Dicas para Comprar um New Fit Usado

Para tentar ajudar na compra de um New Fit usado, colocamos algumas dicas que podem ser úteis na escolha da melhor versão e modelo para você e ainda render um bom custo x benefício, sem dores de cabeça.

Documentação
Com a ajuda do VIN (CHASSIS) no documento do carro ou gravado no vidro fica fácil identificar o modelo

Mas o importante também é verificar a procedência do veiculo
1 – quantos donos o carro já teve.
2 – documentação (IPVA e licença ) está em ordem ?
3 – multas do veiculo
4 – observar se o carro não foi sinistrado ( campo observação no certificado de licenciamento deve aparecer essa informação)
5 – observar se o carro esta com alguma observação de alienação
6 – mesmo com a data do documento e um recibo é bom fazer um documento, assinado pelo vendedor, da hora e dia que você esta retirando o veiculo comprado, isso ajuda na hora de provar multas feitas pelo dono anterior, pois muitas multas chegam perto de 30 dias depois de cometido o ato de infração, então quando você fizer a consulta , pode ser que nem todas as multas apareçam.

Com essa parte em ordem, você já deu um bom passo na compra de seu veiculo.

Dicas do Carro

Manutenção e km do veiculo
Sempre é bom conferir o hodômetro e ver a km do Fit antes de tudo.

A maioria já sabe disso, mas as revisões e trocas de óleo do Fit são de 10 em 10 mil km (ou 12 meses), ou 5 em 5 mil km para condições severas.

Veja no manual ou em alguma etiqueta, a km da troca de óleo e quanto o carro andou desde a última troca e o tempo que se passou. Daí você terá várias informações e perguntas para fazer ao vendedor.

a – olhe no manual de serviços e veja se todas as revisões anteriores foram feitas na km ou no tempo certo.
b – se faltou alguma ou foi feito no tempo incorreto, questione o porque e veja no próprio manual o que deveria ser feito e inspecionado naquela revisão.
c – veja o tempo entre as revisões e a km percorrida, daí você terá uma média de quanto a pessoa anda por mês ou por ano. Com isso, tiramos a prova do histórico versus o marcado no hodometro.
d – É muito difícil dono de Honda ser desleixado, por isso o carro geralmente esta em ordem e com as revisões certas, mesmo que não feitas na concessionária, mas é sempre bom prevenir.
e – Outros sinais da km do veiculo, são as borrachas dos pedais (freio, embreagem e acelerador), quanto mais gasto, mais o carro andou. O pneu também é um sinal , pergunte ao dono quantas vezes trocou e veja o estado geral.

Motor

a – O i-VTEC é um motor que dificilmente queima óleo. Veja o nível do óleo e com isso veja se o motor esta sujo de óleo ou com borras. Se for isso, sinal de que houve um vazamento
b – O líquido de arrefecimento é outra pista do estado do carro.
As trocas do líquido são feitas no New Fit com 200 mil km, ou seja se o vendedor não teve nenhum problema relatado no motor ou sistema de arrefecimento, o liquido deve estar na cor azul e o reservatório na cor original branco. Caso um deles esteja com cor de ferrugem, algo aconteceu de errado.
c – Pergunte ao vendedor ou verifique através da etiqueta recente o óleo que o antigo proprietário usava,. A especificação do óleo do Fit é diferente então não adianta usar óleo de outras marcas que não atendem em muitos casos a exigência do motor Honda. A especificação do óleo é SAE 10W30 API SL ou já existem alguns Modelos que estão circulando com o SAE 0W20 API SL
d – Como esses motores são Flex, pergunte que tipo de gasolina e posto de que bandeira o antigo proprietário usava para abastecer o tanquinho. Lembre-se no tanquinho só Gasolina Podium da Petrobras BR. Pois essa gasolina tem validade de 12 meses e o tanquinho da Honda demora perto disso para esvaziar. As gasolinas comum e aditivada só tem validade de 90 dias.

