• Recall HR-V para realização de procedimento de sangria do sistema de freio

#193850 por Hiro
Qui Mar 14, 2019 9:12 am
Oi Pessoal,
Já faz um tempinho, mas antes tarde do que nunca o lembrete desse recall para Donos da HRV

Honda convoca proprietários do modelo HR-V para realização de procedimento de sangria do sistema de freio

Campanha envolve 19.916 veículos, com início de atendimento em 12 de novembro de 2018

A Honda Automóveis do Brasil, pautada pelo seu princípio de respeito aos clientes, convoca os proprietários dos automóveis relacionados a seguir a comparecerem a uma das concessionárias autorizadas da marca para a execução da sangria do sistema de freio.

Imagem


Recall HR-V

Em alguns veículos, em razão de falha no processo de fabricação dos pistões dos calipers de freio traseiro, pode ocorrer o desprendimento de gás hidrogênio, gerando bolhas no fluído de freio. O defeito pode causar a redução do desempenho de frenagem do veículo, aumentando os riscos de acidente. A situação pode resultar em danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros.

A realização do reparo é gratuita, em qualquer concessionária autorizada da marca, a partir do dia 12 de novembro de 2018.

A consulta à necessidade do reparo deve ser feita no link www.honda.com.br/recall. O agendamento pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e sábado, das 9h às 14h - horário de Brasília).
#193857 por Hiro
Qui Mar 14, 2019 10:45 pm
Informação retirada desse link.
https://www.honda.com.br/noticias/honda ... sangria-do

Com relação a sua dúvida tem dois pontos a serem considerados
Lado lógico
a) Creio que a Honda, não chamaria os seus clientes para um recall, que seria sanar um problema de fabricação, com um procedimento que não resolvesse o problema

Lado técnico
b) Antes do questionamento, precisa-se entender o que liberou o hidrogênio.
Talvez algum material usado na fabricação dos pistões dos calipers do freio traseiro. Pode ser a própria mão de tinta no acabamento. E essa reação talvez só aconteça no começo do uso efetivo do sistema de freio. Pode ser o fluído usado que em contato com os pistões provoque essa liberação de hidrogênio.
Os recalls em geral na sua convocação evitam se alongar na explicação técnica, pois não é todo mundo que é entusiasta.

É valido o questionamento, mas nesse caso seria importante um técnico da Montadora,( não é da concessionária), tirasse essa dúvida.

Caso você tenha uma HRV, pode tentar esclarecer isso através dos canais diretos com a Montadora Honda e ficar seguro de que esse procedimento deverá sanar esse problema.

Mas também, por outro lado, se você não está confiante no Recall e não obteve esclarecimentos da fábrica, meu conselho é : Venda o Carro e Mude de Montadora.
Aproveite que a HRV usada está bem valorizada.
DIgo isso porque eu vi acontecer.
Andar com um carro que você perdeu a confiança, só trará problemas para você e talvez faça esse entusiasta que você é ,sumir de vez
#193873 por bmrmezenga
Sáb Mar 16, 2019 11:13 am
Não. Tenho um GD. Só mesmo estou tentando avaliar a engenharia atrás do problema. Nenhuma crítica, pelo contrário, se a empresa não presasse a segurança nem convocaria o recall que com o tempo, nas próprias revisões ele seria sanado pois troca de fluido e sangria faz parte de algumas delas.
Parabéns inclusive pela atitude.

Imagino que o problema a fundo deve ser mesmo o que descreveu no lado técnico. Confirmação ao certo só mesmo com alguém da engenharia que sabe detalhes.

Enfim, só pensando alto sobre o assunto.


Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!