• Manutenção/Revisão - Receita de Bolo, Manual de Serviços da Montadora ou Experiência do Mecânico

Dúvidas e Dicas sobre manutenção dos Fits
#194400 por PrimodoDK
Qui Mai 16, 2019 11:08 am
Oi Pessoal ,
Hoje em dia temos várias opções de oficina da Concessionária da Montadora do seu carro aos Centros automotivos e no meio desse caminho oficinas especializadas em algumas montadoras, especializadas num tipo de reparo só, ou mesmo aquele velho e bom mecânico de confiança que conserta e repara os carros da sua família a décadas.

Qual é a melhor escolha para fazer a manutenção do seu carro ?
No dia 31 de maio de 2019, teremos no nosso Podcast Fit Fans Radio - https://bit.ly/2VEe3RA - (Ouça no Spotify, Ttunes, Google podcast e mais 6 plataformas no link anterior você contra atalhos para cada uma dessas plataforma direto ao nosso podcast ) um episódio sobre esse assunto abordando o assunto de uma maneira mais lúdica e simples para que atenda o público desse fórum que são em sua maioria entusiastas, assim como donos de carros comuns, que encaram o carro como ferramenta de trabalho ou meio de transporte

Mas em resumo a escolha do local onde você levará o carro, determinará como será feita a manutenção.

- Concessionária :
Seguirá o rito do manual de revisão da montadora, verificando os itens de revisão de acordo com tempo ou distância percorrida.

Imagem

O publico que usa esse estabelecimento é composto de :
- pessoas com carro em garantia de fábrica ,
- pessoas que preferem a facilidade de ter um consultor para auxiliar , de usar peças genuínas e da garantia maior do serviço feito e ter a montadora por trás do estabelecimento
- pessoas que querem praticidade e agilidade

- Auto Center :
São centro automotivos em geral de algumas marcas como a Bosch, Porto Seguro, a Midas ( que já esteve presente no Brasil). Eles fazem o reparo de acordo com o defeito reportado pelo cliente ou apresentado pelo carro. No caso da revisão, segue uma receita de bolo. que não é bem o manul de serviços da montadora, mas também não é uma revisão básica.

Imagem

- Donos de carros que já não estão mais em garantia e ou por uma facilidade que o seguro do carro traz ou por não conhecer uma oficina
- Donos que procuram uma marca grande por trás

- Oficinas e Reparadores Automotivos :
São as oficinas, que pode ser aquela tradicional da sua família, chamado mecânico de confiança, ou mesmo uma grande oficina que se assemelha a um auto center no entanto ele não tem uma marca de fabricante de peças, de um seguro. Essas oficinas são procuradas mais por entusiastas ou por recomendações de entusiasta, onde essa oficina faz desde reparos pontuais corretivos, até uma revisão rotineira. Elas seguem o que o cliente determina, mas não se limitam a isso e verificam e inspecionam mais itens no seu carro

Imagem

Alguns reparadores são especializados , portanto dependendo do que seu carro precisar ele pode não fazer o rreparo porém ele alertará do problema e pode até indicar um colega.

A grande vantagem desse perfil de oficina é que os serviços são mais customizados pelo cliente e existe uma interação entre o mecânico e o cliente, o que é bom para algumas pessoas e ruim para outras

Além disso você consegue até escolher marcas de peças e fluídos, sem ficar preso a marcas que a oficina trabalha ou da própria montadora

- Donos de carros entusiasta
- Donos de carros que querem levar ou escolher as peças usado na troca ou reparo
- Donos que querem personalizar o serviço.

Sendo o estabelecimento que você escolher o importante é sempre importante procurar o profissional que além de honesto, tem um serviço de qualidade.
#194439 por dubod
Seg Mai 20, 2019 11:25 am
Ola,

Sou proprietário de um Honda FIT S 2008 - GD1. Comprei recentemente e andei com o carro apenas 1500km, até o momento, só realizei 1 troca de óleo e filtros e freios. Ele está com 115mil km rodados, mas já estou programando o adiantamento da a revisão de 120mil km, onde quero realizar os seguintes serviços:

- Regulagem de Válvulas
- Troca de Velas
- Troca do Filtro de Combustível
- Troca de óleo e Filtros
- Troca do Filtro de combustível
- Troca do óleo de transmissão
- Traca do Fluído de Arrefecimento
- Limpeza no sistema (Cárter, bicos de injeção, corpo de borboleta e dutos)
- Troca da Juntas (Tampa do comando de válvulas e Cárter)

Além disso, inspecionar as bobinas de ignição, correias e polias.

