• Dicas para economia de combustível

Coloque aqui o seu consumo, que combustível utiliza, quanto custa o combustível, o resultado de sua inspeção veicular com dados de emissão de Carbono
#21 por Sanhiro
Qua Jan 27, 2010 1:12 am
Pequenas mudanças na sua maneira de dirigir podem resultar em economia substancial de combustível e dinheiro. Muita gente sabe dessas dicas , mas vale relembrar ou apresenta-las para quem não lembra ou não ouviu falar sobre essas dicas. Algumas parecem elementares, mas o vício as vezes faz com que nosso comportamento seja diferente do óbvio.

Vamos as dicas :

Controle as emoções
Há uma tendência em deixar as emoções afetarem o dirigir. Se você estiver muito nervoso, acalme-se antes de pegar o volante. Motoristas sob emoção intensa estão mais aptos a se envolver em atos que desperdiçam gasolina (e trazem riscos): acelerar forte, cantar pneus e assim por diante.

Aquecer ou resfriar o interior antes de entrar no carro
Evite ligar o motor e voltar à mesa para tomar o café, de maneira a aquecer o interior, no inverno, ou resfriá-lo, no verão, só por questão de conforto ao entrar no carro. Combustível está sendo usado com o veículo parado, além de poluir desnecessariamente o ar.

Encha o tanque somente quando necessário
Não faz sentido parar para abastecer quando ainda há bastante combustível no tanque. Deixe abaixar para cerca de 1/4. Paradas extras desperdiçam tempo e manter mais combustível que o necessário no carro representa peso a mais. Um litro de gasolina pesa cerca de 0,75 kg, e quanto mais peso você carrega, mais combustível você gasta.

Mas há exceções: com o clima extremamente frio (que não é o caso do Brasil), manter o tanque quase cheio minimiza a condensação (ou seja, água) que pode se formar no tanque. Condensação em excesso pode promover o congelamento dos tubos de combustível e outros problemas.

Outros casos dependem do seu padrão de dirigir. Se você percorre longas distâncias em horários irregulares, condições arriscadas ou em clima extremo, é do seu interesse manter um boa reserva de combustível no tanque. Esteja pronto para o inesperado. Isso vale para os carros flexíveis em combustível quando abastecidos com álcool, que se esvai mais rapidamente do que com gasolina.

Abastecer em manhãs frias
Líquidos expandem quando aquecidos e isto inclui a gasolina. Desta forma, você consegue um pouco mais pelo mesmo valor ao comprar combustível quando ela está mais densa, mesmo que a bomba mostre o mesmo total.


Direção eficiente em termos de consumo

Dirigir levando em conta a economia de combustível pode ajudá-lo a poupar combustível e economizar dinheiro. Aqui vão algumas dicas.

Desacelere
Não acelere mais que o necessário, acompanhe o ritmo do tráfego. Ganhar velocidade rapidamente até atingir a velocidade de viagem pode fazê-lo se sentir com um piloto de competição, mas certamente mais dinheiro vai sair da sua carteira

- O consumo de combustível está diretamente relacionado com o esforço do motor. Faça-o dar uma arrancada após parar no semáforo em vez de acelerar suavemente e você terá que visitar o posto de gasolina com mais freqüência.
- Suba uma ladeira a toda força em vez de tocar de leve o acelerador, o suficiente para manter a velocidade e você verá o ponteiro do marcador de combustível mover-se rrápido em direção a vazio .
- Até mesmo pisar fundo no acelerador durante ultrapassagens ou mudanças de faixa pode consumir seu combustível mais rapidamente.
- Na estrada, acelerar para ter que pisar no freio logo depois causa desperdício e é um sinal claro de motorista impaciente. Os melhores motoristas são calmos e eficientes a cada manobra que fazem.

Ou seja o segredo é antever situações e controlar a dose de força no pedal da direita.

