O Que Acontecerá Agora GM e Ford ? – Semana 10/19

fevereiro 28th, 2019

Segunda feira (dia 25/02), ou diria essa semana, uma notícia triste, mas já sabido por muitos, aconteceu. O anúncio do fechamento da fábrica e encerramento das operações da Ford em São Bernardo do Campo

A GM do Brasil recebe um últimato da Matriz, falando que esse ano tem que ser lucro, senão existe a possibilidade de fechamento de unidades e encerramento das atividades na America do Sul.

E mais recentemente, algumas montadoras receberam ajuda de suas matrizes lá fora (ao todo US$ 15 bilhões), que vão desde investimentos, mas também pagamentos de fornecedores e acredite até folha salarial.

Então você que compra carro das duas montadoras (GM e Ford), saiba que o problema delas não é só aqui no Brasil. Elas passam por uma reestruturação mundial. Ou seja, o buraco é mais embaixo e fica o cuidado para não virar uma viúva da GM ou da FORD, acompanhe as notícias para não ficar com um mico na mão.

O problema não é de Hoje. Por exemplo a Ford nos Estados Unidos, não vai fabricar a linha de automóveis de passeio mais, vai focar em Pickups e SUVs. O Fusion só do México e atendendo outros mercados. Assim com outros carros de passeio.

Já está anunciado que o Fiesta sairá de linha aqui no Brasil, assim como a linha de caminhões.
Ambos são produtos da Fábrica de São Bernardo do Campo e não serão migrados para a Fábrica na Bahia.

Desde a crise de 2008 onde Detroit virou quase uma cidade Fantasma, o movimento da Ford de vender de uma vez só a Volvo, Mazda, Jaguar , Land Over, já mostrava um sinal claro de reestruturação.

A GM tem tido problemas maiores e desde essa época, onde foi socorrida pelo governo americano, com fundos em forma de empréstimo, não consegue ter a mesma performance no mercado norte americano e no restante do mundo.

Recentemente 2017, ela precisou vender a Opel para o Grupo PSA (Pegeout e Citröen), o que para a GM Brasil foi uma perda grande. Vide projetos de sucesso como Opala, Monza, Corsa, Vectra, Ômega, Zafira, Meriva, Astra e por aí vai, que fez a GM nos Anos 90 a maior do país passando a VW, com qualidade e requinte.

Esperamos que ambas tenham um rumo bom e que continuem nesse mercado brasileiro. Retornando a esses bons tempos aqui: 

Caso contrário será uma pena 😔, pois deixa o mercado no Brasil, menos competitivo e acaba tirando postos de trabalho.

Chove Chuva – Edição Semana 09/2019

fevereiro 26th, 2019

Estreia ou Retorna hoje um Post semanal com um resumo de algumas novidades ou lembranças de assuntos dos fórum .

Hoje nesse editoral que funcionará toda terça feira falaremos de um assunto digamos bem lembrado essas ultimas semanas.

Editoria Semana#09/2019 – Chove Chuva
Esse ano São Pedro caprichou, sorte de nossos políticos que não terão tantos problemas com abastecimento de água e nem com racionamento de eletricidade.

Porém , você sabia que existem informações nesse fórum que podem ajudar você e seu Fit, Honda ou qualquer carro que for numa situação de chuva , confira

Câmbio Automático Passa Em Enchentes :
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=16#p16

O Que Fazer Depois De Uma Enchente Que Afetou o Carro ? :
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=185472#p185472

Cuidados com Alagamento e Enchentes :
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=141482#p141482

Como trocar o Refil do Limpador New Fit 2004 à 2008 : ]
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=77495#p77495

Como trocar o Refil do Limpador New Fit 2009 à 2014 :
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=5059#p5059

Palhetas do Fit 2015 à 2020 :
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=120833#p120833

Selante para o Vidro – Hidrofóbico :
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=48623#p48623

O que colocar no reservatório do Limpador do Para-brisas : http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=291#p291

Como Limpar Chuva Ácida/ Manchas de Água :
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=48874#p48874
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=193656#p193656

Retrovisor Aquaclean
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=1926#p1926

No Mundo Automobilístico – Não se importe com Rótulos

fevereiro 9th, 2019

Oi Pessoal, 

O Assunto é aquilo que hoje em dia é mais destacado , mas sempre foi a face obscura de qualquer ser humano para qualquer assunto. O famoso preconceito, rótulo ou mais recente chamado de bullying

Quem nunca teve esse sentimento ou sofreu, que diga agora ou vá para o paraíso diretamente. 

