• Reflash ECU (Reprogramar sua Central) - Isso pode ser feito ?

Aqui você pode colocar uma sugestão ou pergunta sobre uma modificação.
Se tiver o passo a passo feito por você e registrado com ilustrações ele passará para o fórum de DIY Fit Fans ;)
#191388 por Hiro
Seg Mar 19, 2018 9:39 pm
Olá Pessoal,
Bom esse fórum aqui nunca abordou muito as modificações mecânicas profundamente.
A característica é sempre manter o mais OEM possível e fazer mudanças funcionais, de segurança, de comodidade e conforto. Além de algumas estéticas.

Mas nunca é tarde para abordar a questão de Reflash da ECU ou (Reprogramar sua Central) .

Só para esclarecer para todos , o Reflash da ECU é basicamente para melhorar as respostas do seu carro, tendo ganho em potência e torque. Mudando as respectivas curvas de fábrica. sem alterar necessariamente nada mecânico no carro.

isso Pode ser feito ?
Isso pode ser feito desde o final dos anos 80, quando os primeiros carros de injeção eletrônica vieram ao mercado .
Alguns aqui são da época da Nascar e já se fazia isso nos APs da VW e nos Projetos J da GM
Um MK4 pode ser feito até na garagem de sua casa. naquela época ;) #SQN


https://youtu.be/mLvvxMCUo5E


E para Honda ?
Sim isso pode ser feito nos Honda. Existe o Hondata, https://www.hondata.com/
Muito usada aqui no Brasil nos CIvic SI .

Agora tem uma opção um pouco mais tranquila que pode ser feita com uma interface para ODB2 da Ktuner. que esse sim pode ser feito na sua casa. :D


https://youtu.be/gTYLpvOI9cI

Vale ver esse vídeo pois tem o conceito do que é ganho com o Reflash e casos praticos de como a ECU original , programada pela Hodna atua e porque seu HOnda as vezes fica xoxo ou aquele lance que Honda só anda em Alta.


https://youtu.be/qIyv9mxU9Kg

Consultei o representante da Ktuner no Brasil, que é a Rev it Up e fiz uma cotação para o Civic 2014 - 37820-R2A-M11

Rev it Up escreveu:Olá, o valor são 2100 reais. O aparelho é enviado a você com sedex pago por nós. Ao chegar aí instalamos o programa no seu laptop e em seu carro via acesso remoto. Ao término do processo você nos envia o aparelho de volta com sedex pago por você. Não é necessário ninguém para a instalação, fazemos tudo via acesso remoto na sua garagem.


Ou seja é necessário ter acesso internet de qualidade na sua garagem e claro luz elétrica. E o Ktuner não fica com você.

Abaixo alguns carros que muitos falam ser de mãe , de velho tiozão ou mesmo que não andam nada com o Ktuner.

Accord


https://youtu.be/ZkdDo5KvHHc

HRV


https://youtu.be/XlEWxzTUwAY

Civic 1.8


https://youtu.be/Uc5YM7ws4_8

Bom só para saberem , tem para Fit também :cool2: :evil: :whistle: , pelo menos do 2009 à 2014 tem.
http://www.revitup.com.br/?page=ecus-atendidas

A consulta é pelo part number da sua ECU.

Como se Faz para Voltar a ECU para o Original, Com o Ktuner ?
Rev it Up escreveu:No retorno para original você só paga o sedex de ida e volta. Não há nenhum outro custo adicional a não ser os envios.
#191390 por JorgeJapa
Seg Mar 19, 2018 10:37 pm
Hiro escreveu:Olá Pessoal,
Bom esse fórum aqui nunca abordou muito as modificações mecânicas profundamente.
A característica é sempre manter o mais OEM possível e fazer mudanças funcionais, de segurança, de comodidade e conforto. Além de algumas estéticas.

Mas nunca é tarde para abordar a questão de Reflash da ECU ou (Reprogramar sua Central) .

