• Freio ABS - Regulamentação, Funcionamento, Manutenção - Fit (todo os anos)

Dúvidas e Dicas sobre manutenção dos Fits
#3633 por PrimodoDK
Ter Jan 26, 2010 10:49 pm
Sistema ABS
Sem ABS, quando o pedal do freio é pressionado durante a condução, por vezes, as rodas podem bloquear antes
do veículo parar.
Nesse caso, a capacidade de manobra do veículo ficará reduzida se as rodas dianteiras bloquearem;
Se forem as rodas traseiras a bloquear a estabilidade do veículo ficará reduzida, criando uma situação de extrema instabilidade.

Com ABS, o sistema controla de uma forma precisa a relação de escorregamento das rodas para assegurar a máxima força de aderência dos pneus e assegura, desta forma, a capacidade de manobra e estabilidade do veículo.
O ABS calcula a relação de escorregamento das rodas, com base na velocidade das quatro rodas e, em seguida, controla a pressão do fluído de Freio para atingir a relação de escorregamento alvo.

Imagem


Módulo de Controle
A unidade de controle detecta a velocidade da roda com base nos sinais que recebe dos sensores da velocidade e em seguida, calcula a velocidade do veículo com base na velocidade das rodas.

A unidade de controle detecta a velocidade do veículo durante a desaceleração, com base nas velocidades das rodas.

A unidade de controle calcula a relação do escorregar de cada roda e transmite o sinal de controle à válvula solenóide da unidade moduladora, quando a relação de escorregamento é elevada.

O controle hidráulico tem três modos:
- intensificação da pressão
- redução da pressão
- retenção da pressão.

Imagem


Características do EBD
A característica de distribuição eletrônica de travagem (EBD) ajuda a controlar a travagem do veículo, ajustando a força do Freio traseiro de acordo com a carga das rodas traseiras, antes da entrada em funcionamento do ABS.

Com base nos sinais dos sensores de velocidade, a unidade de controle utiliza o modulador para controlar individualmente os Freios traseiros. Quando a velocidade da roda traseira for inferior à da roda dianteira, a unidade de controle-modulador do ABS retém a pressão atual do fluído do freio traseiro, fechando a válvula de admissão no modulador. À medida que a velocidade da roda traseira aumenta e se aproxima da velocidade da roda dianteira, a unidade de controle-modulador do ABS aumenta a pressão do fluído no freio traseiro abrindo momentaneamente a válvula de admissão. Todo este processo é
repetido muito rapidamente. Enquanto durar este processo, verifica-se um recuo no pedal dos freios.


Imagem
#19 por PrimodoDK
Qua Jan 27, 2010 1:02 am
Abaixo uma descrição da localização dos componentes do ABS do Fit e New Fit.

Localização dos componentes do ABS no FIT GD3
Imagem

Aqui embaixo uma figura de onde conectar o Scanner
Imagem


Localização dos componentes do ABS no New Fit GE6 e GE8
Imagem


Lembrando que as versões LX tanto do Fit como do New Fit não possuem o ABS
#3634 por Hiro
Sáb Ago 21, 2010 2:45 am
Possíveis Diagnósticos
Muitas dúvidas aparecem sobre a manutenção desse sistema. Com um passo à passo e algumas perguntas, é possível diagnosticar o problema.

Para saber se o ABS tem problema, você mesmo pode verificar algumas indicações que o carro fornece.

Sintomas
Uma dela é quando você ligar o carro se a luz indicadora do ABS não apagar no check inicial, pode ser um problema no ABS. Se a luz não acender, também pode ser um problema no ABS ou o Luz espia que simbolizar o ABS que queimou no painel.

Imagem


Como Diagnosticar Avarias do sistema ABS

Veja um passo a passo mais detalhado para tirar essa dúvida.
1) Se o sistema estiver bom, o indicador ABS apaga durante 2 segundos depois de LIGAR a ignição (II) sem ter de ligar o motor.

2) O indicador do ABS acende-se quando a unidade de controlo do ABS detecta uma avaria no sistema. No entanto, apesar de o sistema se encontrar a funcionar correctamente, o indicador do ABS acende nas seguintes condições:

- Quando uma das rodas está presa
Existem alguns casos relatados de troca de rolamento, por peça não original que remetem a essa iindicação luminosa de advertência do ABS. Nesse caso , o problema só é resolvido com a substituição do rolamento paralelo pelo rolamento original (Genuine Parts).

- Quando o ABS continua operacional durante muito tempo.

- Quando o veículo é sujeito a uma interferência de um sinal elétrico

3) Quando uma avaria é detectada e o indicador do ABS acende-se, há casos em que o indicador permanece aceso até se DESLIGAR a ignição e casos em que o indicador se apaga automaticamente quando o sistema regressa ao normal.

Você pode levar esses códigos na concessionária, que quando eles passarem o scanner, vão poder dizer se o ABS esta funcionando normalmente.

Os DTC são memorizados na EEPROM (memória não volátil). Por consequência, os DTC memorizados não são eliminados quando se desliga a bateria, quando se desliga a ignição ou quando o sistema regressa ao normal

- DTC 61: O indicador do ABS apaga-se automaticamente, quando o sistema regressa ao normal.
- DTC 11, 13, 15, 17, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 54, ou 81: O indicador do ABS permanece aceso, até que a ignição seja DESLIGADA, quer o sistema regresse ou não ao normal.
- DTC 12, 14, 16, 18, 21, 22, 23, 24, 51, 52 ou 53: O indicador do ABS apaga-se depois de DESLIGAR a ignição e, em seguida, é ligado novamente (II), o veículo é conduzido e o sistema está bom.

Perguntas Frequentes
Algumas dúvidas que podem surgir :

a) Quando eu ligo o carro ouço um barulho que logo para ? Será um problema no ABS ou no câmbio CVT/AT ?
R: Também é normal que a unidade de controle do ABS, faça um barulho logo que se liga o carro, quando o mesmo se encontrar desligado. Pois o sistema ABS, verifica o funcionamento do motor da bomba, quando se LIGAR a ignição (II).
Esse teste poderá emitir um som da bomba funcionando e isso é normal.
Caso o barulho persista após um tempo com o carro ligado, leve o carro a uma oficina especiliada ou a uma concesionária.
#51515 por PDesign
Ter Abr 02, 2013 2:15 am
Cultura e educação, faz a diferença:
http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2 ... vam-vidas/

e com motos, mas com carros deve ser igual,
tem uma frase ai no meio que é triste:
..."item de segurança é "economizado" (sic) na compra para investir em acessórios"...(oh!)


Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!