• Posts sobre DIY - Retirar/Instalar o Aparelho de Som - Fit

Comentários dos Posts de Faça Você Mesmo (D.I.Y.) Fit Fans
#193866 por Hiro
Sex Mar 15, 2019 1:55 pm
Oi alecioros,
Entendi, você quer fazer um chicote conversor para o chicote original do Carro para a CRV 2010

A) Você sabe de quantos pinos (20,24) é esse conector de áudio da CRV - 2010 ?
Pelo chicote conversor da Metra , acredito que para a CRV 2010 seja esse conector Metra-70-1722, mas é bom confirmar essa informação verificando no rádio que comprou.

Imagem

As cores dos fios são lado Metra 70-1722 = lado a se conectar :
• Fio Preto = Fio massa/terra.
• Fio Amarelo = Fio +12V constante ( bateria)
• Fio Vermelho = Fio Acc, alimentação pós chave .
• Fio laranja/branco = Fio Iluminação do Radio, se necessário
• Fio Cinza = Fio positivo do alto falante dianteiro direito
• Fio Cinza/Preto = Fio negativo do alto falante dianteiro direito
• Fio Branco = Fio positivo do alto falante dianteiro esquerdo
• Fio Branco/Preto= Fio negativo do alto falante dianteiro esquerdo
• Fio Verde = Fio positivo do alto falante traseiro esquerdo
• Fio Verde/Preto = Fio negativo do alto falante traseiro esquerdo
• Fio Roxo = Fio positivo do alto falante traseiro direito
• Fio Roxo/Preto = Fio negativo do alto falante traseiro direito

informação sobre o chicote conversor Metra 17-1722 : http://www.metraonline.com/files/produc ... _SHEET.pdf

B) Quanto a geração 1 do Fit aqui no Brasil, pelo menos depois de 2006 o conector de áudio usado pela Honda são de 20 pinos.

Segue o pinout do Conector do Som do Fit.

Imagem
#193894 por alecioros
Seg Mar 18, 2019 7:25 pm
Então, Hiro, o chicote do meu Fit é este que você colocou na última mensagem (a a pinagem das conexões é a mesma, apesar de as cores da maioria dos fios serem diferentes). Sendo assim já é uma grande ajuda pra iniciar. Quanto ao conector da CrV seria o oposto do que você me enviou ( seria um conector macho para ligar no radio da CRV). Sendo assim, vou ligar os fios desde conector macho da crv nos fios de um conector fêmea pro fit, e assim, fazer um chicote para adaptar o som no meu Fit.

O conector do sim da CRV é deste:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... J9EALw_wcB
#193906 por Hiro
Ter Mar 19, 2019 3:44 pm
Oi alecioros,
Que bom que ajudou de alguma forma,
Trouxe mais informação, por favor confira antes na parte de trás do seu som da CRV se ele tem 17 pinos, acho que a CRV deve ser a RE1
Então consegui o Pinout da CRV RE1

Veja se isso ajuda, mas como disse é sempre bom conferir com multimetro, quando for possível.

Imagem
#193911 por alecioros
Ter Mar 19, 2019 9:15 pm
Boa noite, Hiro. Ainda não recebi o player da CRV mas o Pinout dele é exatamente este que você postou. Assim que chegar todo o material vou fazer os testes com o multímetro. Valeu pelas dicas. Em breve vou fazer o up no som do FIT ;)
#193984 por Hiro
Qua Mar 20, 2019 7:19 pm
Show, alecioros
Depois se quiser postar umas fotos ou videos
Fique à vontade.