Minha dúvida, é na escolha da oficina a ser realizada, pois conheço uns 3 mecânicos, mas todos eles são esses "mecânicos raiz" que querem fazer serviço somente se o carro quebrar de vez :)
Levei o caro em um desses mecânicos sitados acima, e o mesmo deu uma voltinha com o carro e sem mexer no carro, disse: "ESSE CARRO É SÓ ANDAR, NÃO TEM NADA A FAZER, ALÉM DE TROCAR ÓLEO".
Por um lado fiquei feliz, porém por outro, preocupado em negligenciar as revisões, já que no manual, consta apenas as revisões até 60mil km, os outros 53mil km, só Deus sabe, o que foi realizado.

O que me deixa um pouco aliviado, é o fato que o carro não apresenta nenhuma falha ou engasgo e o motor é muito silencioso, parecendo até estar desligado, porém, o consumo do carro que está alto, pois no manual diz que faz 11km/l na cidade (Fit S 1.5 VTEC), mas o meu está fazendo apenas 8,5km/l. Não sei se é devido eu andar apenas pequenos trechos de 5 km com 70% de subidas ou se há algum problema com o veículo.

Alguém teria uma boa indicação, com preço justo?... moro em SP- Capital.

Alguém sabe me dizer o valor médio desses serviços, mencionado acima?

Ps: Fiz uma cotação das peças Originais, e arredondando, deu 1000 reais, agora não sei se compro as peças e pago alguém para executar o serviço ou se as oficinas querem elas realizar o pedido das peças.
#194446 por rntfelinto
Seg Mai 20, 2019 5:03 pm
Na minha experiência, sempre compro e levo as peças onde confio, pq geralmente quando a peça é deles, o orçamento fica mais caro, pois cobram uma porcentagem em cima, então ele já avisa pra mim na hora do orçamento: com a suas peças ou com as minhas? Ai guardo as notas fiscais e pago somente a mão de obra, no caso de ser peças que demandem muita não de obra, pago junto com a peça para ter garantia, como por exemplo a regulagem das válvulas, que tem.que trocar a junta e vai que fica vazando, ou outro problema.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
#194449 por Hiro
Ter Mai 21, 2019 1:15 pm
Oi dubod,
Seja bem vindo ao Fit Fans. Talvez essa informação o ajude.

dubod escreveu:...Sou proprietário de um Honda FIT S 2008 - GD1.
Estou programando o adiantamento da a revisão de 120mil km, onde quero realizar os seguintes serviços:
- Regulagem de Válvulas
- Troca de Velas
- Troca do Filtro de Combustível
- Troca de óleo e Filtros
- Troca do Filtro de combustível
- Troca do óleo de transmissão
- Traca do Fluído de Arrefecimento
- Limpeza no sistema (Cárter, bicos de injeção, corpo de borboleta e dutos)
- Troca da Juntas (Tampa do comando de válvulas e Cárter)
Além disso, inspecionar as bobinas de ignição, correias e polias.

Só uma observação, no cárter do Fit não tem junta ele é colado. Mas cuidado com =a mãoi de obra que fará esse serviço.

Notei seu foco está na parte do motor e câmbio (Powertrain), vale revisar a suspensão que no Fit se deixar relegado, pode ficar cada vez mais caro. E já sugerindo, prefira usar a peça genuína para não ter dor de cabeça a médio prazo . Talvez vale você ouvir esse podcast que fizemos sobre esse tema de peças ( https://open.spotify.com/episode/4SOFePD7xa2PljoneYgb2g )

dubod escreveu:Minha dúvida, é na escolha da oficina a ser realizada

Depende muito do que espera com resultado.
Mas já adianto, que o serviço bem feito está diretamente relacionado a fatura do mesmo.
Com o Fit (ou melhor com Honda e Toyota) o ditado, o barato sai caro, funciona.

dubod escreveu:Alguém teria uma boa indicação, com preço justo?... moro em SP- Capital.

Existe aqui no fórum uma lista de sugestões como opção para ajudar.
viewforum.php?f=181

Em complemento deixo algumas opções aqui em São Paulo

Scope Car
Av. do Cursino, 3990 - Vila Moraes
Tel: (11) 5058-3915

Poison Motors
Rua do Manifesto, 490 -ipiranga
Em frente ao Clube Atlético Ypiranga
Tel: (11) 5573-4757 ( Alexandre)

High Toque- Vila Mascote
R. Lamelas, 61 - Vila Mascote
Tel: (11) 2533-2187

Dois garagistas

Garagem 85 Manutenção Automotiva
R. Parapinanga, 85 - Jardim Pres. Dutra
Contato: (11) 981637546 (whatsapp) - Camilo
obs: com muito experiencia em Honda como o seu Fit e os Civics de sétima e oitava geração.

