• Amplificador - Qual o melhor modelo para o Fit e New Fit ?

Tudo sobre a sonorização dos Fits, aparelhos, reviews, dicas, projetos, etc.
#24 por PrimodoDK
Qua Jan 27, 2010 1:16 am
Em busca do Aplificador para seu Honda Fit. è um assunto díficil , com várias opções de potência , canais e preço. Esse post vai tentar ajudar ovcê a fazer uma melhor escolha.

Conceito
O amplificador é um equipamento que eleva os níveis de tensão dos sinais de áudio . Essa diferença existente entre a entrada e saída é denominada ganho. O amplificador é um conjunto pré-amplificador e amplificador de potência

Pré-amplificador é o estágio de um amplificador de áudio que recebe o sinal da fonte sonora, CD players, DVDs, de baixo nível e corrige-o, entregando em sua saída um sinal suficientemente elevado para atingir o estágio da entrada amplificador de potência.

Amplificador de potência é o estágio de um amplificador de áudio que eleva o sinal de áudio pelo pré-amplificador a um nível de tensão e impedância adequados para funcionamento dos alto-falantes de potência. O amplificador integrado possui o pré-amplificador e o amplificador de potência juntos no mesmo aparelho.

Como escolher um amplificador
Esse tópico é muito polêmico, pois a maioria responderá, "olhando a potência e olhando o preço".

Sim essa são dois fatores que não podem ficar de fora na escolha de um amplificador. Mas existem outros pontos importantes que devem ser considerados, para depois não se arrepender da potência gerada e de gastos posteriores a compra de um amplificador.

Tenha em mente o que você quer como produto final, não somente a potência, pois a potência pode levar você a fazer um super upgrade e isso pode não estar nos seus planos. Abaixo colocamos alguns fatores que ajudam na escolha de um bom amplificador.

1. Potência
Isto é o que a maioria das pessoas procuram em primeiro lugar, mas é a razão que você está comprando um amplificador ?

Um amplificador vai trabalhar, quase sempre, com a carga máxima especificada com impedância 4 ohms, precisamos saber exatamente quanta de energia será necessário. Ao carregar 1 ampere com maior impedância, o amplificador precisará de menos potência (temos que ter isso em mente para a especificação de um melhor amplificador).

Os alto-falantes preferencialmente, devem ser escolhidos antes da compra do amplificador. Dessa maneira, você terá a impedância e eficiência dos alto falantes para uma melhor escolha técnica do amplificador.

Infelizmente, mesmo os bons produtos de hoje vão indicar uma potência máxima de saída, o famoso PMPO (Peak Music Power Output). O certo é sempre procurar a informação da potência média, ou potência real, conhecida como RMS (Root Mean Sqware). Todos os produtos vendidos no Brasil devem seguir a portaria do INMETRO n.º 054, que determina obrigatório a informação de potência real dos aparelhos de som.

Como curiosidade, um bom amplificador de potência com 150W ou 200W RMS por canal pesa em média uns 20 ou 25 Kg e consome cerca de 500 ou 600 Watts de energia quando utilizado a plena potência. Ou seja, aqueles valores astronômicos de potência PWPO são lendas, estorinha para boi dormir.

Para a maioria das pessoas, 50W RMS "reais" por canal já será suficiente para sonorizar um ambiente de até 12m². O que dirá um carro.

2. Sinal-ruído
Isso é uma característica muito importante principalmente, utilizando um alto-falante do tipo mid-bass ou tipo mid-range. Quanto maior for o sinal de ruído melhor a qualidade e não existe qualquer exceção a esta regra .

3. Eficiência
Vamos dizer que você está olhando para um amplificador de 250 watts (RMS). A primeira coisa que deve verificar. A bateria do carro tem tensão (14.4v) e por exemplo 35A. De quanto é o fusível que o fabricante recomenda colocar. Se olhar para o final do amplificador e ver um fusível 20A, escolha outro amplificador, pois de maneira nenhuma é possível ter 250 watts RMS.

Fazendo à conta 14.4v multiplicado por 20A, é igual a 288 watts de potência máxima por 250 watts RMS declarado,ou seja 89% de eficiência. Em um amplificador de classe A / B, este é um número impossível. A eficiência máxima teórica para a classe A / B é de 66%. Ou seja, enganação à vista.

4. Terminais
Um carro é um local repleto de vibrações. Uma ligação barata feita com conversores, ou com cabos inadequados pode ser fonte de problemas no futuro. Veja se o RCA por exemplo é soldado no chassis do amplificador, o tipo de matéria utilizado para os terminais, etc...

