• Lavando seu carro - How to.

Esse espaço é dedicado a manter seu Fit brilhando , um espelho. Seja uma dica de lavagem , uma dúvida para conservação da pintura, ou mesmo como ou onde reparar riscos, amassados ou uma boa funilaria.

Como temos vários amigos que tem o dom e a paciência, vale o espaço
#15751 por Vizibelli
Sex Out 15, 2010 6:53 pm
Imagem

Olá pessoal,

Sabem em qual momento a pintura do seu carro mais sofre arranhões e danos?
É durante a lavagem, ou seja, no momento em que estamos justamente querendo tratá-la bem, podemos estar danificando-a.
Tenho certeza que vocês já viram pinturas com os chamados "Swirls" (não sei se existe tradução para o português). Os Swirls são micro arranhões na pintura do seu carro que se parecem com finas "teias de aranha" quando observados sob uma luz mais forte como o sol ou holofote. Eles são mais visíveis em carros escuros.
Nas fotos abaixo (pegas na internet) você verá o que são swirls e provavelmente se lembrará de já tê-los visto antes.
Imagem

Agora um caso severo de swirls... :confused:
Imagem

Sem uma luz forte incidindo sobre a pintura eles são difíceis de ver, mas imagina você dando um rolé num domingo ensolarado... Todo mundo gosta de carro limpo e brilhando quando vai sair, não é? Então vamos aprender como dar um trato nele, ou pelo menos saber se o cara para quem você pagou sabe fazer o serviço direito ou está apenas te tomando dinheiro fácil e ainda de deixando de brinde estes swirls.

Remover os swirls não é trabalho para qualquer um. Na foto abaixo vc verá a diferença de uma pintura com e sem swirls. O sugeito que está corrigindo esta pintura fez o trabalho em apenas uma parte para demonstrar o antes e depois.
Imagem

Lavar um carro todo mundo sabe, mas existem dicas e detalhes que podem fazer a diferença tanto na limpeza como na durabilidade da pintura e seu brilho.

Como primeira dica e regra de ouro, JAMAIS use produtos que não tenham sido feitos especificamente para automóveis, por mais que o amigo entendido diga que sabão OMO é ótimo, etc. Realmente alguns produtos podem até ter um bom efeito a curto prazo, mas a longo prazo a coisa muda de figura.
Outra coisa, NUNCA use detergente de cozinha mesmo que seja neutro, pois ele vai remover toda a cera que porventura esteja no seu carro, além de poder manchar a pintura.

Vamos começar.

As fotos a seguir são todas do meu carro (exceto quando informado o contrário) e foram tiradas com um celular, por isso desculpem a baixa qualidade.

Lave primeiro as rodas do carro. Isso pq ao lavá-las, certamente ocorrerão respingos na lataria do seu carro e você não vai querer isso no carro já limpo. Além disso, muitos dos produtos usados para limpeza das rodas são agressivos demais para a pintura e aquele pó dos freios é também criminosamente danoso para a pintura.
Imagem
Imagem

Existem produtos importados que facilitam muito o trabalho nas rodas, pois basta borrifá-los sobre elas, deixar agir por alguns segundos e enxaguar. Em casos severos esfregue com uma esponja macia.
Mas se você não possui tais produtos não tem problema. Lave as rodas usando o shampoo do carro mesmo e esfregue-as usando uma esponja macia (nada de escovinhas, pois vai riscar sua roda).

Nesta foto um antes e depois meia boca, hehehe.
Imagem

Se quiser aproveitar o momento, remova a roda para lavar a parte interna dela e já aproveite para lavar a caixa de rodas (parte interna dos paralamas), hehehe.
Para limpar os pneus, vc pode usar escovas para remover mais facilmente a sujeira.
Como eu não estava inspirado, não removi as rodas, mas sem dúvida eu não poderia lavar o carro e deixar a caixa de rodas assim:

Imagem

Portanto é hora de sacar uma ferramenta especial comprada por absurdos R$1,30 em utensílios de cozinha (atenção, não use isso na pintura, pois as cerdas são duras e vão riscar o carro):

Imagem

Depois do serviço pronto, fica mais ou menos assim:
Imagem
Imagem
Imagem

Agora que as rodas estão limpas vamos ao carro.

Primeiro você precisará de dois baldes (a chamada técnica dos dois baldes). Em um deles você vai colocar água com o shampoo na diluição indicada pelo fabricante. No outro balde você vai colocar apenas água limpa.
Porque dois baldes? O balde com apenas água servirá para você enxaguar a luva de lavagem antes de pegar mais sabão para colocar sobre o carro. Se você usar apenas um balde, como os lavadores de rua, ao colocar a luva suja dentro da espuma você irá sujar a água que lava o carro, e irá trazer esta sujeira de volta sobre ele. Assim você estará esfregando toda aquela areia sobre o carro como se fosse uma lixa e criando os swirls. Ahá!!! É aqui que está o "graaaande" segredo do aparecimentos dos swirls. Mas não é somente isso que os cria.

Balde de água limpa para enxaguar a luva antes de pegar mais sabão. (Foto retirada da internet)
Imagem

Comece a lavar o carro de cima para baixo. Molhe todo o carro, podendo usar lavadora de pressão, desde que em jato aberto (leque) e mantendo boa distância. Assim você remove boa parte da sugidade que esteja solta.
Lave uma pequena parte do carro de cada vez. Se ele estiver bem sujo, divida cada parte em sub partes. Por exemplo, divida o teto em 4; lave uma delas, enxague a luva e lave a outra parte e assim por diante. É importante que seja uma pequena parte de cada vez, pois você precisa limpar a luva para evitar criar os swirls ao ficar raspando a sujeira sobre a pintura.