Futebol, raça sexo, religião, recentemente no Brasil política, local onde mora, cores, roupas, comida, estatura, peso, alguma necessidade especial que vai desde óculos ou aparelho auditivo, até pessoas com limitações físicas, beleza, etc…

Ah sim, claro , automóvel e acessórios, que é nosso assunto por aqui. 

Recentemente eu externei um preconceito e intolerância em um post dias atrás manifestando que não sou um apreciador de carros elétricos ou híbridos, de “downsizing” e com um pouco de intolerância a SUV,, não pelo modelo de carro em si, mas porque ele está tirando o lugar de outros modelos de carro como “Station Wagon” e agora “Sedan”.

Há outros tipos mais fortes de preconceito ou rótulos contra marca, tipo de carro, ou o carro em si, cores, acessórios e por aí vai 

Antes que me chamem de demagogo ou hipócrita por pregar o politicamente correto (coisa que não sou porque citei aí um dos vários exemplos que escrevi no fórum de rotular ou preconceito), há uma sútil , mas há diferença entre zoar/brincar na amizade, porque você já tem intimidade com a pessoa para isso e simplesmente usar o pretexto de humor para externar o preconceito ou ridicularizar algo ou alguém. 

É engraçado e caiu no jargão popular o carro de tiozão ou o “vovorola”, o Sentra mesmo fez uma propaganda assim, ok acho que é tolerável desde que o Dono do Corolla não venha conversar na boa e pedir para não fazer a brincadeira.

Outro exemplo que muita gente, usa aquela página “carro de baiano” ou o famoso “xunning”, ambos são igualmente engraçados, aqui mesmo comentamos algo e acho que eu me incluo nisso comentei ou até mostrei algo. mas pense assim, o que feio lhe parece, bonito pode parecer ao outro. 

Personalização

E cá para nós carro de baiano foi lamentável o rótulo até porque a maior parte das fotos dos carros são da região Sudeste e em especial do estado de São Paulo :laugh: :hmmm: 

Claro você não gostou do carro do seu amigo, não precisa ser falso, pode até ser crítico e tentar brincar, mas ele não gostou pare na crítica e não siga com a brincadeira. Você já deu sua opinião é boa. O outro lado também tem que saber aceitar críticas, mas de novo é diferente de preconceito. Se você que recebeu não gostou da crítica e muito mais da brincadeira, avise quem o fez e boa, segue a vida e a amizade. Vingança choro, mimimi, não adianta nada, Só se comunicar como adulto que tenho certeza que os dois lados entrarão em acordo bom para ambos. 

MK3 - Harleyquinn

Brincadeiras e Sarros é o que o mundo precisa para ser mais feliz, mas desde que a pessoa que está sendo o alvo não se sinta vítima ou constrangida. Se esse for o caso, os que tiram o sarro devem parar imediatamente.
Vide Toro com o Panda. :lol: 

Seguir padrões da sociedade só para não ser rotulado, sofrer preconceito, ou ser ridicularizado, ou sofrer “bullying” é tão chato quanto ser politicamente correto

Algumas frases de incentivo para você que quer fazer algo no seu Carro e tem medo só porque a sociedade rotula e tem preconceito quem não segue o padrão 

#A vida é curta demais para dirigir um carro chato/careta/sem graça – #Life’s too short to drive boring cars

#Dirija o que você ama – #Drive What You Love

#Eu paguei, é meu e gosto dele, obrigado pela opinião, mas vai cuidar da sua vida 

Vá em frente e seja feliz. 
Padrões são feitos para quem não tem opinião própria para saber com muita inteligência :ninja: desviar do padrão sem prejudicar ninguém e nem cometer infrações. :hmmm: :happy: ;)

GE Custom

Militec-1 – Funciona ?

janeiro 31st, 2019

É polêmico esse assunto

Muito se fala a favor e contra, como os post desse tópico no link a seguir – http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=4722#p4722 podem revelar.
Muitos se fala na Internet em geral do mesmo modo os contra e os a favor.
No Youtube então é uma festa. Mas existem muitas groselhas/abobrinhas que se falam sobre o Militec-1, tanto a favor como contra.

