• DIY #3 - Pisca LED no Retrovisor - New Fit DX/LX/LXL -GE6

Saiba dicas, cuidados e como fazer instalações realizadas pelos nossos amigos do Fit Fans Club
#11 por kotarou
Ter Jan 26, 2010 7:11 am
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Um aviso :
O Fit Fans Club Kotarou, Maxair e o Sanhiro não se responsabilizam por qualquer dano ou prejuízo provocado por essas instruções. Tenha certeza das habilidades que você possui, assim como ferramental necessário

Os responsáveis por esse DIY são o Kotarou e o Maxair. Eu fui como auxiliar e fotografo. Demorou um pouco, pois queriamos manter o padrão da instalação.

Esse DIY (Do It Yourself - Faça Você Mesmo) aconteceu no dia 09 de julho de 2009 feriado em São Paulo - Brasil. O Maxair arranjou um espaço muito bom.

O objetivo aqui é instalar o pisca no retrovisor do Fit GE6 (mais conhecido como New Fit LX ou LXL), com peças originais Honda vindas do Japão, pois aqui no Brasil não tem essas partes para vender em seperado.

O Maxair levantou o preço do retrovisor na concessionária trocando todo o conjunto e o valor sai mais de R$ 1.000,00.

Pelo Ebay, conseguimos trazer somente as peças necessárias para a substituição ficou mais em conta e para nossa surpresa tudo encaixou sem qualquer adaptação . Peça do Japão, parte do retrovisor brasileiro (fabricado pela Metagal) e tudo perfeitamente encaixado como se um fosse fabricado aqui no Brasil ou lá no Japão.

Vamos ao Códigos das peças para a transformação :

Kits comprados :
- Part Number 04320-SAA-A00 (Yellow repair wire part)
- Part Number 76201-TFO-M01ZA (LED side mirror cover - Right)
- Part Number 76251-TFO-M01ZA (LED side mirror cover -Left)
- Part Number 34300-TFO-003 (LED winker light right side)
- Part Number 34350-TFO-003 (LED winker light left side)

Nesse Kit você compra a capa do retrovisor, os piscas LED, o fio com o cabo para conexão do pisca LED, incluindo os parafusos necessários. Veja na foto abaixo.

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Outros materiais utilizados
- Cabos e fios extras (encontrado na Santa Efigênia em São Paulo)
- Conduite automotivo (Em São Paulo você encontra na Volly ou no Mercador Car)
- Terminais diversos (Um par deles tem que ser no formato de arruela, encontrado na Santa Efigenia em São Paulo)
- Positaps ou ScothTaps (encontrado no site Curitiba Som)
- Capa termica isolante (encontrado na Santa Efigênia em São Paulo)
- Plugs (encontrado na Santa Efigênia em São Paulo)
- Abraçadeiras (Qualquer loja de material de construção)

Ferramentas necessárias
- Alicate de corte
- Alicate de Bico
- Alicate descascador de fio
- Chave de Fenda,
- Chave Philips
- Chave Catraca
- Soquetes de 10 mm
- Soldador e fio de solda
- Isqueiro Zippo, pois o Fit merece :bow:
- Trim and Molding Tool Set (Extrator de Painel do carro)
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- Um pedaço de fio sólido rigido ou arame ou cabo de aço para servir de cabo guia na hora da passagem dos fios.
- Fita isolante
- Luvas de proteção
- Pendente de Luz com cabo de 5 metros
- Extensão de fio
- Multimetro
- Hashi ( Palitos para comer comida japonesa ou chinesa), claro que são novos :idea: (opcional)
- Fita Crepe (opcional)
- Fonte de 12 Volts (opcional)

Uma amostra do arsenal nas fotos abaixo :

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Instruções

Vamos ver como eram os carros . Lembrando que o DIY é dose Dupla. Carro do Max e do Kotarou

FIT GE06 - Max

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Fit GE06 - Kotarou

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Uma dica importante é marcar o positivo e o negativo do pisca do LED, você consegue fazer isso antes do teste, se você tiver uma fonte de 12 Volts em casa. Lembrando que mesmo que inverta a polaridade o LED não queima. O que vai acontecer é que se você ligar errado o LED não acende.