Só para esclarecer para todos , o Reflash da ECU é basicamente para melhorar as respostas do seu carro, tendo ganho em potência e torque. Mudando as respectivas curvas de fábrica. sem alterar necessariamente nada mecânico no carro.

isso Pode ser feito ?
Isso pode ser feito desde o final dos anos 80, quando os primeiros carros de injeção eletrônica vieram ao mercado .
Alguns aqui são da época da Nascar e já se fazia isso nos APs da VW e nos Projetos J da GM
Um MK4 pode ser feito até na garagem de sua casa. naquela época ;) #SQN


https://youtu.be/mLvvxMCUo5E


E para Honda ?
Sim isso pode ser feito nos Honda. Existe o Hondata, https://www.hondata.com/
Muito usada aqui no Brasil nos CIvic SI .

Agora tem uma opção um pouco mais tranquila que pode ser feita com uma interface para ODB2 da Ktuner. que esse sim pode ser feito na sua casa. :D


https://youtu.be/gTYLpvOI9cI

Consultei o representante da Ktuner no Brasil, que é a Rev it Up e fiz uma cotação para o Civic 2014 - 37820-R2A-M11

Rev it Up escreveu:Olá, o valor são 2100 reais. O aparelho é enviado a você com sedex pago por nós. Ao chegar aí instalamos o programa no seu laptop e em seu carro via acesso remoto. Ao término do processo você nos envia o aparelho de volta com sedex pago por você. Não é necessário ninguém para a instalação, fazemos tudo via acesso remoto na sua garagem.


Ou seja é necessário ter acesso internet de qualidade na sua garagem e claro luz elétrica. E o Ktuner não fica com você.

Abaixo alguns carros que muitos falam ser de mãe , de velho tiozão ou mesmo que não andam nada com o Ktuner.

Accord


https://youtu.be/ZkdDo5KvHHc

HRV


https://youtu.be/XlEWxzTUwAY

Civic 1.8


https://youtu.be/Uc5YM7ws4_8

Bom só para saberem , tem para Fit também :cool2: :evil: :whistle: , pelo menos do 2009 à 2014 tem.
http://www.revitup.com.br/?page=ecus-atendidas

A consulta é pelo part number da sua ECU.

Como se Faz para Voltar a ECU para o Original, Com o Ktuner ?
Rev it Up escreveu:No retorno para original você só paga o sedex de ida e volta. Não há nenhum outro custo adicional a não ser os envios.
Ótimo tópico, então... teremos hondas "mais animados" num futuro proximo?

Enviado de meu SM-J730G usando Tapatalk
#191399 por Hiro
Ter Mar 20, 2018 8:07 am
JorgeJapa escreveu:Ótimo tópico, então... teremos hondas "mais animados" num futuro proximo?

:hmmm: :whistle: Por aqui acho que não JorgeJapa san :lol:
A ECU, mecãnica em geral e o Powertrain ficarão stock.
#191420 por Hiro
Ter Mar 20, 2018 8:24 pm
A questão é Demanda
Mas curiosidade seu perfil está como New Fit, mas acredito que você tenha um GK5, correto ou Fit3 .

A ECU do GK5 brasileiro é diferente do Americano e diferente do GE8.
Problema é que nosso L15 é o de injeção indireta, mas ao mesmo tempo ela foi recalibrada em relação a 2ª geração do Fit.

Só ter um pouco de paciência. e claro ter a procura devida para que compense mexer com isso.

Qualquer coisa, você pode fazer como esse dono de Fit GK , tempo 17:45


https://youtu.be/ao_24jB86R8
#191429 por paparellich
Qua Mar 21, 2018 8:42 am
Finalmente Sanhiro! O máximo que eu havia encontrado no fórum sobre o reflash da ktuner foi uns poucos comentários sobre o vídeo do Fit e de um Civic.
Acompanho o canal da Rev It Up no YouTube e confesso que a vontade de fazer esse up aumenta cada vez mais. Já revirei o fórum na busca de alguém tê-lo feito, mas nada.
Encontrei o anúncio deles no MercadoLivre, R$ 1700,00.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 009-14-_JM

Só não coloquei em prática ainda pq não vi mtos usuários de Fit "reflashado". Como meu GE8 é o carro da família, tenho medo de provocar um "problema desnecessário".