Militec 1 no L13a (iDSI)

Composição e Teste do Militec-1 em Laboratório

Índices
TBN = 3,55
TAN = <2
Viscosidade 100ºC,cSt = 5,54
Vicsosidade 40ºC,cSt = 36,13
ìndice de Viscosidade = 85
Teor de água por Karl Fischer,ppm = 660 (máx. 3000)

Aditivos, em ppm
Ca = 7
P = 965
Zn = 4
Ba = 1
Si = 4 (entre 0 à 12)
Mg,MoB,K,Ti,Cu,Na,V e Mn deram todos zero

Contaminantes em ppm
Al=3
Sn=1
H2)= 660
Ag,Cr,Fe,Ni,Pb,deram zero

a) Ele não é um aditivo de óleo , portanto não prolonga a vida do óleo e muito menos tem a função de redução ou aumento de viscosidade e sendo assim não altera a questão atrito, pela viscosidade.
b) Ele não altera a parte do SAE ( viscosidade do óleo)
c) Ele é um condicionador de metais e por isso mesmo tem um grande quantidade de Fósforo em sua composição
d) Existem alguns canais no YouTube que falam que o Militec-1 tem uma grande quantidade de Molibdênio, que na verdade não tem é nada.

A Montadora indica o uso ?
Enfim, a Honda não indica e nem recomenda o uso de aditivo ou qualquer outro produto (inclui-se o Militec-1) junto com o óleo homologado e recomendado por ela. Aliás qualquer montadora em seu manual menciona isso.

O Militec-1 prejudica então o motor do carro ?
O Militec–1 aplicado corretamente, não prejudica como muitos colocam o seu uso no motor desde que usado corretamente como o fabricante do produto indica. Existe sim um vídeo que mostra que ele pode em grande quantidade desgastar vedações de borracha. Mas isso até o lubrificante normal pode fazer, pois óleo e borracha não combinam. Desde que usado corretamente, os vazamentos com uso do produto aparecerão no mesmo tempo que se não usasse o produto.

O pessoal se preocupa com produtos químicos no carro, mas na hora de abastecer o carro, só vê o preço por litro , ou vê que a luz da reserva acender e para na primeiro posto boca de porco, que vê no caminho. Mas não vê bandeira do posto, não pede um teste de procedência.

Um combustível batizado, prejudica muito mais seu carro do que os produtos químicos que o pessoal vende com procedência. Depois não adianta colocar F1 Master do posto Ipiranga (hahaha) ou o Castrol anti borra para salvar o motor, porque aposto que seu carro está com problemas e só enriquece a mistura encharcando o cárter do óleo com aquela gasolina batizada.

Então qual sua opinião sobre Militec-1 ?
Eu diria para você que ele faz o que é seu objetivo maior que é condicionar o metal ele cumpre bem. Tanto é que para carros mais antigos onde a manutenção com trocas de óleo foi relegado ou feita de modo inapropriado, o fabricante desaconselha usar o Militec-1 , pois pode haver borras no motor e o uso do Militec-1 desprenderá as borras do motor jogando ele no sistema e podendo entupir a lubrificação.

Ele não faz milagre, mas também usado corretamente não faz mal. Se você não acredita é melhor não fazer rally com o Fit ,ou cair em buracos com muito peso no carro, e/ou passar na lombada com tudo, para nenhum acidente acontecer e por exemplo estourar o cárter ou fazer ele vazar rápido e ficar sem óleo no motor. Pois nesse caso, aí sim o uso Militec-1 poderá ajudar e amenizar o seu prejuízo com o motor.

O restante é deixar quem fala mal com sua opinião e também respeitar quem usa. O mundo é sempre assim, basta saber respeitar a opinião de cada um e não sair apelando e nem fazer chacota sobre a pessoa usar o produto.

 

Fonte Consultada :
Página – https://www.olhonooleo.com/
teste do Laboratório – ALS 

Qual é o Tipo Certo de Óleo para seu Honda

janeiro 28th, 2019

A polêmica do óleo Honda

Já faz um tempo que se debate esse assunto óleo dos carros da Honda, pelo mudança que teve em 2012 onde em um mesmo modelo de carro sem alteração mecânica alguma se mudou o óleo mineral de viscosidade de 10W30 API SJ para o óleo sintético 0W20 API SL

Óleos Honda No Brasil

Uso Severo

Bom como o óleo do motor é uma das manutenções mais baratas que se pode fazer ao motor do carro, sempre em nosso fórum esclarecemos que a grande maioria das pessoas faz uso severo do carro, ao contrário do que o conceito de severo deixa a entender a maioria dos consumidor.

