do nevoeiro. Nunca use faróis auxiliares "de milha" ou longo alcance, que só prejudicam sob cerração.

Já a lanterna traseira de neblina permite manter seu carro visível para os outros. Mas jamais use o pisca-alerta com o veículo em movimento, mesmo que lento. Os motoristas atrás podem pensar que seu carro está parado e frear abruptamente, provocando acidente.

Muitas pessoas preferem esperar a visibilidade melhorar antes de prosseguir. Se é seu caso, pare em local seguro, o mais longe possível da estrada.



Prepare o carro para a neblina

Além de manter em ordem a mecânica e a iluminação, testando as lâmpadas antes de sair, avalie as palhetas do limpador, observando se não trepidam ou deixam filetes de água sem ser removidos. Como são muito baratas (Fit (GD) de R$80 à R$120,00), o ideal é trocá-las uma vez por ano. Limpe o pára-brisa por fora e por dentro, com papel-toalha embebido em álcool ou limpa-vidros, e adicione uma solução de limpa para-brisa misturado com água no lavador.

Deixe à mão um pano ou flanela limpos para desembaçar o pára-brisa. Evite passar a mão, que pode engordurar o vidro e piorar o problema.

Sob neblina, o ideal é ligar o ar-quente ou, melhor, o ar-condicionado direcionado ao pára-brisa. :excl: Mas atenção: em alguns carros, ao ligar o aparelho, ocorre um momentâneo aumento do embaçamento do pára-brisa enquanto a temperatura não cai. Então, é melhor não acioná-lo com o veículo em movimento numa situação crítica de trânsito. Na falta desses recursos, use a ventilação forçada e abra um pouco as janelas. E não se esqueça de acionar o desembaçador traseiro, se seu carro tiver.

Faróis de neblina e luz traseira

Quem enfrenta nevoeiro com freqüência deve cogitar a adaptação (ou compra, no carro zero) de alguns equipamentos. Os mais óbvios deles são os faróis de neblina (viewtopic.php?p=530#p530). Solicitados como opcionais num carro novo. O custo desses farois para o Fit (GD) e para o New Fit (GE) variam muito.

Mas o importante é instalá-los num local próximo ao solo, para que o facho de luz passe "por baixo" da neblina. Prefira os fixos, que após regulados não saem mais da posição.

A lanterna traseira de neblina custa bem menos: cerca de R$ 30 em auto-elétricos. Em alguns carros, a instalação da lâmpada de nevoeiro dentro da lanterna original é impossibilitada pelo espaço disponível, enquanto em outros basta uma montagem elétrica simples, realizada por R$ 15. No Fit (GD) e no New Fit (GE) dá para fazer esse esquema com o farol original.Veja como fazer nesse link viewtopic.php?f=15&t=117&p=258#p258 .

Sugestão para esse caso é coloca rum interruptor para que a luz não fique acesa sem necessidade atrapalhando a visão de quem vem atrás.

Vidro térmico ou Desembaçador

Outro item fundamental é o desembaçador no vidro traseiro. Esse equipamento vem de série em todos os modelos do Fit (GD) e do New Fit (GE).

Ah , se você enfrenta com regularidade trecho s com neblina, não é recomendável a utilização de Xenon ( com luz Branca ou azulada nos farois ou pelo menos nos farois auxiliares (Neblina), pois a Luz branca / Azul quando bater na neblina, provocará um efeito de reflexo da luz, piorando ainda mais a visão. O olho do ser humano tende a ver melhor as cores amareladas.

No mais é atenção redobrada e aliviem o pé esquerdo. ;)

Fonte Consultada :
Revista Autoesporte nº 420
TV UOL - Web Transpo
#14460 por Vizibelli
Qui Mai 26, 2011 9:03 am
Nao sei se é geral, mas o povo aqui de Minas tem mania de andar com o pisca alerta ligado em situações de neblina ou chuva. E nem precisa ser chuva muito forte. Tem um bestas que ligam o pisca alerta em qualquer garoa.
ISSO É ERRADO. O pisca alerta deve ser utilizado SOMENTE com o veículo PARADO. Ele serve para sinalizar nao um perigo, mas sim que o veículo esta parado. Usá-lo com o carro em movimento pode causar acidentes, pois com baixa visibilidade o condutor de tras vai achar que vc esta parado e pode tentar desviar de vc, causando um acidente.
#14469 por mfelipe
Qui Mai 26, 2011 10:22 am
Outra coisa importante, já que estamos no tema.

Por favor não usem a lanterna de neblina se não há neblina. Incomoda muito quem vem atrás!
#15362 por EmersonBissi
Sáb Jun 25, 2011 8:25 pm
Essa semana mesmo.....muita neblina para ir para o trabalho... :yes:


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