• Quais os tipos de Alto falante existente ?

Tudo sobre a sonorização dos Fits, aparelhos, reviews, dicas, projetos, etc.
#208 por Sanhiro
Sex Fev 12, 2010 2:48 pm
Pessoal,

Olá! Desculpe, esse tópico demorou um pouco a sair. :whistle:
Resolvi reescreve-lo.

Bom esse assunto de alto falante é bem detalhista para quem é um audiófilo, mas pode se tornar simples se seus ouvidos querem uma qualidade , mas sem exageros.

Alguns problemas
O Fit (GD) e o New Fit (GE) tem um problema nessa parte de alto falantes, aliás dois problemas.

1 -O tamanho para se instalar os alto falantes nas portas é 6,5” de diâmetro, ou seja se for instalar um alto-falante de 6”, terá de comprar um aro adaptador e ainda corre-se o risco no caso do New Fit (GE), de não ficar muito bom dependendo do modelo do alto falante.

2- Ainda tem o problema maior é que a profundidade, principalmente da fixação para a tela. Alguns modelos Triaxial, ou Quadriaxial, de algumas marcas, ficam muito saltados e aí, não se consegue colocar a tela corretamente.


Um alto falante para cada necessidade

Tweeter
O tweeter é um alto-falante de dimensões reduzidas (variando de 0,5" a 3") usado para reproduzir a faixa de alta freqüência (5.000 Hz em diante), ou seja, os sons mais agudos. Normalmente são feitos na forma de um domo de seda ou metal, como o alumínio. Alguns modelos são compostos de uma pastilha de cristal piezelétrico que tem a propriedade de gerar sons quando alimentado por uma corrente alternada.

Mid-range
É um alto-falante usado para reproduzir as freqüências médias do espectro audível, geralmente entre 300 Hz a 5.000 Hz. Sendo assim, conseguem reproduzir a maioria dos instrumentos musicais. Possuem geralmente tamanho inferior a 8".

Mid-bass
São voltados para a reprodução de freqüências mais baixas que os do tipo mid-range, geralmente entre 50 Hz e 500 Hz, atuando como elo intermediário entre o subwoofer e o alto-falante para sons médios. Alguns modelos excepcionais conseguem uma boa resposta em freqüências de 50 a 5.000 Hz, dispensando assim o uso de outros alto-falantes para sons médios.Seu tamanho, semelhantemente ao mid-range, é inferior a 9", sendo mais comum encontrá-los com diâmetros de 5" e 6".
Em som automotivo, são usados em sistemas de três ou quatro vias.

Woofer
O woofer é um alto-falante usado para reproduzir freqüências graves e médio-graves (geralmente entre 50 e 300 Hz, semelhante aos mid-bass). Possuem borda rígida e seu tamanho pode variar de 5" a 18".

Subwoofer
É um tipo de alto-falante usado para reproduzir freqüências baixas (sons graves e sub-graves), geralmente abaixo de 100Hz. O nome é dado devido a sua reprodução estar abaixo da reprodução dos woofers. Como nesta faixa de freqüência o cone precisa movimentar muito ar, são alto-falantes de diâmetro grande e alta excursão do cone (4 a 20mm de amplitude).
Existem no mercado subwoofers dos mais diversos diâmetros e formatos, sendo os mais comuns os de 8", 10" e 12" de cone redondo. No entanto, é possível encontrar subwoofers de 6" até 22" em casos extremos. A máxima potência térmica admissível também varia bastante: de 50 a 5.000W RMS.
Tem seu compromisso acústico entre a resposta em freqüência e o tempo de resposta em função do tamanho do seu cone. Se tomarmos um cone grande, sua excursão movimenta grandes quantidades de ar e gera alta pressão sonora (SPL) em freqüências sub-graves (<30Hz). Por outro lado, seu tempo de resposta é maior devido à maior massa móvel do conjunto, fazendo com que sons graves rápidos (bumbos, tambores, notas rápidas) fiquem embolados. Para cones pequenos ocorre o oposto destes efeitos. Assim, o desafio dos fabricantes é buscar um cone pequeno e leve que consiga detalhar os graves sem embolar, mas com potência e excursão linear altíssimas para alcançar freqüências sub-graves e não prejudicar a resposta em freqüência.
Subwoofers, assim como qualquer outro alto-falante, têm suas características medidas e divulgadas pelas fábricas segundo a terminologia T/S (Thiele/Small).

Mais dicas sobre o Subwoofers - http://www.pioneer.com.br/Pioneer/Portu ... stalacao=1
#210 por Sanhiro
Sex Fev 12, 2010 2:59 pm
Qual o melhor tipo de alto-falante ?

Essa é uma pergunta , que pode gerar outras perguntas, como :
- Quanto você quer gastar ?
- Quer manter o espaço e o carro mais original possível ?
- Seus ouvidos são exigentes ?
- Som interno ou externo ?

Se a respostas para a questão dos ouvidos foi sim, vamos esquecer as outras questões, pelo menos por enquanto.

O nosso ouvido consegue captar entre 20 à 20.000 Hz, ( alguns mais sensíveis conseguem captar uma faixa inicial que começa nos 16 Hz)

Ora se nossa faixa fica entre 20 a 20.000 Hz , não vamos fazer um som para cães ouvirem e nem morcegos.

A melhor combinação de alto-falantes para o nosso Fit seja o ou o “New “seria:
  • 4 woofers
  • 2 tweeter
  • 1 Subwoofer

Tudo isso empurrado por outros acessórios que falaremos no próximo tutorial (amplificadores, crossover). Atende muito bem aos ouvidos mais exigentes, com um som Interno de excelente qualidade que tem graves, médios e agudos bem definidos.

Croqui Esquemático

Esquema de alto–falantes no Fit (GD)

Imagem



Esquema de alto–falantes no New Fit (GE)

Imagem
#138471 por Ryih
Sex Nov 13, 2015 8:47 pm
Ta ai um tópico muito bacana, mas que estava lá no fundinho! :laugh:
#138501 por Hiro
Sáb Nov 14, 2015 9:28 am
:slap: Cuidado que esse cara na época estava bem enferrujado, em estado de fóssil. :lol:


Sanhiro escreveu:Qual o melhor tipo de alto-falante ?

A melhor combinação de alto-falantes para o nosso Fit seja o ou o “New “seria:
  • 4 woofers
  • 2 tweeter
  • 1 Subwoofer

Tudo isso empurrado por outros acessórios que falaremos no próximo tutorial (amplificadores, crossover). Atende muito bem aos ouvidos mais exigentes, com um som Interno de excelente qualidade que tem graves, médios e agudos bem definidos.

Croqui Esquemático

Esquema de alto–falantes no Fit (GD)

Imagem



Esquema de alto–falantes no New Fit (GE)

Imagem

Bom eu mudaria algumas coisas que o tal do Sanhiro disse, sabe como é o coitadinho tá meio "ga ga"

A melhor combinação de alto-falantes para o nosso Fit seja o ou o “New “seria:
  • 1 Bom Kit Duas Vias ( Invista e não se arrependerá)
  • Atras se você tiver budget eu investiria por incrível que parece vou falar uma heresia, mas foi o que pude comprovar com meu ouvidos.
    Opte pelo mesmo Kit Duas Vias que colocou na frente ou um bom Coaxial ou um Woofer mesmo, è coaxial pessoal , nada de tri quadri, penta
  • 1 Bom Subwoofer

As demais dicas do "Dichian" Sanhiro estão valendo ;)
Se eu arrumar um Vetorial do GK podemos complementar aí as sugestões do GD e GE :D


Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!