Para ajudar seguem algumas outras situações de uso severo:
* Seu carro é praticamente um objeto de enfeite na garagem. Percorre poucos km por mês.
* E/Ou Se você usa o carro basicamente dentro da cidade onde o trânsito é pesado. Muito congestionado, você usa praticamente em 80% do tempo a 1ª e 2ª marcha.
* E/Ou a cidade tem um relevo acentuado como vales e picos.
* E/Ou você abastece o carro em qualquer posto de combustível, aumentando as chance de combustível adulterado
* E/Ou faz trajetos em estradas de terra ou areia

Nesse caso é recomendável a troca do óleo e do filtro de óleo de 6 em 6 meses se você anda menos de 1000km por mês;
Ou aos 5 mil km se você anda que 1000 Km

Para maiores detalhes sobre o uso severo acesse : http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=17#p17

Óleo recomendado ao seu Honda
O uso do óleo recomendado e homologado pela Honda é de sua marca que na verdade é fabricado por uma empresa d o setor.

Hoje em janeiro de 2019, o produto óleo sintético 0W20 no Brasil é fabricado/envasado pela Total, sob licença da Idemitsu
O Óleo Mineral 10W30 é muito difícil de ser achado hoje em dia nas concessionárias e anteriormente era fabricado/envasado para a Honda pela Havoline/Chevron

Hoje a Honda só tem homologado essa opção que é sua própria recomendação. E ao contrário do que muitos pensam, atender o tipo de óleo por exemplo sintético, o SAE de viscosidade por exemplo 0W20 e o API SL, não é suficiente, pois existe uma composição mínima determinada no API que deve ser atendido pelas fabricantes de óleo, mas não necessariamente é o que a montadora precisa para seu motor, por exemplo os índice de TBN,TAN, viscosidade a 100ºC e aditivos em ppm, como Ca,Mg,P, Mo, etc. Além dos contaminantes toleráveis.

So como exemplo é base o Óleo Sintético Novo da Honda 0W20 SL tem em sua amostra os seguintes índices :

TBN = 7,84 (mín. 7)
TAN =2,47
Viscosidade 100ºC,cSt = 9,03 (entre 6,3 à 9,3)
Vicsosidade 40ºC,cSt = 46,70
ìndice de Viscosidade = 178
Teor de água por Karl Fischer,ppm = 1208 (máx. 3000)
Aditivos, em ppm
Ca = 2449
Mg = 11
P = 867
Zn = 951
Mo = 99
B = 282
Si = 6 (entre 0 à 12)
Ba,K,Ti,Cu,Na,V e Mn deram todos zero

Abaixo uma referência, da Honda Americana para os automóveis vendidos nos Estados Unidos e Canadá.

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Note que existe uma diferença do Brasil , até por razões como clima e relevo.

Mais informação sobre óleo e filtro consulte o fórum

01. Norma do óleo Honda 0W20
clique para ir ao tópico Norma do Óleo 0W20 parte 1
clique para ir ao tópico Norma do Óleo 0W20 parte 2
clique para ir ao tópico Norma do Óleo 0W20 parte 3

02. Cuidados com o óleo do motor
clique para ir ao tópico Cuidado com o óleo do motor

03. Famoso elimina borra do motor “Flush” – Verdade ou Mentira
clique para ir ao tópico Famoso Elimina Borra do Motor – Flush Verdade ou Mentira ?

04. O que é uso em condições severas de um automóvel ?
clique para ir no tópico O que é uso severo de um automóvel ?

05. Congestionamento x Manutenção
clique para ir no tópico Congestionamento x Manutenção

06. Filtro do óleo do motor
clique para ir no tópico Filtro de óleo do motor

07. Cuidado com o óleo 0W20 da Honda e Carro Zero Km Honda
clique para ir no tópico Cuidado com o óleo 0W20 da Honda e carro zero km Honda