Leve em consideração as rpm e os km/l
Uma transmissão manual dá ao motorista controle completo sobre as rotações do motor porque ele pode fazer com que o motor acelere ou diminua conforme a seleção da marcha. Quanto mais baixa a marcha, mais alta a rotação. Quanto mais alta a rotação, mais potência é produzida pelo motor e mais consumo de combustível é utilizado. As caixas automáticas tiram um pouco desse controle das mãos do motorista, mas também podem ser utilizadas para maior aproveitamento do combustível.

Troque a marcha com inteligência
Com uma caixa de marchas manual, troque rapidamente para a marcha mais alta. Os melhores pontos para troca de marcha variam, dependendo do motor/combinação de relações de marcha.
Regra prática: se o motor está girando mais rápido que o necessário para manter uma velocidade regular, troque para a próxima marcha. Reduções seguem um padrão parecido. Se o pedal do acelerador precisa ficar no fundo para manter a velocidade, você provavelmente precisa reduzir a marcha. Ficar forçando o motor numa marcha muito alta não vai ser bom para seu bolso e nem para seu motor.

Fique de olho no conta-giros
Já que os conta-giros não estão mais limitados a modelos de alto desempenho, mais do que nunca os motoristas têm a chance de prestar atenção à rotação do motor, bem como à velocidade do veículo. Isto permite encontrar a rotação mais eficiente para o motor e manter-se nesse ponto sempre que possível. Qual seria essa velocidade?
O cálculo exato depende do motor, mas é a velocidade que produz o maior torque. Por uma questão de economia, é bom manter a rotação abaixo de 3 mil rpm a maior parte do tempo e mudar para a próxima marcha antes que a rotação do motor vá muito além do nível ideal. Uma rotação muito baixa não ajuda em nada suas finanças, logo rodar abaixo de 1.500 rpm não é uma boa idéia.

Tire o máximo proveito da caixa automática
A caixa automática libera você do trabalho de trocar as marchas, mas como nada vem de graça, o motor precisa trabalhar um pouco mais e usar mais combustível para transmitir a potência através da caixa automática. Para comprovar, basta ver as estimativas de consumo de combustível , que são mais altas para um carro com caixa automática do que para um equipado com câmbio manual. Ainda assim, há algumas coisas que você pode fazer para maximizar o aproveitamento de combustível em um carro com caixa automática.
- Durante a aceleração, ouça o motor. Acompanhe as subidas e quedas na rotação para aprender quando a caixa está chegando ao limite de uma marcha e quando está mudando para a próxima relação mais baixa. Observe também o ponteiro do conta-giros subir e descer concomitantemente. Lembre-se de que quanto mais alta a rotação, mais combustível você estará gastando.
- Algumas caixas automáticas tendem a permanecer nas marchas mais baixas um tempo longo demais para que o menor consumo possa ser obtido. Às vezes, você pode induzir a caixa a mudar para marcha mais alta antes do normal, aliviando o acelerador quando passar mais ou menos dos 50 km/h. Então, assim que estiver na marcha mais alta, continue a acelerar gradualmente.
- Atualmente, muitas caixas automáticas, por terem comando eletrônico, permitem ao motorista escolher entre modo de troca normal e esportivo. No primeiro caso, as trocas para as marchas mais altas são antecipadas e no segundo, retardadas, as marchas inferiores são retidas por mais tempo.
- Algumas caixas são adaptativas, efetuando as trocas segundo o que ela "aprendeu" do estilo de dirigir do motorista.
- Muitas caixas automáticas modernas permitem a mudança de marchas manualmente, movendo a alavanca borboleta atrás do volante de direção, tendo ficado convencionado que a da direita sobe marcha e a da esquerda, reduz. Vale lembrar tais trocas em caixas automáticas sempre é seqüencial, sendo impossível pular marchas.

Dirija sempre com um pé atrás
Não descanse o pé no pedal do freio enquanto dirige, ainda que levemente. A menor pressão de um dos pés no pedal enquanto o carro está em movimento irá acelerar seu consumo de combustível por colocando uma carga desnecessária sobre o motor e e câmbio. Os freios também sofrerão um desgaste mais rápido.