Vai parar por aí no upgrade do som ?
Não pensa em melhorar os falantes , colocar um sub ativo pequeno que vai embaixo do banco
#193991 por alecioros
Qui Mar 21, 2019 12:06 am
Opa, Hiro, vou postar sim. Pode deixar. Então, quero melhorar a qualidade do som sim. Inclusive futuramente vou precisar de umas dicas, pois, sou leigo neste assunto. A princípio resolvi mudar o player, pois, o original não toca nem mp3 e não tem conector que aceite os módulos com entrada usb e tal. Como quis algo que ficasse bem original optei pelo player da Crv. Este último já acrescenta mp3 e entrada auxiliar e tem a entrada para disqueteira....que já me dará futuramente opção de módulo com UsB e bluetooth. Enfim, aos poucos vou melhorando algumas coisas nele.
#194159 por alecioros
Ter Abr 09, 2019 2:03 pm
Salve Galera. Enfim, consegui instalar o "novo" som do Fit no último final de semana. Gostei bastante do resultado, pois ficou bem original e acrescentou vários recursos como mp3 e AUX (agora posso ouvir spotify :thumbup: :thumbup: ), além de ter uma melhora na qualidade do som. Seguindo as recomendações do Hiro, a instalação foi muito tranquila. Fiz toda a diagramação para ligar os 2 chicotes que comprei (o da CRV que foi ligado ao rádio e o adaptador que foi ligado ao chicote do carro), porém, no fim era só ligar cor com cor mesmo. A emenda não ficou muito bonita, porque usei dupla isolação (Fita de alta fusão e fita anti chamas). Precisei comprar um cabo adaptador para a antena, pois a minha era do modelo antigo. Agora, ainda tenho a opção de comprar um adaptador para a entrada da disqueteira, acrescentando entrada USB e Bluetooth. Porém, isso será bem mais pra frente. O encaixe do novo aparelho no painel é perfeito, assim como o antigo, porém, a iluminação dele é branca, contrastando com o laranja do painel. Sendo assim, aproveitei para mudar a iluminação do painel para LED branco também, inclusive aproveitando que haviam várias lâmpadas dos botões queimadas. No caso destas lâmpadas pequenas tive que adaptar um resistor no circuito de cada lâmpada para reduzir a corrente. Ficou bem melhor a iluminação branca, por mais que a foto não capta bem a iluminação de led (parece que ficou apagado). Por fim, agora já estou um pouco mais satisfeito, porém ainda restam as lampadas dos botões da porta e do câmbio...rsrs. Mais uma vez muito obrigado a todos, em especial ao Hiro pela ajuda.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
#194161 por Hiro
Ter Abr 09, 2019 5:49 pm
Oi alecioros,
Pütz muito legal. Não há de quer pelo apoio, fico contente que você gostou do resultado .

Ficou bem bacana e realmente quando mudar a iluminação do Fit para ornar com esse tom de branco e azul, dará outra cara ao Fit de noite. Parabéns e quando executar a mudança final não deixe de nós avisar.

Imagem

Fica uma sugestão para o. Futuro além das outras iluminações que já fez e vai fazer ainda , considere no seu projeto essa mudança aqui para um futuro

Segue o link da sugestão :
viewtopic.php?p=17259#p17259

E segue a foto :

Imagem
#194162 por alecioros
Ter Abr 09, 2019 7:47 pm
Obrigado Hiro. Já vi este post sobre a instalação do painel Blackout várias vezes...rs
A princípio o meu projeto era desmontar o painel e substituir os leds pelos brancos. Porém, fico um pouco receoso nesse tipo de modificação mais invasiva. A princípio vou alterar a cambio e as da porta (que necessitam ser substituídas dessoldando as originais e ressoldando as novas). Tenho pensado nesse painel blackout também, mas, substituindo o laranja por azul....acho que combinaria mais com o todo. São várias ideias para os finais de semana...rsrs
#194165 por Hiro
Qua Abr 10, 2019 9:44 am
Oi alecioros,
Bom se você quiser, pode discutir sobre o painel em um tópico apropriado. ;)

:offtopic2: Mas para ajudar segue os tópicos sobre painel abaixo

alecioros escreveu:....A princípio o meu projeto era desmontar o painel e substituir os leds pelos brancos. Porém, fico um pouco receoso nesse tipo de modificação mais invasiva.

Bom não é tão complexo assim, mas você tem que manusear bem o ferro de solda e de preferência ter uma estação de solda, pois seria interessante usar os SMDs.

Segue o link : viewtopic.php?p=25416#p25416

Imagem

Imagem

Existem também outros painels para do Fit GD, como esse aqui que só teve no japão.

Imagem

Imagem

alecioros escreveu: Já vi este post sobre a instalação do painel Blackout várias vezes...rs
.....Tenho pensado nesse painel blackout também, mas, substituindo o laranja por azul....acho que combinaria mais com o todo. São várias ideias para os finais de semana...rsrs

Bom essa mudança, não seria muito bem na lâmpada ou LED, acredito que um resultado melhor seria no acetato do painel. ;)

Imagem

Acetato

Imagem

Painel do Fit Americano

Imagem

Imagem

:offtopic2:

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!