• Alarme e afins

Aqui você pode colocar uma sugestão ou pergunta sobre uma modificação.
Se tiver o passo a passo feito por você e registrado com ilustrações ele passará para o fórum de DIY Fit Fans ;)
#195186 por fernandozap
Ter Ago 13, 2019 4:07 pm
Fala pessoal!

tenho lido vários DIY aqui no fórum... tudo muito bem organizado! TOP!

Mas estava querendo colocar um alarme no meu 2007 LXL, que veio pelado nesse quesito! rsrs...
Já até peguei umas dicas com o PrimodoDK sobre a central "original"....

Queria saber qual o alarme mais indicado a se colocar no Fit... no nível de cortar menos fios sem fazer gambiarras... rsrs...
Eu já instalei um Positron em outro carro meu, mas no FIt quero colocar os módulos de subida de vidro e trava por velocidade...
Minha idéia é colocar estes módulos da Tury, e o alarme Positron... mas será que vou ter que fazer gambiarras?
Vi que a Tury fabrica o módulo de vidro pro old Fit praticamente plug 'n' play... e a trava por velocidade parece bem fácil de instalar tb....
Mas a nível de alarme acho que a Pósitron fica na frente, né?! considerando vou colocar uma chave canivete e também acredito que esse alarme tem mais nome e mais suporte (técnico e peças)...

Vcs acham que é uma boa combinação? ou teria alternativas mais simples com menos "fios cortados"? haha...

Valew!
#195196 por Jhmmto
Qua Ago 14, 2019 8:26 am
Bom dia,
Acredito que cortar fios é quase inevitável, porém para Honda ou melhor carros japoneses, você consegue sempre fazer um chicote adaptador que você deriva sinal de um ou mais plug e aí faz uma ponte continuando o sinal original e outra ponta para derivações dos sinais que precisa. Pessoal aqui pelo que vi, principalmente o pessoal das antigas faz muito isso, por isso o chicote original fica preservado e eles derivam qualquer sinal
Porém isso é difícil fazer pois vc precisa de um conector macho e outro fêmea. Mas o pessoal consegue aqui, só não me pergunte onde eles arrumam esses plugs e conectores. Pessoal aqui é meio ninja com Thor misturado (rs).

Outra opção é você usar aqueles conectores que não necessariamente você corta o fio, mas faz uma punção atraves desses conectores. Tipo da 3M Scoth, ou acho que algumas coisa taps. Depois alguém informa melhor o nome desse conector.
Para os módulos de vidro e travas o mais recomendado mesmo é a Tury, pois ele também interfere o menos possível no chicote original e os módulos funcionam bem. Muitos aqui instalaram esses módulos e eu mesmo depois de ver aqui no Fit Fans acabei optando por um Tury.

Mas de alarmes infelizmente; a Tury não tem muitas opções. Então sobrou a opção do Positron, que em termos de alarme ainda é a melhor opção., porém os sinais que ele demanda, para não cortar fio, você terá que fazer ou o chicote adaptador ou usar esses conectores da 3M Scoth. Em geral eles pegam sinal do pisca, das travas e dos sensores do porta malas e do capô as vezes. De resto são cabos para sirene , sensor de Ultrasom de presença.
Se quer fazer a chave canivete, acho que a Positron com certeza é a melhor opção.
#195204 por fernandozap
Qua Ago 14, 2019 11:32 am
Valew, Jhmmto!!

Quero evitar de cortar os fios, mas não é algo que tenho medo! rsrs... esse esquema de fazer os conectores é o mundo ideal, né?! totalmente reversível e perfeito! mas achar esses conectores deve ser um parto.... pelo menos eu acho, pois estou mais acostumado no mundo GM... rsrs...
Já vi esse conector 3M que vc está falando, mas não lembrava! Boa!! haha...

Hoje reparei que se eu travar a porta do motorista por dentro e fechá-la, pronto! o carro está travado! hahahah... pohan! nenhum esqueminha pra não travar o carro com a chave lá dentro! Meu Swift 94 tinha isso, já! haha...
será que com um desses módulos de trava vem esse esquema de prevenção?

Então Tury + Positron... estou no caminho certo! hehe...
#195206 por PrimodoDK
Qua Ago 14, 2019 11:51 am
Salve fernandozap,
O conector que vocês estão falando acredito ser o Scoth Lock da 3M, também tem o Positaps.
Ambos acabam pegando o sinal do cabo original, como se fosse garras que prendem no cabo. entretanto não há o ato de cortar o fio e interromper o sinal e fazer emenda.