Outra dica é deixar os espelhos virados totalmente para cima e os vidros dianteiros com 1/4 de abertura.

E por último se você já fez tudo isso , desligue o negativo da Bateria. A memória do Radio será perdida com essa operação.

Vamos ao Passo à Passo

1) Tire o espelho do da base

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Para tirar o espelho da base, você deve coloca-lo totalmente voltado para cima.

Depois insira sua mão na parte inferior do retrovisor, nas extremidades inferiores ( seta A da foto acima) você vai apoiar seus dedos e em seguida puxar o retrovisor para fora. fazendo isso ele soltará os ganhos inferiores ( Seta D e C). O espelho ficará preso pelo ganho superior (Seta E), basta aí puxar o espelho para baixo para
soltar esse gancho.

Se precisar de uma instrução mais detalhada para retirar o espelho, olhe o tópico referente ao Diy #2-Aquaclean

E o retrovisor ficará assim:

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Guarde o espelho envolto em um pano e num lugar seguro, para ele não quebrar.


2) Tire a capa do retrovisor

Para tirar a capa, vc usará o waribashi (talher japonês - invenção muito boa do Kotarou), para não riscar o retrovisor e nem quebrar os ganchos ou suporte da capa e retrovisores.

Retire os Ganchos B, inicie pelos ganchos inferiores, usando o Hashi, aquela ponta talhada para empurrar os ganchos para fora.

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O retrovisor ficará assim :

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As capas do retrovisor

Original e a versão trazida do Japão - não tem nenhuma diferença de cor.

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3) Desmontar o painel das portas

Nos vamos desmontar esse painel para ter acesso ao fio

Bom já mostrei o esquema quando falei sobre o alto falante, mas vamos dar uma passada novamente.

Retire a parte lateral do apoio de braço que esta no painle da porta, pode puxar ele e depois que ele desencaixar de uma subida para tirar os ganchos.

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Depois retire o painel superior desse apoiso de braço com os comandos, desparafusando-o da porta, não esqueça de desligar os plugues

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Retire o parafuso da maçaneta Interna

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Na parte de baixo da porta. retire o painel usando a ferramenta extrator de painel do carro fazendo uma alavanca para retirar os encaixes do painel com a porta. As presilhas (molas) estão representadas nesse desenho.

Depois para desencaixar o painel , empurre o para cima , tomando cuidado com a maçaneta, pois ela fica encaixada na porta. Passe a maçaneta por dentro do painel para retira-lo completamente.

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Não esqueça de desparafusar o alto falante ele só tem um parafuso na parte superior e dois ganchos embaixo, depois de desparafusar puxe alto falante e depois erga um pouco para soltar os ganchos inferiores.

E sua porta ficará assim.

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4) Retirar o retrovisor do carro.

Retire o plástico de proteção do painel, soltando somente a primeira presilha superior mais próximo ao porta copo

Utilize a ferramenta de extração de painel

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Desconecte o plug azul para soltar o fio do retrovisor. Não esqueça de tirar uma presilha de cor marrom que prende o cabo de retrovisor a porta.

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Retire a capa protetora,que esta na porta da parte de dentro do carro, colocando a ferramenta de extração do painel na parte de baixo como indicado na seta vermelha

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Retire os três parafusos indicados com a seta vermelha usando uma chave de boca com 10 mm ou soquete de 10 mm

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Peça a alguém para auxiliar você segurando o retrovisor, para que ele não caia no chão.

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O carro ficará assim :

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5) Colocando o pisca no retrovisor.

Vamos fazer uma emenda no cabo original que venho no cabo original Honda japonês com o cabo maior que foi comprado pelo Kotarou.

Coloque a capa térmica isolante um em cada parte do par de fio ,antes de emendá-lo e cortado em um tamanho que isole o contato.

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Depois junte os fios e solde-os.