Abs!
#191430 por Sanhiro
Qua Mar 21, 2018 10:46 am
Oi paparellich,
É o Fit Fans não abordava muito esse assunto, até pelo seu perfil., mas pesquisar sobre o assunto é sempre bom.

Seu receio tem fundamento.

Na essência, a montadora com seus engenheiros definem parâmetros na curva, que tem como foco nessa ordem :
- Segurança
- Manutenção
E depois variando as ordens de acordo com os modelos
- Conforto x Economia x Performance

Com isso fica fácil de imaginar que os limites são configurados para uma margem de segurança bem alta pela montadora e é aí que o pessoal de reflash acaba trabalhando para modificar a curva da ECU e tendo uma perfomance melhor.

Mas lembre-se que isso é sempre uma balança. Nâo tem jantar grátis, se o almoço for bom.

Em geral , você acaba liberando mais potencia e torque e com isso o motor vai trabalhar num regime diferente do projetado pela montadora, ou seja , o motor, injeção e seus componentes serão levados a um limite superior e pode aí gerar desgaste antecipado, com certeza vai pedir uma manutenção diferente do que está no manual.

E isso pouca gente explica, a não ser os bons preparadores. mesmo sendo um dia a dia, que é pior ainda, ele por exemplo vai precisar que você troque o óleo e outros fluídos, em uma frequência maior do que pede o manual. Ou seja trocar óleo do motor e filtros com 4 a 6 meses. no máximo, por exemplo.

Talvez dependendo da preparação, você tenha até que mudar a viscosidade do óleo.

E não esqueça deu mais ganho no motor, não esqueça que acelerar mais, tem que brecar/frear mais também. ;) Senão vira carrinho bate bate

Em resumo é saber tocar e fazer as manutenções nos tempos certo no carro preparado, aí não tem dor de cabeça. Mas a brincadeira vai além dos R$ 1700,00 , tenha isso em mente. E são gastos frequentes.
#193860 por Hiro
Qui Mar 14, 2019 11:13 pm
Oi Pessoal,

Vou colocar o vídeo no primeiro post também viewtopic.php?p=191388#p191388

O vídeo abaixo, explica bem as dúvidas das pessoas sobre o Reflash, como ele funciona e o que muda no carro. E o conceito de ganho

Bom não é de hoje que sabemos algumas coisas, o motor da Honda é bom , resistente, porém algumas vezes não muito econômico e pior ,em situações normais ele às vezes faz você passar vergonha. Principalmente para o Pessoal que tem câmbio AT e MT. Mas o problema não é o motor e sim a programação que está na ECU.
Po exemplo ela trabalha com para metros onde o motor só acorda depois de 4000 rpm e tem sua plenitude lá perto dos 5800 a 7000 rpm, dependendo do modelo da Honda.
Agora a maior vergonha é em trânsito pesado às vezes ele engasga para o pessoal de câmbio Manual , dentro da marcha lenta para primeira, segunda em trânsito pesado , parecendo que você é o maior bração :lol:
Para o AT a Cruz são Subidas ingrimes ou fax o VTEC gritar ou pior ainda o AT e o motor não se entendem e se perde tanto que não adianta mais socar o pé em resumo, se não vier com a borboleta aberta no embalo, esquece que é triste.

O VTEC é gostoso, principalmente quando corta o giro, mas sabemos que , manter o giro em Alta no dia a dia isso não é pratico. A praga dos VW TSI são eficientes porque justamente trabalham com uma mapa que tem uma curva ótima em baixa rotação.

Então talvez vale a pena assistir esses 34 minutos de video para entender como Ktuner fazendo o Reflash pode melhorar seu carro. Como o pessoal da Rev it Up com o Alan e da Mecfire com o Daniel.


https://youtu.be/qIyv9mxU9Kg

Se esse assunto interessar vocês, não é bem esse o mundo do Fit Fans, mas podemos tentar explorar mais esse assunto, inclusive chegando até os Fueltech que seria uma mudança integral.