Garagem 113 Manutenção Automotiva
R. Pico da Neblina, 113 - Parque Cruzeiro do Sul
Telefone: (11) 94709-2631 - Marin
Obs : tem bastante experiencia e tem muito ferramental que muita oficina grande nem imagina ter.

A questão de indicação é um fato que talvez leve a pessoa a confiar cegamente e se der certo, ótimo a pessoa ficará feliz e agradecerá muito. Se der algo errado a proporção contrária da reação será igual ou maior :laugh:

Por isso encare como opções já testadas pelo pessoal. Quanto a questão de preço justo, vale você ver o que é o justo para você. Pode comparar usando extremos, concessionária, algumas oficinas

dubod escreveu:Alguém sabe me dizer o valor médio desses serviços, mencionado acima?

Para ajudar segue uma ordem de grandeza da mão de obra por hora varia de R$ 80 à 120,00 para uma revisão mais pesada como essa, aqui na Grande São Paulo.

E o tempo médio estimado para esse conjunto de serviços variam de 12 à 18 horas . Mas esse tempo, pode variar conforme os serviços que forem aparecendo durante a revisão.
O tempo de trabalho é útil, ou seja do mecânico trabalhando no seu carro, não necessariamente o tempo que seu carro ficará na oficina, que pode ser maior.

dubod escreveu:Fiz uma cotação das peças Originais, e arredondando, deu 1000 reais, agora não sei se compro as peças e pago alguém para executar o serviço ou se as oficinas querem elas realizar o pedido das peças.

Como o rntfelinto, mencionou, você pode economizar um pouco nas peças, mas as que a mão de obra são mais complexas e caras é melhor você pedir a oficina , pois assim, se tiver problemas na peça a mão de obra está inclusa. Se o problema vir da peça que você levou, terá de trocar a peça você mesmo e a mão de obra será cobrada novamente.
#194461 por dubod
Ter Mai 21, 2019 10:46 pm
Primeirmente, obrigado Hiro e rntfelinto pela ajuda...

Moro quase em frente à oficina SCOPE, e pel9 vídeos no youtube é bem legal, mas os valores parecem ser bem salgados. Uma troca do fluído de refecimento me cobraram R$380, fora o Fluído. Pra verificar os itens necessario para revisão, custa r$280, ou seja, se vc não aprovar o orçamento, paga-se esse "pedágio"

Referente a suspensãeo, eu levei em um mecânico, que levntou e já fez inspesão... ta tudo OK.

Ps: sou leigo em Fit... comprei, pois vi que era o melhor custo benefício para o valor que eu tinha em mãos e pelo feedback dado por outros donos, principalmente referente
à durabidade e ao consumo. Porém, conforme mencionei anteriormente, meu crro não faz mais que 8,5 km/l, vocês acham que está com consumo alto?

Já testei gasolinas diferentes, mas nao alterou em nada. Ando sempre velocidade da via, porém, em grande parte em subidas...
#194463 por PrimodoDK
Ter Mai 21, 2019 11:38 pm
Salve dubod,
Qual carro você tinha antes ?

O consumo depende do carro, mas depende de outro fatores, como relevo ( no caso você citou que pega muita súbida)
O fator consumo para qualquer carro é o pé direito do motorista, o que queima gasolina não é o velocímetro e sim o tacômetro
Variar o giro bastante no trecho urbano e andar com giro alto na rodovia acaba com qualquer consumo. No CVT o segredo é deixar o câmbio trabalhar para vc ganhar velocidade e deixar o pé direito bem em cima e olhar o tacômetro ( conta-giros).

Por isso não adianta muito passar o consumo no trecho urbano, pois cada pessoa dirige diferente, pega caminhos diferentes, com mais ou menos trânsito, farois, cruzamentos. Além de percorrer uma distância maior ou menor por dia. Acredite isso influencia muito o consumo de um mesmo carro.
Para talvez anular esses fatores mais urbanos, tente no fim de semana andar por exemplo enchendo o tanque e andando por exemplo na Imigrantes ou Anchieta, dosando o pé direito.

Vale manter a idéia de fazer a revisão do seu Fit e vale verificar a mão de obra que utilizará. Veja o link com indicação de oficinas aqui do fórum também.
A questão do preço justo também é subjetivo como consumo, depende do que cada um espera e também tem de parâmetro com valor.

O Fit tem alguns custos mais caros de manutenção porém se feito um pacote, você tende a aproveitar a mão de obra. Como sugerido, já que uma das oficinas é bem perto da sua casa , peça um orçamento para sua lista de serviço, depois faça algo parecido na concessionária, mas a concessionária é quadrada ela não fará alguns serviços da sua lista. e pegue os preços do seu mecânico de confiança, mesmo que ele não queira fazer.

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!