• Óleo 0W20 da Honda - Dúvidas, Normas, Relatos e Análise de Laboratório - Honda (todos os anos)

Dúvidas e Dicas sobre manutenção dos Fits
#186095 por Hiro
Qui Jan 11, 2018 10:43 pm
Só esclarecendo

Ele andou 3 mil km em regime rodoviário veja os vídeos ele faz esse relato.

Outro ponto que você está se confundindo e que esse óleo analisado venho de fábrica, não tinha nenhum aditivo.
Ou seja o óleo que saiu de fábrica e percorreu 5 mil km.

A HRV e zero km modelo 2017, não faz muito tempo que ele comprou ;)

Em resumo, cuidado com esse óleo da Honda que pela própria resposta da Honda, já se torna bem suspeito.

A Total e a Idemitsu, segundo relato do Kotarou constam na embalagem do óleo da Honda atualmente. A Chevron já fazem tempo que não faz parte dos fornecedores desse óleo para Honda.
#192030 por sfmodesto
Sex Mai 25, 2018 2:49 pm
henbal escreveu:Tomara que esse preço se espalhe para as outras concessionárias. Pois esse óleo mineral é muito ultrapassado e acaba sendo mais caro pelo custo beneficio. Já uso o sintético a bastante tempo e posso disser que no meu casso me beneficia muito mais que o mineral. Um exemplo disso é a durabilidade do sintético ser o doplo do mineral. Eu rodo muito pouco e acabo trocando o óleo por tempo, um vez no ano. Outro beneficio é a partida a frio, rodo por distancias pequenas muitas vesses não chega a 10km. Neste ultimo ano rodei apenas 7000km e olha que fiz uma viagem de 2000km. Meu Fit é 04/05 e esta agora com 50000km


Alguém pode me tirar uma duvida? Sei que no manual esta 10w30, mas é mineral aquilo, eu posso mudar para 0w20 sem consequências que prejudicariam o carro? Meu fit é 2007/2008 1.5
#192033 por PDesign
Sex Mai 25, 2018 4:19 pm
sfmodesto,

O 'Novo' veio para os veículos novos e como sugestão para os usados, porém temos alguns relados de colegas aqui de micro vazamentos com a substituição.

Veja mais, aqui tem boas explicações:
https://www.youtube.com/watch?v=pURIOXIEb5c
e a continuação:
https://www.youtube.com/watch?v=BPruoWtbFx8
Att,
#192039 por sfmodesto
Sáb Mai 26, 2018 9:41 am
Excelente vídeo, contra fatos não há argumentos rsrs. Vou olhar sobre as vedações, e pensar melhor sobre o uso de um sintético. É que é meio de doer um carro hoje em dia ainda usar óleo mineral né?
PDesign escreveu:sfmodesto,

O 'Novo' veio para os veículos novos e como sugestão para os usados, porém temos alguns relados de colegas aqui de micro vazamentos com a substituição.

Veja mais, aqui tem boas explicações:
https://www.youtube.com/watch?v=pURIOXIEb5c
e a continuação:
https://www.youtube.com/watch?v=BPruoWtbFx8
Att,


Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
#192044 por PDesign
Dom Mai 27, 2018 9:39 pm
Pode ser, mas veja que já estava o Mineral lá e funcionando, dependendo da km não compensa mudar,
no Meu esta passou dos 210 mil km e ainda usando o indicado no Manual.
Se for mudar a Base, vá com motor quente, deixe escorrer bem, troque o filtro, e se possível, adiante a próxima Substituição.
#192165 por Hiro
Seg Jun 18, 2018 10:21 pm
Continuação,
O mesmo carro HRV agora com 10 mil km, depois da primeira troca de óleo aos 5 mil km, que deu resultados ruins na análise de lubrificante.
Bom o resultado melhorou, o que pode levar a um raciocínio que o enchimento de fábrica do óleo do motor talvez não seja o mesmo que ele indica como manutenção durante a vida do carro.