08. Alternativas de Mercado ao óleo Honda 0W20
clique para ir no tópico Alternativas do Mercado para o óleo Honda 0W20

09. Alternativas de Mercado ao óleo Honda 10W30
clique para ir no tópico Alternativas ao óleo 10W30 Honda

10. Óleo 10W30 ou 5W30 ?
clique para ir no tópico óleo 10W30 ou 5W30

11. Qual o melhor óleo para usar no meu Honda ?
clique para ir no tópico Qual o melhor óleo para usar no meu Honda ?

12. Troca de óleo e Compatíveis
clique no link para ir no tópico Troca de óleo e Compatíveis

13. Troca de Oleo do Mineral / Semi / Sintético
clique para ir no tópico Troca de Oleo do Mineral / Semi / Sintético

14. Militec-1 Funciona ?
clique para ir no tópico Militec-1 Funciona ?

Concessionária ou Oficina de Confiança ?

janeiro 28th, 2019

Em uma matéria na revista Quatro Rodas, Discutiu-se também essa matéria
Essa pergunta é complicada, mas vamos tentar ajudar na sua decisão.

mecanico

 

O que você procura é Custo Menor ?
Se o seu norte é esse, saiba que as vezes um reparo ou revisão mal feita, pode trazer um prejuízo maior do que um serviço feito com peças originais e mão de obra especializada e treinada.
Usando a Honda como exemplo, uma vez substituindo alguma peça avariada, por uma peça genuína Honda e com mão de obra da concessionária instalando essa peça, você tem 12 meses de garantia na peça.

O que você procura é tranquilidade ?
Se o seu pensamento é esse, nem sempre a concessionária pode significar que o serviço será bem feito ou você não terá um retrabalho.
Algumas bandeiras de outras marcas tem um serviço executado de modo sofrível.
E alguns casos relatados por usuários do Fit Fans no fórum, citam também concessionária Honda fora dos grandes centros, o serviço deixou a desejar.

Mas então o que devo fazer ?
Em qualquer um dos casos procure conhecer o estabelecimento primeiro.
a) Pegue dicas com conhecidos e clientes que já utilizaram o serviço daquele estabelecimento
b) Veja as instalações, o ferramental que o estabelecimento tem
c) Local sujo é desculpa de oficina porca. Uma oficina descente, deve estar limpa sem encardido na parede e com as ferramentas organizadas
d) Não é obrigatório , mas é mais fácil se o estabelecimento tiver
– Boa iluminação
– Elevadores para os carros
– Compressor de ar
– Um Bom Scanner
– Manual Técnico do seu Carro (eletrônico ou papel)
– Claro seu carro sendo de origem estrangeira, ter alguém na oficina que conheça pelo menos um pouco de inglês
No caso da concessionária, esse último item de saber a língua inglesa, é opcional uma vez que a Marca treina (português) todos os seus franqueados em seu produto.
e) Veja se a equipe de mecânicos é própria, tem registro n carteira de trabalho e principalmente o que demanda organização, tem uniforme pelo menos para trabalhar.
A época do macacão com camisa furada já se foi. 😉
f) Mesmo para serviços mais simples, como troca de vela, filtros e óleo do motor. Certifique-se que os técnicos do estabelecimento saibam o mínimo sobre o carro
g) O mais importante não seja cobaia, ou não deixe seu carro no mecânico que usar, “não sei”, “pode ser”, “talvez”, “tenho que pensar”, “vamos ver” , porque “mexânico” é diferente de mecânico

Meu mecânico é de confiança, não posso deixar o carro com ele ?
Claro que pode, desde que ele saiba o que está fazendo no seu carro novo. Um carro como Uno, Palio, Gol, Celta é bem mais fácil de reparar.
Quanto mais sofisticado ou de marcas que não são as populares aqui no Brasil ( GM, FORD, FIAT e VW), tendem a ser m ais bicho de sete cabeças para a maioria das oficinas particulares.

O seu mecânico pode ser bom, mas ele precisa se atualizar e fazer treinamento, ter material para estudar e evoluir. Claro , além de investir em conhecimento, ele precisa investir em equipamento e ferramental. Aí sim, com certeza você estará em boas mãos e poderá recomendá-lo de olhos fechados. 😉

É mais fácil achar boas no grandes centros ( como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba), mas isso não quer dizer que na sua cidade não tenha um mecânico que investiu em conhecimento e ferramental

Algumas boas oficinas (*) que conhecem Honda e tem ferramental apropriado :

http://www.fitfans.com.br/forum/viewforum.php?f=181

(*) Todas essas oficinas citadas acima é necessário agendar pelo telefone
Claro você pode ter ouvido sobre casos de insucesso ou der um azar com algumas oficinas citadas acima, mas em casos relatados ou por experiência de usuários do Fit Fans, essas oficinas tem qualificação e competência para trata o seu Honda de forma correta com as franqueadas da Honda atenderiam.