5. Dissipação de calor
Esse é um item importante, mas passa desapercebido por muitos. O Amplificador tem um desenho bonito, bons terminais, eficiência esperada, potência real satisfatória, mas é importante saber qual o tamanho e de que material é feito o dissipador, pois isso mostrará se o amplificador é de boa qualidade ou não. Com boa dissipação de calor, o amplificador terá estabilidade térmica e melhorará o seu rendimento.

6. Preço
Esse é um fator importante, mas as vezes vale a pena adiar o upgrade e comprar algo melhor depois, do que comprar algo provisório ou mais barato que não atenda e tenha qualidade, que pode comprometer o seu som, e o seu bolso.

Maiores detalhes em breve.
Disponibilizaremos arquivos em pdf
#69 por PrimodoDK
Dom Fev 07, 2010 12:40 pm
Algumas sugestões de onde instalar o Amplificador
Aqui estão algumas dicas para manter em mente quando planejar a sua instalação de amplificador
Encontrar o ponto certo

Um amplificador pode ser instalado de maneira firme com apenas alguns parafusos. Mas cuidado na escolha do local, pois os amplificadores são sensíveis à motor elétrico e interferência de ruído. O amplificador de rádio podem afetar o amplificador e vice versa, tente montá-lo, pelo menos, 3 metros de distância do CD ou DVD Player.

Um local bom para instalar o amplificador:

Porta-malas
Prós: Bom espaço para acomodar um amplificador. pode ficar perto do subwoofer.

Contras: Você vai sacrificar um pouco do espaço da carga e talvez comprometa o rebatimento do ULT (Magic Seats). A quantidade de longos fios e cabos será necessária.

Usando o Painel Lateral do porta malas

Imagem

Usando o piso do porta malas

Imagem

No encosto do banco traseiro (1/3)
Prós: O espaço do porta malas é preservado.

Contras: Compromete o sistema ULTR pelo menos 1/3 . A quantidade de longos fios e cabos será necessária.

No encosto do banco traseiro (1/3)

Imagem

Mantendo o seu amplificador na temperatura ideal
Além do espaço é necessário considerar o fator temperatura no local de montagem. Amplificadores produzem calor e este calor deve ser dissipado de maneira eficiente. O dissipador de um amplificador absorve o calor e irradia para o ar de onde estiver instalado. Para o dissipador operar de forma eficiente, ele precisa de alguns centímetros de espaço em torno deles. Ao montar o amplificador sobre uma superficie, tente posicioná-lo de modo que exista um espaço para circulação de ar. Alguns fabricantes colocam as recomendações necessárias.

Alimentação do amplificador
O principal cabo do amplificador é aquele que conduz a alimentação da bateria diretamente ao amplificador. Por isso como vimos algumas páginas atrás é importante dimensionar corretamente a bitola do cabo para não ocorrer sobre carga nos cabos ou no falta de carga amplificador, também é importante colocar próximo a bateria do carro, um fusível para evitar acidentes caso haja um curto circuito.
O dimensionamento do cabo apropriado para a sua instalação, depende do comprimento que você quer usar, a poTência de seus amplificadores e como você planeja para usá-los. Certifique-se de que o fusível do amplificador classificação não exceda o recomendação do fabricante .
#1327 por dimiro
Qua Mar 24, 2010 9:03 am
Bom topico...
Quero instalar um modulo, Stetsom Th 4100 para empurrar um Sub apenas.

Minha dúvida principal é, será que a bateria original aguenta este modulo?
#1355 por Hiro
Qua Mar 24, 2010 6:30 pm
Dimiro,

Bom se você pretende ouvir o som com o carro desligado, recomendo você trocar a bateria original.

Dei uma conferida nas especificações do seu AMP TH4100

Imagem

Consumo 0,6 a 45A
Tensão de Alimentação 13,8V

Mesmo com o carro ligado, se você usar o máximo de potência , ele pode consumir 45 A, o que deve ser levado em consideração. COmo você não vai fazer um trio elétrico, acho que sempre usará uma média.

Outra consideração é como pretende ligar os AMPs no SUB . Vai utilizar o esquema de ligação em Bridge ? Bom em todo caso é recomendável você trocar sua bateria orginal por uma de maior capacidade. Veja algumas opções nesse tópico

Para maiores detalhes sobre a bateria veja esse tópico.

viewtopic.php?f=22&t=56&p=66#p66
#1384 por dimiro
Qui Mar 25, 2010 11:33 am
Valeuu Hiro.

Pois bem, escutarei somente com o carro ligado, inclusive liguei o DVD de modo que somente virando a chave no ACC.

E o Sub que irei ligar é um Selenium Bass de 200rms.

Só quero ter um grave gostoso e não muito forte também para nao abafar os falantes ne.. que pretendo deixar ligados direto no DVD.

