• Posts sobre DIY - Como Trocar Volante e Habilitar Funções do EXL no LX e DX - Fit 2015 à 2020 (GK5)

Comentários dos Posts de Faça Você Mesmo (D.I.Y.) Fit Fans
#194981 por pfornazari
Seg Mar 18, 2019 9:33 am
Ola, Hiro, após o envio da mensagem acabei fazendo algumas ligações por "tentativas e erros" e acabou funcionando, porem não sei se é a multimídia ou algum fio que acabou não ligando corretamente, pois os botões de atender e encerrar as ligações não aceita a programação do multimídia.

Como meu carro é manual o cruise control não teria utilidade, porem consegui ativar para funções do multimídia, porem não anotei como foi efetuado a ligação, estarei realizando novos procedimentos para verificar os botões do telefone e com isso ver onde foram ligados os fios.

Assim que efetuar todos os procedimento estarei postando como ficou as conexões do volante e quais os fios que saem do cable reel.

Desde já agradeço todos as informações e apoio.
#194982 por Hiro
Ter Mar 19, 2019 3:48 pm
Oi pfornazari,

Joia, parabêns, que bom que funcionou. A questão de programação do Bluetooth, talvez seja algum ajuste que tenha que fazer no HU.
#194983 por pfornazari
Dom Mar 31, 2019 7:27 pm
Boa noite galera!

Conforme havia comentado segue esquema dos conectores, tanto na chegada para o cable red, como conectado no volante.

O meu carro é um DX 2015 manual então não tem a função do cruise control, porem fiz as ligações de todos os fio no comando de som e o meu multimídia aceita até 12 programações, nesse fim de semana acabei mexendo novamente e trocando os fios de posições e não entendi o porque mas somente 9 funções foram habilitadas.
Sendo assim o meu habilitei dessa forma:
VOLUME + BOTÃO ESQUERDO +
VOLUME - BOTÃO ESQUERDO -
AVANÇO - BOTÃO ESQUERDO >
RETROCEDER - BOTÃO ESQUERDO <
MODO (TROCAS DE FUNÇÃO EX RADIO/USB/TELEFONE E ETC) - BOTÃO ESQUERDO SOURCE
ATENDER LIGAÇÃO - BOTÃO DE ATENDER EM BAIXO
DESLIGAR LIGAÇÃO - BOTA DE ENCERRAR EM BAIXO
PAUSA/PLAY - BOTÃO DIREITO RES+
ON/OFF APARELHO - BOTÃO DIREITO SET-

Não consegui programar os comando cruise e cancel para alguma outra função, não sei se é o multimídia ou outra coisa que ainda não descobri.

Liguei os fios do volante na seguinte configuração:
amarelo, rosa, roxo e azul claro no fio amarelo e o o fio azul escuro no fio marrom.

os da iluminação e buzina segui o esquema dos conectores, tive que altera-los de posição no conector do volante pois havia a opção de trocar no cable red, mas optei pelo volante, pois se voltar com o volante anterior é so substituir o cable e o volante sem precisar mexer nos fios.

segue os esquemas.

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que possa ajudar alguém em alguma duvida.

Tudo com o cabo da bateria desligado e sem o air bag, somente nos testes de fio e programações é que conectei o air bag e a bateria, para buscar os fios e seus respectivos plug tudo realizado com multímetro.

abraços a todos
#194389 por Edinholira
Qua Mai 15, 2019 11:02 am
adquiri um Fit 2015 modelo ex com controle de som no volante,resolvi colocar piloto automático
comprei o painel bluemeter e o volante com os comandos,nao consegui fazer funcionar
alguém teria alguma dica como faco a ativação, andei pesquisando e não achei nada ate agora
#194392 por Hiro
Qua Mai 15, 2019 3:55 pm
Oi Edinholira,
Seu Fit é um DX, LX ou EX ?

Essa Foto é de um Fit EX 2015. A curiosidade fica que ele já vinha com a Central do EXL, mas o painel era igual do DX e LX. Mas já no ano seguinte, a Honda perceber a caquinha e colocou o Cruise Control e o Painel Bluemeter no EX 2016

Imagem

O Makamine já tentou instalar o cruise control quando foi instalar o Bluemeter no Fit dele.
Não sei sua intenção ao comprar o painel bliuemeter foi ter o piloto automático.

Nesse caso existe sim a possibilidade de se ter o Cruise Control com o bluemeter, pois ele possui um controlador para isso no entanto, o chicote do Fit pode não estar preparado dependendo da versão do Fit que você tem. A chance maior de não precisar fazer um chicote paralelo ate o chicote do acelerador eletrônico (DBW) é no EX.
#194393 por Edinholira
Qua Mai 15, 2019 4:06 pm
o meu e exatamente este modelo, consegui o esquema elétrico e descobri que falta 2 fios que fazem a ligação do painel bluemeter com o comando do volante
para ser mais exato pino 3 e 4 da cinta do airbag ligado com os pinos 14 e 19 seguindo a ordem crescente 3 com o 14 e o 4 com o 19
testei e ja funcionou tudo certinho
não precisou habilitar nada ja que a comunicação e tudo via rede can
#194396 por makamine
Qua Mai 15, 2019 5:44 pm
vamos trocar figurinha meu amigo,
poderia ilustrar melhor o que fez para o cruse control?
pretendo ativar no meu ... (tenho um LX com volante, cinta e painel do EXL)

hoje ja consegui ativar o controle de som, da uma lida no topico que populei

viewtopic.php?f=128&t=7768

devo ligar o pino 14 e 19 do volante no 3 e 4 do painel? tem alguma foto ou rascunho?
Imagem
#194397 por Edinholira
Qua Mai 15, 2019 7:32 pm
Na real a ligação é feita nos pinos 3 e 4 da cinta do air bag para os pinos 14 e 19 do painel bluemeter
#194398 por Edinholira
Qua Mai 15, 2019 7:36 pm
Fiz todos testes funciona perfeitamente
Pelo pedal de freio cancela, todas funções funcionam perfeitamente
Tinha um outro fit com piloto original e todas as funções testei e funcionam exatamente igual
  • 1
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 19

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!