Imagem
Porque tenho que usar luva de lã de carneiro, pelúcia ou micro fibras para lavar o carro e não um pano comum se eu já estou usando os dois baldes?
Por que as luvas apropriadas mantém a sujeira mais internamente que os panos comuns, "escondendo" a sujeira entre suas fibras, evitando que você fique raspando esta sujeira sobre o carro criando swirls, o que não acontece com esponjas e panos comuns.

Cuide para não deixar o sabão secar sobre o carro e nem deixar nenhuma parte sem lavar.
Dê atenção aos cantos mais escondidos, como batente das portas, etc.

Imagem

Não existe nada mais chato que ter um trabalhão lavando o carro e depois ver sujeira nos cantinhos onde sua mão não alcançava, por exemplo a grade frontal.
Para estes cantos difíceis, eu uso uma ferramenta especial e muito cara. Gastei aproximadamente R$1,80 para comprá-la e resolvi o problema conforme a foto a seguir.

Imagem

Você pode usar estes pincéis para limpar as rodas do carro também, mas lembre-se que o material usado nas rodas é somente das rodas. Compre um pincel só para elas, pois você não vai querer trazer os contaminantes dela para outra parte do carro.
Eu tenho um pincel para limpar as rodas; outro para passar o abrilhantador nos pneus (o famoso pretinho); outro para a grade e cantos difíceis; outro com cabo longo para limpeza do motor; outro mais estreito e muito macio para cantinhos no interior do carro, etc...

Após lavar todo o carro temos que secá-lo. Não deixe nunca a água secar sozinha sobre ele, pois ao evaporar os sais minerais da água ficarão sobre a pintura causando manchas muitas vezes removíveis somente com um polimento agressivo.

Nas duas fotos a seguir (pegas na internet) você tem swirls e as marcas de água juntos. Uma visão do inferno para os entusiastas e fanáticos por carros. :)

Imagem
Imagem

Então é hora de trabalhar mais e secar o carango. A não ser que você queria jogar fora todo o trabalho que teve até agora para evitar os swirls, novamente não use panos comuns, nem fraldas de bebê supostamente macias. Use SOMENTE toalhas de micro fibras.
Nas fotos a seguir estou usando uma toalha específica para secagem (Meguiars Water Magnet Microfiber Drying Towel). Esta foi cara. :confused: Mas pelo menos é muito boa. Consigo secar o carro inteirinho sem precisar torcer a toalha de tão absorvente que é. Acho que dava para secar mais meio carro ainda. hehehe.

Imagem
Imagem

Ok, mas como evitar que estas marcas apareçam no meu carro?
- Em primeiro lugar, nunca deixe a água secar sozinha sobre ele. Quando estou lavando o carro e estou me demorando em algum ponto, sempre pego a mangueira e molho o carro todo. Melhor mantê-lo molhado do que deixar a água secar achando que isso me adianta o serviço.
- Sempre mantenha seu carro encerado. A cera protege a pintura do carro e ajuda a previnir o aparecimentos destas marcas d'água facilitando sua remoção.

E já que falamos de cera, me lembrei de dizer que um bom trato no carango sempre acompanha uma enceradinha básica.

No meu caso foi apenas uma camada de cera para manutenção pois ele já estava previamente tratado. O tratamento anterior consistiu de aplicação de um selador (Sealant 2.0 Meguiars) e cera de carnaúba para dar mais profundidade ao brilho. A mesma cera que vou aplicar agora e você pode ver na foto a seguir.

Imagem

Aplique a cera usando a esponja aplicadora (na foto acima) ou, na falta dela, uma toalha de micro fibras. Aplique PEQUENAS quantidades e em camada FINA, com movimentos circulares.
Não adianta você aplicar uma grossa camada, pois além de não trazer nenhum benefício adicional, só vai fazer a cera demorar mais para secar e dar muuuuito mais trabalho para remover. Sem contar que toda a cera removida depois é apenas desperdício.
É muito melhor você aplicar duas finas camadas (dando um tempo de cura entre elas) do que uma camada grossa.
Uma camada fina é até difícil de ver sobre o carro como nas fotos abaixo.

Imagem
Imagem

Para saber se já está na hora de remover a cera, existe uma técnica de alta tecnologia. Passe o dedo sobre o carro. Se a cera não sair facilmente esfarelando quase formando pó, mas sim borrar, então ela não secou ainda. :tongue:
Se bem que você pode passar a cera no carro todo. Quando terminar a última parte a primeira certamente estará seca. Se não estiver é por que você passou uma camada grossa demais e vai sofrer para retirar. hehehehe. :tongue: :tongue:
Basta ir removendo a cera na mesma sequência em que aplicou.
Vou ser repetitivo: Não use panos comuns. Use novamente um pano de micro fibras para isso conforme foto abaixo. Vire a toalha com frequência durante este processo.

Imagem

Depois de suar muito e ficar com os braços em frangalhos, é hora de apreciar o resultado final. Pena que eu não estava com uma máquina legal e tive que usar o celular para tirar as fotos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Olhem o espelho que fica quando enceradinho. Dá pra patroa retocar a maquiagem. :tongue:
Imagem
Imagem

Bom é isso aí...
Qualquer dúvida é só perguntar. Críticas e comentários são bem vindos também. :D

[nota da moderação] Como esse post é muito legal , resoovemos fixa-lo e tranca-lo, assim todo mundo consegue ver o tutorial.
Por gentileza, comentar nesse link viewtopic.php?f=100&t=1823
Editado pela última vez por Vizibelli em Sex Out 15, 2010 9:42 pm, em um total de 1 vez.

Faça uma Doação - Ajude a Manter o FitFans!