Sobre o Fit trancar a porta. é um fato que acontece na primeira geração. O fato de ter um alarme que avisa que a chave está no contato, para os engenheiros era o suficiente para o motorista não travar a porta e depois fecha-la.
Sim pode ser uma falha em não pensar em algumas situações, por isso foi corrigido da segunda geração em diante.

Alguns casos de bebes ou animais domésticos aconteceram com esse Fit de 2004 à 2008, principalmente os que tinham alarme Aftermarket instalado (Como o Positron) Se ele fechar lá dentro com a chave um abraço.

Essa reportagem não fala, bem e diz ser um defeito mecânico, mas com certeza ele baiou o pino do motorista , fechou as 4 travas , e fechou a porta , só que esqueceu a chave no carro

https://www.enfoquems.com.br/campo-gran ... -bombeiros

Imagem

Na segunda e terceira gerações do Fit as travas não são mais de pinos , são mais difíceis de serem fechadas e mesmo que se tranque , ao fechar a porta do motorista ela não trava essa porta. ;)

:offtopic2: Tem outro problema , que eu reclamava do meu Fit GD1 2006, era o tampão do porta malas, deixava ele parcialmente levantado. E por vezes fechava a porta e esquecia de abaixa. Quando entrava no carro e olhava via só um breu no retrovisor. E geralmente era na chuva e quando precisava manobrar de ré , que beleza. :lol:
#195210 por fernandozap
Qua Ago 14, 2019 4:58 pm
PrimodoDK escreveu:Salve fernandozap,
:offtopic2: Tem outro problema , que eu reclamava do meu Fit GD1 2006, era o tampão do porta malas, deixava ele parcialmente levantado. E por vezes fechava a porta e esquecia de abaixa. Quando entrava no carro e olhava via só um breu no retrovisor. E geralmente era na chuva e quando precisava manobrar de ré , que beleza. :lol:

hahahaha.... já reparei nisso tb! o vistoriador da transferência fez isso, pelo menos não estava chovendo!
#195211 por Hiro
Qua Ago 14, 2019 7:33 pm
OI fernandozap,
Acredito que você queria fazer um "Faça Você Mesmo" ou DIY
Talvez as informações abaixo complementem as informações dadas a você até o momento.

Sobre o Scothlock e o Positaps, você encontra mais informações aqui : viewtopic.php?p=152398#p152398

Multiplex Integrated Control Unit - Onde estão os principais sinais elétricos do Carro

Imagem

Uma dica sobre os sinais que você pode pegar num Honda. Ele tem mais que uma caixa de fusível interna. O sistema é chamado de MICU (o nome é meio estranho ou engraçado em português) que é a abreviação de Multiplex Integrated Control Unit. Nesse local você consegue a maioria dos sinais que precisará para o alarme do carro de forma concentrada. Mais informações sobre a MICU ou o que o pessoal chama de caixa de fusível, para o sua geração e ano do Fit está nesse link : viewtopic.php?p=11396#p11396

Ainda tem a cereja do bolo nesse Sistema MICU, que é o Conector Option ou Conector de Acessórios Em destaque no retângulo vermelho na foto abaixo.
Mais informações pode encontrar aqui : viewtopic.php?p=23008#p23008

Imagem

Sobre os controles de trava e vidro
Se precisar, você consegue de modo concentrado o controle master que fica na porta do motorista.
Tem um tópico sobre módulos de Vidro. E o Msalvado fez um chicote adaptador. ;) Mas na época que ele fez não existia ainda os módulos da Tury. Que é o que você está olhando. viewtopic.php?p=128986#p128986

Imagem

Para desmontar o forro de porta, pode pegar as dicas aqui : viewtopic.php?p=5464#p5464

Para achar conectores do Honda Fit
Aqui no Brasil é bem complicado achar conectores novos, mas uma dica, desde que procure as sucatas legalizadas e procurar caixas de fusível, ou mesmo chicotes de Honda Fit ou mesmo outros Honda. Mas para não alimentar a industria Robauto, sempre peça a procedência e uma nota fiscal . Vale o alerta que se não fizer isso acaba alimentando a industria Robauto e você pode ser no futuro um dos prejudicados.

Imagem

Boa Sorte e seja bem vindo ao Fit Fans.
#195287 por fernandozap
Qua Ago 21, 2019 5:19 pm
Hiro escreveu:OI fernandozap,
Acredito que você queria fazer um "Faça Você Mesmo" ou DIY

Exatamente! rsrs...
Caramba!! valew demais Hiro!! não tinha encontrado a maioria destes tópicos ainda! hehe...
#195289 por Hiro
Qui Ago 22, 2019 6:05 am
Oi fernandozap,
Não há de quer. Que bom que ajudou
Bom divertimento no DIY do alarme. ;)

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!