Não acelere o motor nos semáforos
As pessoas tendem a pisar no acelerador (às vezes a cada dois segundos) enquanto esperam pelo sinal verde.
Se você precisar pisar no acelerador para evitar que o motor morra, é bem possível que a economia não seja sua maior preocupação. Na verdade, você deveria procurar um mecânico.

Em uma subida, agarre-se no freio
Quando estiver esperando o sinal abrir numa rampa ou aclive, segure o carro com os freios em vez de usar a embreagem ou o câmbio automático, para evitar que o carro recue. Além de ser um desperdício de combustível, isto desgasta o motor e principalmente, o disco de embreagem.

Não acelere quando desligar o motor
Muitos de nós aprendemos a fazer isso em carros equipados com carburador, acreditando que o ato de pisar no acelerador, ao mesmo tempo em que a ignição é desligada, poderia "preparar" o carburador. Na maioria das vezes, faz pouca ou nenhuma diferença em um motor a carburador.
Para os carros atuais com injeção eletrônica, isto é um completo desperdício de combustível. Não só isto, mas este último jato de combustível acaba sendo despejado nas paredes do cilindro em que poderá remover o lubrificante tão essencial, preciptando o desgaste do motor.

Dirigir economicamente requer da maioria dos motoristas algumas mudanças, mas proporciona bom resultados na hora de abastecer.

Fonte Consultada :
HowStuffWorks
#4721 por edson
Ter Set 28, 2010 8:37 pm
:smile: otimo póst , serve tanto para o Fit como para outros carros e para todos os motoristas!!
#4734 por EmersonBissi
Ter Set 28, 2010 9:48 pm
Boa San....depois que peguei o meu GD3, estou aprendendo a pisar menos no acelerador....e não pense que pisando menos está andando menos....éééé......vivendo e aprendendo....Graças ao meu GD3. :thumbup: :bow:
#12878 por Hiro
Ter Abr 26, 2011 8:19 am
Pessoal,

Segue algumas dicas do Programa Vrum. Algumas dicas funcionam. Mas algumas podem não funcionar tanto no caso do Fit.



Fonte Consultada :
Portal Dzaí - Programa Vrum
#24345 por glaucor3
Sáb Fev 18, 2012 10:27 pm
Oi pessoal e fnvinicius. A esta altura vc deve ter comprado seu new fit.

Acabei de comprar um EX AT 1.5 09/09. É praticamente impecável e não percebi barulhos internos. Pelo contrário, parece que abafa bem os barulhos externos ao veículo!

Só abasteço em postos Petrobras e Ypiranga próximo do trabalho e de casa. Imagino que estes que abasteço são postos de ótima procedência.

Porém levei um susto (como ainda não conhecia o New Fit). Meu cunhado tem um Fit EX AT 2007 e me diz que faz 12 km/l na cidade. A única informação que havia fo FIT era dele ! Ou seja, consumo ótimo. MAS ele não conhecia o New Fit, nem eu. Comprei achando que também fosse ótimo (custo x benefício) no consumo.

Usando gasolina aditivada da Petrobras, percebi que faz, no trânsito de casa pro trabalho (aqui no Rio), uma média de 7.5 km/l. Com trânsito chato, claro. Mas quando pego alguma via expressa, com trânsito razoável de fim de semana, percebo que faz 8.1 km/l. Não tenho pé de chumbo. Só meia pisada no acelerador e já percebo a leitura km/l baixando p/ (+/-) 7 km/l a cada acelerada meia pisada no pedal e depois vai melhorando durante as longas retas e/ou quando em curvas abertas de alta velocidade. Mas nas vias expressas a média sobe p/ 8.1 km/l mesmo. É o melhor que consegui até agora somente com 3 dias com o carro.

Nunca porecisei me preocupar com isto antes (consumo) mas, comecei a ter a impressão de que seria melhor eu pegar vias expressas pro trabalho para tentar melhorar o consumo. Esta é minha impressão inicial de 3 dias de uso apenas com o meu novo carro. Vou fazer este teste (de usar via expressa no dia-a-dia pro trabalho) e depois conto pra vocês.