Câmbio AT ( Caso se aplique)

Ah Sim, para quem vai comprar um  AT usado

a) veja o manual de serviços e veja se as revisões de 40 em 40 mil km foram feitas em concessionárias ou em oficinas especializadas.
b) Peça para andar com o carro e faça o seguinte procedimento.
– Tente ligar o carro com o carro no R ou D , pise no freio e ligue o carro. Se ele não ligar, é que está tudo correto.
– Tente tirar a chave da ignição com o carro em R ou D. O certo é a chave não sair.
– Ligue o carro com o câmbio em P e engate as marchas, veja se mudando principalmente de P para R ou D a alavanca fica dura, ou ela arranha nas mudanças
– De uma volta e veja como o carro se comporta na subida , descida. Subida em marcha ré. Como se comporta ao mudar do D para outras marchas, E do D para o R na manobra
– Com a vareta do fluído de Cambio AT, pegue uma folha branca limpa e coloque os pingos nessa folha. Observe se há foligens , sujeira de limalhas ou esteja contaminado em Excesso.
( Só para você ter uma idéia o Fluído tem a cor mais vermelha claro, quase um rosa.)
Se estiver contaminado em excesso, esqueça esse carro, procure outro. 😉

Se o fluído estiver assim como o da esquerda escuro e com materiais como foligem ou mini limalhas terpá de investir em uma bela troca de fluído, enxaguando com o fuido umas 2 vezes ou seja comprar aí o tripo de quantidade de fluído que precisaria. 😉

Só para vocês terem uma idéia o copo da direita , com o vermelho mais claro é a cor do fluído original.
Olha outra exemplo abaixo

Aibag

Todos os modelos de Fit tem “Airbag” instalado de fábrica. para saber se ele esta ok e nunca foi utilizado, o teste é simples.

Vire a chave no contato até a posição III e a luz do Airbag deve acender (veja a foto), assim como outras luzes de advertência (Luz do óleo, direção elétrica, bateria, etc).

Se não acendeu, o sistema já foi usado e não foi reposto. Ou a lâmpada piloto queimou. O que é 1 em 1 milhão, na dúvida, procure outro Fit.

Se a luz acendeu, bom sinal, agora espere 5 segundos e a luz do airbag deve apagar, senão apagar é que o sistema esta avariado, provavelmente houve uma colisão que não acionou o Airbag, porém rompeu um dos sensores e o mesmo não foi substituído.

Foto do Painel indicando Luz do Airbag

http://www.fitfans.com.br/wp-content/uploads/2015/08/painel-diag.jpg

 

Informações sobre New Fit GE

Os modelos 2009 à 2011 têm alguns problemas crônicos que não geraram recall, mas nós mesmo acabamos passando por um deles e a Honda trocou as peças ou solucionou o problema.

a – Barulhos no tampão traseiro. Apesar do tampão ter melhorado funcionalmente, ele é causador de ruido. Veja uma das soluções para acabar com os grilos do tampão aqui nesse link :http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=9566#p9566

b – Bancos dianteiros apresentam barulhos, como aqueles colchões de mola velho que ficam chiando e rangendo. De uma volta em uma rua mais irregular e você ouvirá. Um dos nosso membros do Staff, teve esse problema 2 meses depois de tirar o carro 0 km da concessionária e a Honda trocou os dois bancos (passageiro e motorista), como a garantia já terminou, experimente trocar as buchas plasticas do Banco que o barulho deve acabar.

c- Reservatório do lavador de pára-brisa Ele deve ter uma vareta para verificar o nível, ou devia ter . O reservatório agora tem bocal oval, mas mesmo assim o frentista pode ter o poder. , se o frentista de quebrar a vareta

d – a suspensão mais firme (ou dura) não é um defeito. É uma característica.

e – Verifique nas versões EX e EXL se o cabo de USB acompanha a compra. Se ele não vier, serão R$ 100,00 a menos no seu bolso, ou paciencia para soldar um cabo fazendo um chupeta na conexão atrás do radio original.