Outra duvida.. ontem estive olhando o carro pra entender como irei passar os fios e instalar o modulo.... e facil passar o cabo rca de dentro do painel ate o modulo la tras? e os fios pelo carro, e tranquilo ou tem macete?? hehe
#1398 por Milton
Qui Mar 25, 2010 9:25 pm
hehehehehe
deveria haver uma parte do fórum chamada Consultoria Honda Fit Fans.
Consultor Sênior: Sandro.. hehehehehehe
:laugh: :D :rolleyes:
Mandando bem como sempre...daqui a pouco enjoô de elogiar.. heheheh vai ficando ponto comum...
#1402 por Hiro
Qui Mar 25, 2010 10:40 pm
Milton,
Muito Obrigado. Depois eu acerto com você aquele dinheirinho :whistle: :rotfl:

:blush: :blush: Pelo Amor, menos :dawgie: :thanks: :oops:

Eu agradeço, Mas eu aprendo todo dia com vocês. Se tivesse consultoria, teria muitos Consultores Seniors por aqui. ;)
#1403 por Hiro
Qui Mar 25, 2010 10:54 pm
dimiro escreveu:Pois bem, escutarei somente com o carro ligado, inclusive liguei o DVD de modo que somente virando a chave no ACC.
E o Sub que irei ligar é um Selenium Bass de 200rms.

Dimiro, Boa, isso já vai ajudar muito , pelo menos não terá que chamar um guincho para te socorrer. Mas mesmo assim é bom tomar cuidado com a instalação e a potência média do seu AMP. POis memso com o Fit, ligado você pode ter uma sobrecarga no sistema, lógico que aí o normal de uma boa instalação de som é abrir o fusível.

O que é bom verificar também é quando foi a ultima vez que vc trocou a bateria se é que já trocou. Aí se já estiver na hora de trocar a bateria, voc~e poderia experimentar colocar a Moura. Ou qualquer um daqueles modelos de bateria indicado aqui no Fit Fans.

dimiro escreveu:Outra duvida.. ontem estive olhando o carro pra entender como irei passar os fios e instalar o modulo.... e facil passar o cabo rca de dentro do painel ate o modulo la tras? e os fios pelo carro, e tranquilo ou tem macete?? hehe

No Fit (GD) é uma tarefa trabalhosa, mas não é assim um bucho de sete cabeças. Se vc quiser o melhor caminho , recomendo utilizar o lado do passageiro. Você terá menos concentração de fios por esse caminho. Você pode passar o Fio pela lateral entre o carpete e a borracha da porta. Eu escrevi um arquivo tutorial em "pdf" em um outro fórum, sobre como desmontar os paineis do Fit (GD), assim fica mais fácil passar os fios. até o porta malas. Eu vou retrabalhar nesse PDF e tento postar aqui no Fórum nesse Final de Semana. Ele fala sobre Alto Falantes Assim fcará um pouco mais fácil tendo as instruções em mãos. :yes:

Para demosntar o painel do Som , você já tem a instrução no Fórum do Faça Você Mesmo. Nesse link

viewtopic.php?f=15&t=40&p=43#p43
#1417 por dimiro
Sex Mar 26, 2010 8:17 am
Showw Hiro.. valeu!!!

Sou novato com o Fit... estou com o carro há 2 semanas.. hehe
A bateria não sei se ja foi trocada, mas esta com sinal verde e boa. Como uma nova de mais potencia deve ser bem carinha, acho que vou usar até começar a cair um pouco, daí troco...

Qual a potencia de bateria que me recomenda usar com este modulo? Fiquei bobo quando vi o tamanho da bateria e a potencia para o tipo de carro.
#1565 por Hiro
Ter Mar 30, 2010 11:22 pm
Oi Dimiro,
Bom a questão da potência da Bateria ou melhor a corrente por ela suportada, deve ser suficiente para manter as correntes elétricas exigidas pelos equipamentos e acessórios do carro.

Apesar de pilha a bateria do meu Fit ainda esta priginal, acredite. :D Depende muito de como vc utiliza o carro. Eu comperi o carro no começo de 2006 e estamos em 2010 , são mais de 4 anos, com a pilha funcionando. E olha que eu tenho som e alarme que consomem energia com o carro desligado , fora a injeção e e por aí vai.

Se essa bateria atua que você tem, for para o espaço, você pode usar uma daquelas baterias citadas como recomendadas nesse tópico viewtopic.php?f=22&t=56&p=66#p66 , pois você relata que será um uso moderado.

Agora, se você vai forçar um pouco mais seu AMP recomendo mesmo colocar as baterias de gel, que aguentam mais esse tipo de utilização.

Advinhe a notícia ruim :weep: Elas são muito mais caras, digamos de quatro à seis vezes o preço de uma bateria normal.

Mas se estiver a fim de investir eu recomendo a Yellow Top importada. :thumbup:

Código do Produto: D51R (8073-167) - Yellow Top
Catálogo pag.1

Imagem

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!