Imagino, como ainda sou leigo, que devo ir à concessionária fazer alguma geral p/ melhorar este consumo. Mas o antigo dono acabou de fazer a revisão de 30.000km. Deve ter menos de 1 mês que fez esta última revisão.

OBS: Claro, percebi que o consumo do Manual é muito melhor, pelo que li em vários foruns, inclusive aqui. Queria analisar discussões sobre consumo do New FIT EX 1.5 automático! E dicas de como melhorar este consumo.
#24347 por Hiro
Sáb Fev 18, 2012 10:36 pm
Oi glaucor3,
Seja Bem Vindo.
Vale a pena levar essa discussão a outro tópico mais apropriado. viewtopic.php?f=59&t=19
Quando tiver um tempo por favor se apresente ao pessoal - viewtopic.php?f=73&t=31
Você pode criar seu albúm de fotos com um tópico, com um título bem personalizado do seu Fit, aqui nesse link - viewforum.php?f=61
#24348 por glaucor3
Sáb Fev 18, 2012 10:54 pm
Oi Hiro. Muito obrigado. Mas ainda é muita informação para mim! Apesar do consumo, eu estou apaixonado pelo carro !

Vou visitar cada um destes links que vc passou !

Dúvida: Você é quem moverá o tópico ou basta eu postar novamente no outro tópico ?

abraço!!
#55531 por Sanhiro
Qui Mai 30, 2013 10:46 pm
Retomando o tópico,

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1awAcYzhC30[/youtube]

Fonte Consultada :
YouTube : Canal iCarros
#114931 por Hiro
Dom Jan 18, 2015 1:26 pm
Segue aqui uma coletânea de informações do fórum para ajudar a manter seu Fit em dia e ter um bom consumo de combustível.

1) Meu Fit sempre fazia uma boa média de combustível, mas fiz uma manutenção (pex; regulagem de vávulas ) e/ou substituindo algumas peças (pex : Velas, Filtro de Combustível, Filtro de Ar) e meu carro não foi mais o mesmo. Por que ?
Em geral, pode acontecer isso mesmo no seu Fit. Um grande erro e que quase nenhuma concessionária ou oficina faz, talvez por falta de recursos (HDS - Honda Diagnostic System - Scanner Honda), é resetar a ECM/PCM/ECU ( Central) , limpando qualquer erro e zerando o aprendizado do sistema. Dessa maniera é como se fosse reset mesmo. Na seqüência é necessário o aprendizado da marcha lenta. Ou seja colocar no "Lerarnning Iddle Mode"
Fazendo isso seu carro após primeiro tanque, pode voltar a velha forma de antes.


2) Meu Fit está consumindo acima do normal já fiz uma manutenção regulagem de vávulas , substituindo algumas peças ( Velas, Filtro de Combustível, Filtro de Ar) e mesmo assim de nada adiantou. Por que ?
Bom talvez falte fazer esse processo descrito na pergunta 1, mas vale a pena
- Complementar essa manutenção trocando o óleo e filtro de óleo, para o recomendado que é o SAE 10W30 API SL ou para o SAE 0W20 API SL
- Limpar o corpo de borboleta, desmontando o mesmo, pois a limpeza com o corpo montado, tem uma desvantagem mesmo usando bons produtos. que é a limpeza atrás do bocal, por mais produto que se jogue não ficará tão limpo como a parte da frente.
- Verifique que estado estão os pneus e a calibragem do mesmo.
- Mantenha o alinhamento e balanceamento em dia.
- Experimente trocar de posto de combustível.

Ah sim, limpando o corpo de borboleta, o seu mecânico será obrigado a limpar os logs de erro, provavelmente ele irá resetar o sistema e aí só falta mesmo o reaprendizado do da marcha lenta ;)
#137688 por D13G0
Ter Nov 03, 2015 9:04 pm
Olá amigo. Esse reaprendizado da marcha lenta só pode ser executado na concessionária?


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