• Regulagem de Válvulas - Honda Fit (2004 à Atual)

Dúvidas e Dicas sobre manutenção dos Fits
#194585 por Hiro
Ter Jun 18, 2019 12:44 pm
OI Pessoal,
Esse é um procedimento muito importante para manter o motor do seu Honda funcionando perfeitamente. Em geral a inspeção das folgas da válvulas é feita, segundo recomendação do manual a cada 4 anos ou 40 mil km o que vencer primeiro. Então confira as medidas de folga para cada motor e geração do Fit.

FIt

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Para Fit ( 2004 à 2008)

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Folga das válvulas
LX e LXS - Motor 1.4 (L13A i-DSI) , EX e S - Motor 1.5 (L15A VTEC):
Admissão : 0,15 à 0,19 mm
Escape--.. : 0,26 à 0,30 mm

Torque
Usar o torque de aperto de 14 N-m nas porcas sextavadas (A).

Junta do Cabeçote
LX e LXS - Motor 1.4 (L13A i-DSI) :
Part Number 12341-PWA-000 - Junta da tampa do cabeçote(motor)

EX e S - Motor 1.5 (L15A VTEC):
Part Number 12341-PWC-000 - Junta da tampa do cabeçote(motor)


Para New Fit ( 2009 à 2014)

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Folga das válvulas
CX, DX, LX e LXS - Motor 1.4 (L13A i-VTEC) , EX, EXL e Twist - Motor 1.5 (L15A i-VTEC):
Admissão : 0,15 à 0,19 mm
Escape--.. : 0,26 à 0,30 mm

Torque
Usar o torque de aperto de 14 N-m nas porcas sextavadas (A).

Junta do Cabeçote
CX, DX, LX e LXS - Motor 1.4 (L13A i-VTEC) , EX, EXL e Twist - Motor 1.5 (L15A i-VTEC):
Part Number 12341-RB0-003 - Junta da tampa do cabeçote(motor)


Para Fit ( 2015 à 2020)

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Folga das válvulas
DX,LX, EX, EXL e Personal - Motor 1.5 (L15A i-VTEC):
Admissão : 0,15 à 0,19 mm
Escape--.. : 0,26 à 0,30 mm

Torque
Usar o torque de aperto de 14 N-m nas porcas sextavadas (A).

Junta do Cabeçote
DX,LX, EX, EXL e Personal- Motor 1.5 (L15A i-VTEC):
Part Number 12341-RB0-003 - Junta da tampa do cabeçote(motor)


Algumas Dicas e Observações :
Para se fazer essa inspeção e se necessário a regulagem de válvulas é importante você saber :

a) O motor deve estar com temperatura menor que 38 ºC .
Quanto menor a temperatura melhor.
Por isso não existe milagre de você deixar o carro no estabelecimento que fará esse serviço as 08:00 hs, rodando mais ou menos 40 minutos com o carro até o local e depois retirar o carro antes das 17:00 hs com o serviço feito. Principalmente em dias que a temperatura ambiente está naqueles dias de verão e bem umido. O ideal é que você aguarde o carro pernoitar no estabelecimento.

b) A recomendação é sempre trocar a junta da tampa do motor/válvulas e usar as originais
Por mais que esteja novo ainda , a inspeção na maior parte dos perfis de dono de Fit será feita de 4 em 4 anos, ou seja pode ser que a junta esteja boa ainda com 4 anos, mas será que ela aguentará até a próxima inspeção que será com 8 anos de idade do carro ? Na dúvida abriu, já troque porque o custo da junta é baixo para se correr esse tipo de risco.

c) O toque da porca sextavada indicada nas 3 gerações de Fit é a (A) indicada na figura abaixo

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c) O calibre de folga deve ser colocado de uma maneira que a lâmina entre paralela as válvulas
Sem que ela entre forçando e curvada, pois isso já pode trazer uma diferença na medida

A ferramenta Cálibre de Folgas

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No caso essa ferramenta tem até uma angulação o que facilita na hora da inspeção / medição, mas caso o seu calibre seja uma lamina reta , desmonte ele do seu Kit e coloque a lâmina de no sentido da lateral do motor ou seja : nesse sentido da foto abaixo indicada com a seta vermelha :

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d) Para o Fit você pode usar o valor intermediário para regulagem de válvula
Admissão : 0,17 mm
Escape : 0,28 mm


Se sua válvulas tendem a ficar mais apertadas, utilize um calibre um pouco maior do que o valor da média da folga indicada no Manual do Fit feito pela Honda

d) Use um pouco de óleo do motor novo, especificado pela montadora, para lubrificar as porcas sextavada das Válvulas.


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