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Puxe o isolante térmico até a emenda cobrindo qualquer ponte de contato e com um isqueiro esquente a capa de isolante térmico , ele ficará do tamanho do fio.

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Vire o retrovisor de cabeça para baixo e você verá uma tampa circular, pela abertura dessa tampa com uma chave de fenda retire a tampa e você verá três parafusos.

Desparafuse para solta a base do trovisor de seu corpo, será necessário para passar o cabo com plug e a emenda.

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Monte o pisca no retrovisor, olhe que beleza tudo vai encaixar certinho peça do Japão com peça fabricado no Brasil.

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São dois parafusos para segurar o pica no retrovisor.

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Ligue o plug do cabo no pisca LED e passe o fio pelo retrovisor até a sua base e passe ele por dentro do conduite original até o final do cabo.

Instale o retrovisor novamente parafusando-o no carro e tomando o cuidado de passar o cabo de maneira que ele não atravesse a esteira do vidro. Coloque a presilha que prende o cabo a porta corretamente. levando o cabo até o Plug azul para conecta-lo novamente e junto estará a extensão do cano do retrovisor.

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6)Conectando os pontos de conexão do terra e positivo.

Aqui esta o capricho do Alex. Você pensa que fizemos um fio extenso para ligar direto. Não, deixamos a terminação perto do plug Azul, assim como a Honda fez com o controle do retrovisor faremos com o pisca. Alias no EXL e no EX o cabo do pisca fica no plug Azul.

O cabo amarelo chegou até onde esta o Plug azul na porta, então agora faremos um plug que vai da porta para a ligação com o terra e a caixa de fusível. com isso a manutenção fica fácil de ser feita no mesmo molde
do original de fábrica.

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Usamos os terminais soldamos e finalmente ligamos os plugs do retorvisor com o plug que esta fazendo a ligação do pisca no circuito do carro

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Mas antes um sofrimente a mais o Molex, para passar o fio dentro desse conduite chamado de Molex, é complicado , ele liga a porta ao carro em si e para quem instalou o módulo do vidro , uma éssima notícia, vai ser bem complicado passar o fio aí, use um cabo bem rigido e retire o Molex comprimindo na parte da mola para eliminar a curva e principalmente encurtar o caminho. Nós fizemos essa operação usando três pessoas.

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Por isso era dia e depois virou noite :lol: :lol: :lol: Ficamos sem muita luz e trabalhamos no escuro
, pois o lugar onde estava o disjuntor estava em uma sala fechada.

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Retire a parte de baixo da borracha de vedação da porta , perto da alavanca de abrir o capô.

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Depois acione a alavanca do capô e do reservatório de partida à frio, para retirar o painel lateral inferior

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Depois de retirado verá o ponto do terra que utilizaremos que é o parafuso sextavado de 10 mm que segura a alavanca de acionamento do capô

Para fazer a ligação vc terá de desmontar a parte inferior do painel do Fit, para ter acesso e espaço na parte inferior, basta desencaixar as peças.

Para fazer a ligação você usará os fios brancos que será o positivo e o negativo vc ligará no terra. Teste a ligação do positivo e negativo antes de fazer a ligação definitiva com positaps.

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Somente para o retrovisor do lado direito.

Passagem do fio do lado direito para o lado esquerdo. Esta vendo o conduite preto seguinte o outro conduite, é a extensão como da Honda onde a conexão com o pisca original na caixa de fusíveis, se dará por um fio
separado do fio do retrovisor. Assim a manutenção fica muito mais fácil.

Não esqueça de amarrar com as abraçadeiras o conduite. Esse conduite passará da direita para esquerda por baixo do painel, passando atrás do pedais de acelerador,freio e embreagem (se aplicável) e chegando até a caixa de fusível e o ponto do terra

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Para o lado direito repita a operação do passo 1 ao 6


Depois

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Dúvidas, comentários e sugestôes
Para dúvidas, comentários, sugestões desse Faça Você Mesmo, escreva nesse link abaixo
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