f – Importante e você verificar também o Estepe e não estranhe para quem comprar o EX ou EXL, o Estepe é Aro 15. mas no final das medidas a altura do carro permanecerá a mesma, por isso no estepe dessas versões vem um aviso para se não ultrapassar os 80 km/h

g – Verifique as lâmpadas internas, do painel luz de mapa , luz de cortesia ou salão e luzes dos boótes de A/C, Desembaçador, Luzes do sistema de ventilação, assim como as luzes do câmbio AT.

f – Isso não é um bug, mas serve como alerta , veja se o antigo proprietário instalou muitos acessórios. Se fez isso e não teve o zelo de preservar as ligações e fios originais, deve estar um ninho de rato a fiação de seu Fit. Basta olhar em baixo do painel e verificar como andam as coisas., na caixa de fusível.

caixa de fusível

h – Ruídos na dianteira, podem vir da caixa de direção, da suspensão dianteira ou dos coxins de motor e câmbio. Procure fazer um test-drive em ruas esburacadas ou de paralelepípedo para checar se há o problema.

Recalls do Fit

Como todo produto manufaturado o New Fit esta sujeito à falhas, por isso é bom ficar atento se o antigo dono atendeu as convocações do Recall feito pela Honda. Essas observações constam no manual de serviços do carro.

Proteção do Sensor do Pedal do Aceleredor
Em função do modo de limpeza interna do veículo, poderá ocorrer a transferência de sujeira e detritos presentes no assoalho para a parte interna do sensor do acelerador.
Em casos extremos, poderá haver dificuldade em reduzir a rotação do motor, levando a risco de acidente. Trata-se de um procedimento simples, porém, visando o conforto e a conveniência dos proprietários, a Honda recomenda o agendamento prévio.
Modelo e ano do modelo: Honda New Fit (2009 à 2011)
Chassis:
Aceleradorecall

Reparo : Colocação de uma proteção em volta do sensor do acelerador Gratuitamente em uma concessionária Honda)

Sensor de Nível de Combustível – Preventivo
Em algumas unidades, o marcador do nível de combustível presente no painel de instrumentos poderá indicar um volume maior do que o real no tanque, ficando o condutor suscetível à falta de combustível (pane seca). O desligamento involuntário do motor pode ser um dos fatores para possível colisão que, em situações extremas, poderá causar lesões físicas ou até mesmo fatais aos ocupantes e terceiros.
Modelo e ano : Honda New Fit (2011 à 2014)
Chassis:
Sensorcomb

Reparo : Substituição Preventiva do sensor de nível de combustível(Gratuitamente em uma concessionária Honda)

Insuflador do Airbag do Passageiro
Caso o veículo seja submetido a uma colisão primordialmente frontal de intensidade moderada ou severa, situação em que o acionamento do sistema de airbag é esperado pode haver o rompimento da estrutura do insuflador, permitindo a projeção de fragmentos metálicos no interior do automóvel. O defeito ainda pode causar, em situações extremas, danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros.
Modelo e ano : Honda New Fit (2009)
Chassis:
AbagPasrecall

Reparo : Substituição do insuflador do Passageiro(Gratuitamente em uma concessionária Honda)

Insuflador do Airbag do Motorista
Caso o veículo seja submetido a uma colisão primordialmente frontal de intensidade moderada ou severa, situação em que o acionamento do sistema de airbag é esperado, poderá haver o rompimento da estrutura do insuflador, permitindo a projeção de fragmentos metálicos no interior do automóvel. O defeito pode causar ainda, em situações extremas, danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros.
Modelos e ano Honda New Fit (2009 à 2012)
Chassis n.°
AbagMotrecall

Reparo : : Substituição do insuflador do Motorista(Gratuitamente em uma concessionária Honda)

Consulte a Página da Honda , e confira se o seu veiculo está no recall digitando o Nº do chassis :
http://www.honda.com.br/recall/Paginas/default.aspx

Comentários e Esclarecimentos
Para comentários, sugestões de dicas e esclarecimentos, clique aqui