No caso de uma revisita, se o problema ocorrer na peça trocada, não tem nem o que discutir, eles fazem o serviço como a concessionária faria sem discutir sem desculpas.

Carro Zero KM – Chegou a Hora do 1º Banho e Agora ?

janeiro 28th, 2019

Oi Pessoal,

Bom esse é o meu primeiro post sobre “Detailing”, podemos dizer assim e seguindo os conselhos do mestre Vizibelli , vou tentar passar o que aprendi, pesquisei e estudei.
Se tiverem algo a contribuir fiquem a vontade para comentar nos links indicados no fim desse post.

Vamos à cena, você juntou a economia e vai comprar seu belo carro na concessionária.

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Na concessionária
Bom você fechando o negócio invariavelmente sempre oferecem documentação, acessórios e em alguns locais, advinha, a famoso “Polimento” ou “Cristalização”.

O que vão fazer em geral é usar uma boina enorme em rotação maior só para acabar logo o serviço, com o risco de uma bobeada do operador, você ganhar na sua pintura novinha marcas holográficas e/ou pintura queimada.

Pois bem , invariavelmente se você aceitar, esse pessoal que te vendeu isso, já vai ferrar aquela cera protetora que a maioria das montadoras passam no carro ou já desgastar a sua camada de verniz na pintura.

Então, se o vendedor(a0 oferecer a tal da “cristalização” ou “vitrificação” , alegando que o carro ficará coma pintura lisinha e com proteção por meses, saia fora dessa armadilha , isso é pior do que aceitar fazer a documentação do carro pela concessionária.
Ao oferecerem a tal “cristalização ou polimento”. Agradeça e de um sonoro “Não”

 

Entregaram o carro
Beleza, você está todo feliz com o carro novo 0km e aí já na sua garagem você passa a mão no teto do carro e sente a pintura “aspera”, mesmo com ele brilhando. Você Começa a xingar o fabricante, a concessionária e o vendedor(a) da concessionária que ofereceu aquela “cristalização” , para cobrir um defeito na pintura.

Já não sabe se dá meia volta e devolve o carro ou se liga para meio mundo xingando e reclamando

Calma, 😉 Se a pintura não apresenta nenhum defeito fora esse de estar áspero, isso tem uma explicação.

Bom o seu carro foi produzido a pelo menos uns 2 meses atrás e o que aconteceu foi isso.

Ele ficou na ação do tempo no pátio da fábrica até sair na cegonha rumo a uma concessionária.

No transporte, algumas cegonhas ainda não contam com proteção lateral e nem superior no transporte do carro zerinho

Na concessionária ele também pode ter ficado um tempo na ação do tempo

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Ou seja, sua pintura, ficou contaminada, com a ação do tempo, o que de certa forma é normal acontecer, por esse tempo todo exposto ao sol, chuva, poeira, poluição, etc….

 

A primeira lavagem do seu zero Km

Você pode fazer você mesmo ou optar por um local de boa procedência para fazer essa lavagem.

Claro a opção é sempre lavar por conta própria, até porque a maioria dos locais que lavam o seu carro, não terão o mesmo cuidado que você terá por melhor que seja o local,
Eles precisam de rapidez , lembra 💡 . Por isso alguns cuidados vão para o brejo.
Usam a mesma esponja para lavar as partes do carro, não lavam a esponja, usam saco de farinha para enxugar. Aí micros riscos , “swirls” e por aí vai , vão com tempo surgindo 😉

a)Mas eu moro em prédio ou em local onde a água é racionada

Isso não é mais desculpa, pois se o seu carro só está empoeirado ou mesmo com água de chuva, você mesmo pode usar o sistema de “Dry Clean” ou lavagem a seco.
Existem alguns produtos como esse abaixo :

b)Eu consigo lavar o carro, nem que for na casa do Sogro 

Essa é a melhor, opção, pois a água é dele e ainda de quebra o sogrão pode ajudar você
Não vou falar nada aqui, pois no fórum já existe um senhor manual feito pelo Vizibelli

Para quem quiser saber como lavar o carro de forma correta, acesse esse link : http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?f=100&t=1822

 

Mas a pintura continua aspera lembra. E agora o que fazer ? 

