• DIY #4 - Chave Canivete Sem Adaptações - New Fit ou Fit GE

Saiba dicas, cuidados e como fazer instalações realizadas pelos nossos amigos do Fit Fans Club
#35 por Sanhiro
Qua Jan 27, 2010 8:40 pm
Imagem

Um aviso :
O Fit Fans Club e Sanhiro, não se responsabilizam por qualquer dano ou prejuízo provocado por essas instruções. Tenha certeza das habilidades que você possui, assim como ferramental necessário.

Vamos ao códigos das peças para a transformação :
- Chave Canivere Acura* - 35113-TL0-A00
* Acura é uma divisão de carros produzidos pela Honda nos Estados Unidos, que visa o segmento sports car
(Como mostra a figura abaixo ele tem o botão de abertura do porta malas, abertura e fechamento das portas e a função pânico)

Imagem

Existe o modelo com dois botões, aliás vários modelos Acura com dois botões, só que é preciso tomar muito cuidado, pois se você pedir o part number errado, a chave não poderá ser codificada para o New Fit. Existe até um assunto acontecendo em uma tópico de fórum do exterior, só que pelo que constatamos, nem eles estão conseguindo se entender, passam o PN mas não mostram funcionando e tem dois ou tres part number divergentes. Não custa lembrar que no caso, o Honda Fit (GD) nesse país onde esta se discutindo sobre esse assunto da chave canivete, possui a chave do memso modelo que a chave que utilizamos aqui no Brasil para o New Fit (GE), New Civic e CR-V. Por isso vale a dica que se forem pegar informaç~eos de fora, sempre entre na discussão e faça perguntas, principalmente se funcionou e como foi feito o trabalho.

Esse modelo que colocamos acima é o modelo que funciona corretamente com o fcc do New Fit (GE) e com as funções de seu alarme original, outros modelos da chave de Acura, podem funcionar com outro veiculo da Honda, mas com o New Fit (GE), pode ser que não funcione.

Por esse motivo, aqui nos nossos DIY - FIt Fans Club, você pode pensar que o DIY não é inédito. Mas a diferença é que mostramos o começo, meio e fim do processo. Assim como lista de ferramentas e material e o "antes e depois". Você verá nos vídeos abaixo que mostramos a programação do Transponder e o carro funcionando. Ou seja colocamos o DIY tropicalizado para você , porque como sabemos nem sempre o Honda Fit ou Honda Jazz de fora é igual ao nosso aqui do Brasil.

Para o Fit Fans Club é importante que o DIY aqui mostrado, seja comprovado para você que a modificação funciona e principalmente o passo à passo de como fazer.

Ferramentas Necessária :
- Leitor de ECU com programa do New Fit ( não precisa ser necessariamente o HDS*)
* Honda Diagnostic System
- Chave original do seu Honda New Fit
* A partir dessa chave, será programado o Alarme e também a codificação do Transponder da Chave Canivete (mas tudo isso sem abrir a chave, só é necessário colocá-la no contato da ignição, detalhes à seguir)

Dicas
a) Onde comprar a Chave e qual o custo ?
- No Ebay - Acura Of Peoria
Existem outro vendedores no Ebay mesmo, que podem ter um custo de frete e custo da chave menor, mas essa foi a nossa referência.

b) Como se descobriu que esse part number era o correto para o New Fit ?
Dentro da chave do seu New Fit, existe um códigos escrito nas costas da caixa do circuito do Alarme e Transponder, lado oposto aos botões de abertura e fechamento. Para ter acesso basta retirar a capa. Use uma chave de relojoeiro para tirar o parafuso philips, senão poderá espaná-lo. Em seguida, olhando para o símbolo da Honda, no lado direito próximo a parte metálica encontrará um chamfro. Coloque cuidadosamente uma chave de fenda e comece a abrir a capa por esse chamfro. Se quiser enrole uma fita crepe na ponta da sua chave de fenda para não riscar ou marcar a capa da chave.
Você encontrará esses códigos :
model nº (fcc) :HLIK-1T
Frequency : 313MHz High
Vec 2.0


c) Como conseguiram a função Pânico ?
A Função Pânico já esta presente em seu Honda New Fit, basta apenas ter o controle para acionar. No caso essa chave da Acura já tinha essa função de acionamento do pânico no controle, bastando apenas programar o alarme. No fim do Post será detalhado um passo à passo para programar o alarme e você mesmo poderá faze-lo.

d) Qual o custo para se fazer a chave e programar o transponder ?
O Custo da programação + corte da lâmina da chave ficou na média em outubro de 2009 R$ 120,00.
Pesquisamos esse seviço nas concessionárias e em locais especializados com chaves de automóvel.


e) Em que local foi feito essa chave ?
Nós fizemos a programação do Transponder e o corte da chave na Chaveiro 2000 em São Paulo http://www.chaveiro2000.com.br/
Também fizemos cotação nas concessionárias Flora e Daitan de São Paulo.

Em todas o custo não foi diferente. Só que a única que fazia o serviço na hora, com a possibilidade de filmagem de todo o processo foi a chaveiro 2000. O corte da lâmina da chave nas concessionárias são feitas por terceiros.

Se optar pela Chaveiro 2000, procure pelo Rubens Paiva, que nos atendeu muito bem. E explicou o funcionamento do leitor de ECU, o processo de transcodificar a chave canivete. E tudo mais


Parte 1 - A chave


https://youtu.be/Of2igp6HT5g


Parte 2 - O Funcionamento do Alarme


https://youtu.be/k8PuiHYKUqA

Parte 3 - Confecção da Chave e programação do Transponder e Alarme


https://youtu.be/uHNeFRMHGPQ

Passo à Passo - Programação do Alarme

O que é necessário
- O chave reserva que deve estar funcionando normalmente

Como programar
1- Coloque a chave reserva que esta funcionando no contato e na outra mão fique com a chave que perdeu a programação.( ou no nosso caso a chave canivete nova)

2- Vire a chave no contato até a posição II e aperte o botão de destranvar o carro (símbolo de cadeado aberto) da chave que esta sem programação (na chave tem um led, aperte até ele apagar, e solte antes do led ligar novamente)

Imagem

3- Vire a chave para a posição 0 .

4- Vire a chave no contato até a posição II e aperte o botão de destranvar o carro (símbolo de cadeado aberto) da chave que esta sem programação (na chave tem um led, aperte até ele apagar, e solte antes do led ligar novamente)

Imagem

5- Vire a chave para a posição 0 .

6- Vire a chave no contato até a posição II e aperte o botão de destranvar o carro (símbolo de cadeado aberto) da chave que esta sem programação (na chave tem um led, aperte até ele apagar, e solte antes do led ligar novamente)

Imagem

7- Vire a chave para a posição 0 .

8- Vire a chave no contato até a posição II e aperte o botão de destranvar o carro (símbolo de cadeado aberto) da chave que esta sem programação (na chave tem um led, aperte até ele apagar, e solte antes do led ligar novamente)

Imagem

9- Vire a chave para a posição 0 .

10- Na quarta vez que estiver fazendo esse procedimento, verá que a chave esta programada e comandará a trava das portas do New Fit (GE)

Observação, para fechar o ciclo , depois da terceira vez do passo a passo, aperte o botão de cadeado aberto de todas as chaves que você, pois a que não tiver envolvida no processo pode-se desprogramar , caso você não faça esse passo ;)


Dúvidas, comentários e sugestôes
Para dúvidas, comentários, sugestões desse Faça Você Mesmo, escreva nesse link abaixo viewtopic.php?p=40#p40


Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!