https://youtu.be/HS57WRnXFWk

Fonte Consultada :
YouTube : De Olho no Óleo.
#192853 por Hiro
Ter Set 25, 2018 8:40 am
Continuação parte 3,
O mesmo carro HRV zero km só relembrando o histórico
#1 Primeira análise do óleo aos 5 mil km , sendo o original que venho da fábrica, (a análise detalhada aqui nesse link : viewtopic.php?p=186032#p186032)
troca de óleo aos 5 mil km, feita fora da concessionária, mas mantendo os óleo 0W20 da Honda

#2 Segundo análise do óleo Honda 0W20, agora aos 10 mil km (a análise detalhada aqui nesse link : viewtopic.php?p=192165#p192165 )
troca oficial da revisão de 10 mil km ,n feito em concessionária

#3 Terceira análise do óleo Honda 0W20 , agora aos 15 mil km
Não foi feito substituição do óleo , esse óleo permancerá até a revisçao dos 20 mil km

Bom o resultado melhorou, diante dos dois anteriores, alguns itens estão menos presentes e isso quer dizer que o motor está em tese se limpando. O grande ponto de atenção fica do índice TBN que está num limite aceitável para um meia vida, mas esperava-se uma condição melhor desse TBN.

O TBN( Total Basic Number) ou simplesmente BN, onde esse índice é usado para lubrificantes usados em motores de ciclo Otto e diesel, que no nosso caso é o ciclo Otto. Esse índice é responsável pela propriedade de anular os efeitos químico do subproduto da combustão , no próprio óleo. Ou seja compostos ácido por exemplo. Vom um TBN alto, as propriedades do óleo são mais duradouras. Em resumo a troca do óleo pode ser em um periodo maior.


https://youtu.be/LDP6h41g3ns

Fonte Consultada :
YouTube : De Olho no Óleo.
#192855 por PDesign
Ter Set 25, 2018 2:35 pm
A complexidade de itens envolvidos é muito grande, o Óleo provavelmente não mudou, ainda que possa ter alguma variação no Lote de fabricação, e não se tem certeza se houve contaminação cruzada, mesmo assim a montadora não se 'preocupa' pq sabe que o óleo especificado vai suportar até a km estimada, lembrando que num passado nem tão muito longe assim, era comum, motores zero km faziam troca antecipada, aos 5 mil km, 3,5 ou até 1,5 mil km por recomendação pois a contaminação no assentamento dos motores é muito maior.
Se repetir esse mesmo Teste em Motores de qualquer fabricante ou outros Lubrificantes muito provavelmente vai dar contaminação maior nos primeiros kms também.
#192859 por Hiro
Ter Set 25, 2018 10:10 pm
O Problema é o TBN, que está no limite da meia vida e isso não tem nada a ver com contaminação por assentamento de peças.
O Basic Number é um índice de anulação de subprodutos da combustão que venha a contaminar o próprio óleo. Ou seja o óleo está ainda nos índices aceitáveis para um meia vida, mas está no limite aceitável. Os subprodutos da combustão são ácidos e elementos oxidantes.

Claro muito difícil ver um motor Honda com manutenção regular que use esse lubrificantes ter borra ou verniz no motor. Eu mesmo já usei por quase 8 anos esses óleo da Honda tanto o 10W30 como o 0W20, mas aí fica um alerta.

Seja qual marca de óleo usar, desde que atenda as especificações do fabricante, não faça jamais hora extra com ele no motor, seja em dias ou em metros percorridos. Pois você pode aí sim se negligenciar prazos, abreviar a vida útil das partes mecânicas do motor.
#193768 por Hiro
Ter Mar 05, 2019 11:02 am
Análise de Laboratório para o Óleo sem uso 0W20 da Honda ( envazado pela Total sob licença da Idemistu)


https://youtu.be/t4eUIaCCVHg


Fonte Consultada :
YouTube Canal de Olho no Óleo.
  • 1
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12


Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!