• Famoso elimina borra do motor "Flush" - Verdade ou Mentira - Honda (todos os anos)

Dúvidas e Dicas sobre manutenção dos Fits
#64 por PrimodoDK
Dom Fev 07, 2010 5:31 am
Algumas pessoas costumam colocar nas trocas de óleo um liquido chamado "Flush" ou "Flush Engine". Esse liquido é um solvente que segundo os fabricantes:
  • ajuda a evitar as famosas borras na camisa do pistão, mantendo a camara sempre bem lubrificada e limpa
  • oferece uma manutenção do grau de compressão do carro, ou seja ele não tem quase perda.
  • Para os carro mais antigos , os fabricantes do Flush também é recomendado para a limpeza da camara do motor.

Pois bem, os mitos acima colocados pelo fabricante, são de fato verdade, vamos tentar desvendar.

Carros Novos
O Flush Engine :thumbsdown: até ajuda a manter a câmara do motor limpo, mas como ele possui solvente, vai danificar a longo prazo,trompa de aspiração, as vedações, os comandos de válvulas.
Dica: no carro zero km, os óleos modernos, já contém dispersantes e detergente para justamente manter o motor limpo, por isso o óleo fica escuro rapidamente. Ou seja o óleo além de manter a lubrificação e também limpa o motor

Carros usados
Caso o motor esteja com borra e não tenha sido feita manutenção adequada ao longo do tempo de uso, a utilização do flush engine :thumbsdown: ,vai deprender um monte de sujeira e crostas do motor, através da reação do solvente com essa sujeira. Mas essas crostas e borras circulando no carter do óleo podem danificar as trompa de aspração (pescador de óleo) entupindo ou mesmo obstruindo a passagem do óleo pelo comandos de válvulas. Se isso acontecer o motor pode até fundir.
Dica: nesse caso, quando a borra, o melhor é procurar uma oficina pedir para fazer uma limpeza interna do motor, antes que se danifique peças e seja necessário fazer uma retifica.

Resultado
Para manter o motor limpo e em bom estado de lubrificação, seguir as torcas recomendadas pelo fabricante no Manual do proprietário e sempre trocar junto o filtro de óleo.

Desculpe a comparação, mas como dizia um mestre da época da faculdade.
"Trocar o óleo do motor do carro e não trocar o filtro, seria a mesma coisa que você tomar banho e não trocar a roupa de baixo " :laugh: :lol:

Outros assuntos já discutidos no Fit Fans, relacionados com esse tópico :
- O que é uso em condições severas de um automóvel ?.......................................... viewtopic.php?f=22&t=15&p=17#p17
- Cuidados com o óleo do motor............................................................................viewtopic.php?p=65#p65
- Congestionamento x Manutenção........................................................................viewtopic.php?f=22&t=690&p=3653#p3653
#2422 por fabioandre
Qui Mai 20, 2010 12:47 pm
Boa esta Sanhiro, Pois é eu particularmente acho muito 10.000km para a troca de óleo. Mais é o que esta no manual, no caso do filtro não tem palavras é certo “trocou óleo também troca filtro”.
Saudações,

Fábio.
#2774 por TranceJay
Sex Jun 18, 2010 1:58 pm
Não levem muito a sério o que esse ADG fala. Lá no CDM ele é conhecido como

Arrogância
Demagogia
Ganância

Fala pra não fazer o flush porque é um serviço barato e que recomenda dar logo um banho químico no motor, serviço que é muito mais caro afinal ele quer ganhar mais.

Em caso de borra inicial é notório que um flush feito de forma correta resolve o problema.
#2790 por Hiro
Sáb Jun 19, 2010 11:36 pm
TranceJay,
Olá! Ah, sim concordo. ;) Eu não conheço esse cara do Video do YouTube :smile:

Mas, fazer igual ao senhor do programa automobilistico que passa aos domingos, falou é crime. Colocar flush num carro novo.

O melhor mesmo é trocar o óleo no tempo e km correta, tomando cuidado para verificar se o perfil de uso não é severo, e usando o óleo especificado pelo fabricante. Assim, dificilmente terá de usar flush ou mesmo banho químico
#4147 por Lyra
Qui Set 09, 2010 1:05 pm
Concordo com o Hiro, o melhor que se pode fazer pro seu motor durar mais e não ter problemas é: troca de óleo nos prazos recomendados pelo fabricante, filtros novos a cada troca de óleo e utilisar combustíveis de boa procedência ... o resto é perfumaria ...

Abraços ...
#76042 por easena
Ter Jan 07, 2014 9:52 pm
Olá matella,o flush e uma espécie de detergente que e colocado para limpar o óleo velho antes da troca.

Mas nem tudo são flores, pode ser que tenha crosta no bloco e ela se desprenda e isso não seria bom, então eu depois de pensar em fazer acabei desistindo.

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2


Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!