Depois do primeiro banho do seu carro zero km. Então vamos ver se ele realmente está com pintura contaminada ou não.
Depois desse belo banho e sempre depois do banho somente, podemos verificar se realmente existe contaminação.

Usando a técnica dos amigos aqui do fórum, você pode fazer de dois modos:
a) Usar um saco plástico , pode ser aqueles de supermercado , virados do avesso (para não ficar o lado da tinta da propaganda ou as emendas) e faça como uma luva e passe sem pressionar a mão sobre a lataria, em partes das peças do carro e veja se está agarrando ou dando a sensação de superfície áspera.
Ou
b) com a mão limpa mesmo, passe sem pressão da mão na lataria nas partes e sinta se está áspero.

Em geral capô, teto e tampa do porta malas (para Sedan), são os que ficam mais ásperos, onde você chega ouvir até o barulho que parece uma lixa passando sobre algo, veja no vídeo , tempo t =0:37, o barulho que fará

E qual foi o resultado ? Está aspero ?

Se for Sim precisará descontaminar usando o Clay Bar ou a Argila com dizem em alguns locais ( Argila apropriada para isso), abaixo vão algumas dicas de um novato que usou como segunda cobaia com um Certo GE Euro Prata :whistle: 😀 😉

Se for Não pode pular para o próximo tópico que é “Encere seu carro e o proteja de verdade”

 

Contaminou é só descontaminar – Clay Bar

Na internet está cheio de tutorial dicas, fóruns explicando sobre o processo de Clay Bar ( ou a Argila). No posto do Vizibelli, tem boas dicas sobre o uso do Clay, (: http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?f=100&t=1822) que eu reproduzirei aqui.

O que é contaminação ?
Contaminação são aquelas partículas de overspray (poeira de tinta), partícula de borracha de outros carros, resíduos das pastilhas , poluição entre outras, que ficam sobre o verniz e não saem na lavagem.
Esta contaminação é facilmente identificada quando a superfície começa a ficar áspera e vai perdendo o seu brilho de acordo com a sua intensidade.
Infelizmente a contaminação surge quando um veículo fica exposto ao tempo e não é lavado com freqüência adequada.

O que é Clay Bar ?
O Clay Bar é uma espécie de argila que puxa as sujeiras ( contaminações) que ficam sobre o verniz de sua pintura.

Existem no mercado 3 tipos de Clay Bar basicamente no mercado.
– Suave
– Médio
– Agressivo (Abrasivo)

Isso varia de fabricante para fabricante, mas em geral todos tem o médio e o Agressivo (Abrasivo). Não usem o Agressivo ou abrasivo, pois pode causar problemas na pintura se não souber manusear. Ainda mais no nosso caso que é uma pintura nova, não há necessidade.

Posso garantir para você que o Clay bar é um dos pulos do gato do pessoal de “Detailing”

No nosso caso aqui vamos usar o médio mesmo ( a 3M, a Meguiars, Sonax, Chemical Guys, Mothers, Soft99 , entre outras marcas famosas do mercado possuem esse Clay Bar Médio. Que é o mais comum que é usado pela maioria do pessoal entusiasta ou que curte “detailing” . No caso espeífico da Meguiars e da Chemical Guys, o Clay Bar é Branco.

Vamos as dicas sobre como usar o Clay Bar
Essa parte foi trasncrita para um tópico sobre Clay Bar e poderá ser vista aqui nesse link : http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=98854#p98854

Encere seu carro e o Proteja de Verdade 
Agora sim, vem a proteção de verdade que vai finalmente proporcionar um resultado muito bom. 🙂

A Cera vem aí, mas a pergunta é qual escolher ?
As Ceras são diversas no mercado para todo bolso e preço, mas se você chegou até aqui, vale a pena investir num produto de melhor qualidade

– As marcas como Meguiars, Mothers, Chemical Guys são a escolha certa.

– Você pode comprar ela em pasta ou líquida.
Um conselho para os iniciantes, compre liquida. A pasta , você pode exagerar na mão e aí vai xingar até a sexta geração, pois vai reclamar que é difícil de tirar a cera.

– E por último pode encontrar ela com base sintética ou natural com carnaúba por exemplo. Lembrando que carnaúba (Copernicia prunifera) é uma árvore brasileira e serve de base para ceras que dão aquele toque final
Aí vai da sua escolha as bases sint[eticas são boas e fazem um bom trabalho como selante.
A carnaúba, dá um brilho no estilo molhado excelente , principalmente para cores mais vivas ou escuras.