Tenho estudado um pouco sobre isso e podemos tentar explorar o básico juntos e evoluir o assunto. Essa época moderna da ECU, não é lá muito fácil para mim, a minha época era de Solex e Weber, além de Garret e Ishikawajima (IHI). Onde você fazia as coisas mais na tentativa e erro do que na precisão do conhecimento e com dados a mão como são feitos os ajustes agora.

Aquela época se abria mais o platinado e trocava-se os parafusos e arruelas dos Solex e Weber. E era tentativa e erro sem conhecimento :whistle: :hmmm:

:slap: sim eu já fui moleque, depois de um grande susto, você sai de moleque para adulto em segundos e aprende que não rola essas coisas fora do autódromo, porque você pode levar não só sua vida, mas de outros que não tem nada a ver com sua necessidade de abrir a borboleta e girar o VDO.

E de nada adianta ter potência, se não tem controle e não consegue parar.
#193863 por fnm
Sex Mar 15, 2019 9:53 am
Bom, mês que vem vai fazer 1 ano que meu (G)old Fit GD3 MT foi embora, e agora estou com um CR-V EXL 2012! Como todos sabem o CR-V é um carro pesado, e sem o K24 que é o motor "natural" dele. O R20 dos CR-Vs trazidos do México para Brasil dá conta no limite, e muitas vezes nos ressentimos de mais torque e potência.
Assim, tão logo ouvi falar desse reflash da K-Tuner, feito pela Rev It Up, fiquei interessado no assunto. Vi alguns vídeos deles sobre este reflash, mas em todos eles se fala muito em benefícios, explicam em que consistem as alterações, que deficiências visam sanar, mas não abordam o porquê de a programação original ser assim, quais variáveis estão em jogo, e, principalmente, quais os riscos envolvidos no processo.
Comecei a pesquisar genericamente sobre reprogramação de ECM e encontrei o seguinte:
1) Variáveis envolvidas:
* Segurança
* Durabilidade
* Emissões de gases
* Tolerâncias a combustíveis de baixa qualidade
* Equilíbrio entre potência e consumo
2) Possíveis riscos do remapeamento da ECM:
* Maior sensibilidade a combustíveis de má qualidade
* Pré-detonação;
* Redução da vida útil do catalizador;
Especificamente a respeito desse reflash da K-Tuner, tenho as seguintes dúvidas:
* Ocorre alguma alteração no sistema Econ após o reflash?
* Ocorre alguma alteração no momento e tempo de acionamento do sistema VTEC?
#193865 por Hiro
Sex Mar 15, 2019 1:45 pm
O Ktuner, utiliza o sistema operacional da ECU Honda, então ele não altera a linguagem. Ele trabalha com essa linguagem da Honda.

Não sei as repostas ajudarão, segue,

* Ocorre alguma alteração no sistema Econ após o reflash?
Os ajustes de fábrica estão incorporada no software. Não é possível desabilitar essa função. ECON
O que você vai ajustar são os parâmetros do Mapa e nesse caso pode trabalhar com duas possibilidades de ajuste. ligando e desligando o ECON.

Mas lembrando que o ECON, atua para conseguir otimizar a parte de consumo principalmente, atuando os sistemas como o Ar Condicionado, Cruise Control limitando que o sistema reduza as marchas no AT, por exemplo em uma aclive, a velocidade diminuirá , mas o sistema não vai reduzir as marchas


* Ocorre alguma alteração no momento e tempo de acionamento do sistema VTEC?
Esse Reflash parte do Mapa default de fábrica. E a partir dessa versão stock, se altera o mapa e seus parâmetros.
Por consequência, você consegue mexer nos parâmetros para alterar o acionamento do VTEC

Imagem

Acima uma tabela baseada em RPM com um valor em mBar que mostra qual a pressão
alternar de configurações de acionamento do sistema VTEC

Se for definido parâmetro muito alto, O VTEC permanecerá com acionamento mais baixo todo o tempo.
Se estiver configurado para 500 mBar, então usariam o engate inferior abaixo de 500 mBar e engate superior acima de 500 mBar.


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