Como aplicar ?
Bom o tutorial do Vizibelli aborda bem essa parte, mas vamos relembrar algumas dicas :

– Aplique Sempre com o carro limpo. Se quiser passar um QuickDetailer, caso não tenha feito o processo de Clay bar é uma boa pedida para tirar aquela poeria que se acumulou entre a lavagem e a secagem do carro.
Siga religiosamente as instruções quanto a temperatura da lataria e se a cera permite aplicação ou não sob o Sol.

– Aplique com uma espuma aplicadora ou com uma luva de microfibra, uma pequena quantidade de cera, fazendo movimentos pequenos e circulares, uma pequena área de cada vez ou no máximo uma peça de cada vez
Muita cera não significa que ficará melhor o serviço. Somente que você está gastando material a toa e terá de fazer mais força para retirar depois de seca.

– É importante esperar a cera secar. Tem algumas ceras que secam rápido , tem outras que pedem uns 20 à 30 minutos para cura completa. Nesse caso, se a instrução não informar esse detalhes, espere um tempo e depois passe a ponta do dedo na peça e veja se a cera sai por completo e vc consgue ver a lataria. Se isso aconteceu, a cera está seca.

– Para retirar a cera use um bom pano de microfibra, tamanho recomendábel de 60cm x 40cm .
a) Primeiro, arranque a etiqueta do pano de microfibra
b) Dobre a pano em 4 partes, Na metade e depois novamente na metade. Com esse processo o pano ficará praticamente com tamanho suficiente para colocar sua palma da mão.
c)Coloque a palma da sua mão, mais ou menos na parte dobrada de modo mais centralizado, colocando o polegar no lado onde não há borda costurada do pano de microfibra.
Dessa maneira você evita que a costura seja pressionada a lataria o que pode causar riscos.
e) Passe o pano de microfibra com uma leve pressão sobre a lataria.
Sempre que saturado o lado utilizado vire o use o lado limpo,

Agora é falar com o São Pedrão torcer para não chover e curtir o brilho do carro zero, que agora estará lisinho com certeza 

Ah sim, Esqueci
Mas e o bom e velho Carnu ou o Grand Prix ?
Eles até serveriam,


Mas já pensou, giló com creme (^o^) mas como disse você batalhou até agora, acho que seu carro zero km merece uma cera mais elaborada. (^o~)

Comentários, sugestões e dúvidas podem ser escritas nesse tópico : http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=71706#p71706
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=495924813890657&id=491742224308916

Fontes Consultadas :
YouTube – Canal MeguiarsUSA
YouTube – Canal Chemical Guys
YouTube – Canal Marcio Ehrlich
YouTube – Canal AMMO NYC
YouTube – Canal /DRIVE
http://www.ammonyc.com/
Fórum – http://www.autogeekonline.net/

Honda Fit Terceira Geração

julho 19th, 2013

Confiram a Terceira Geração do Fit!

Recursos como a versatilidade do ULT foi preservada, que é uma característica forte do Fit.

Agora existe o Recursos Econ como visto no Civic 2014.

Confiram as fotos das versões Hybrid / RS e Provavelmente 15x ou 13x, pois as nomenclaturas devem ser preservadas.

Novos Preços – New Fit / Fit GE

maio 25th, 2012

Com as medidas de insenção de IPI a Honda Divulga a nova tabela de preços para o Fit.

Iniciando a tabela com a versão DX a 47.930,00 reais.

Honda Fit 2013

março 22nd, 2012

A Honda anuncia o novo FIT 2013, trata-se de um facelift apresentando parachoques dianteiros e traseiros com linhas mais retas.

Os parachoques traseiros apresentam duas aberturas inferiores, mas sem mais mudanças.

Os faróis apresentam um aspécto mais arredondado e sem o ressalto da lanterna como na versão anterior e a grade cromada em alguns modelos como LX/EX/EXL e na DX colméia.

Internamente a nova iluminaçao no computador de bordo, controle de ar condicionado e rádio. Na versão EX e EXL contam com o recurso paddle-shift e tweeters no painel (dois recursos antes presentes somente na versão EXL)

Confiram abaixo (Clique na imagem para aumentar)

Comentários ou dúvidas:

http://fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?f=97&t=2469

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