Você é Gearhead ?

junho 6th, 2019

A palavra gearhead traduzida do inglês ao pé da letra é “cabeça de engrenagem”,  mas seu significado é bem mais amplo, são pessoas fanáticas por automóveis, motores, corridas e máquinas. Elas são inteiradas em histórias, personagens e na cultura automotiva em geral.

Na maioria das vezes, um gearhead faz ou acompanha de perto a manutenção e a customização do seu carro e este é o seu assunto favorito.

Para saber se você é um gearhead, Confira se grande parte desses hábitos são você escrito :

Sabe as características de um Carro 
Sabe as fichas técnicas, nome dos carros, conhece tudo sobre os motores, chassis, os opcionais. O ano que foram fabricados.

Estaciona seu carro pensando em não levar portada

Estacionar em shoppings, supermercado ou qualquer local público é sempre uma busca por vagas mais isoladas e protegidas no recinto. Estacionar do lado de uma SUV ou Pickup é quase um crime.

A intenção é diminuir de batidas de porta do seu vizinho de vaga ou mesmo batidas no para-choque.
E após deixar o seu carro na melhor vaga disponível no ambiente (de preferência um carro antigo conservado), você ao se afastar do carro ainda dá aquele rabo de olho para ver se está tudo bem (às vezes até desarma e arma o alarme de novo).

 

Direção / Condução 
Ainda na primeira partida do dia, o carro com o motor frio ainda, o gearhead sabe que não pode exigir muito do carro e que por mais que os lubrificantes e os materiais e a construção dos motores tenham se modernizado, o gearhead, sabe que o carro só está devidamente dentro de sua temperatura de trabalho depois do acionamento do Eletroventilador do Arrefecimento, de preferência, depois de seu segundo ou terceiro funcionamento. 


Principalmente em dias mais frios, ele costuma aguarda entre 30 à 60 segundos após ligar o motor, estacionado, para que a carga seja mínima , só depois disso movimenta o carro.

Mesmo nos tempos modernos, se possível, ainda prefere o câmbio H ou manual, mesmo que seja só no fim de semana, para controlar melhor as reduções e progressões, sem contar que pode treinar e praticar o famoso “punta-taco”

 

Sagrada Manutenção
Religiosamente, o gearhead, sabe que a manutenção do seu carro deve ser feita, seja por distância ou tempo o que vencer primeiro. Mesmo que não faça por conta própria, faz sempre uma lista dos itens que devem ser verificados, caso leve o carro a um profissional e em geral já determina a marca das peças e fluídos que deseja colocar no seu carro. O carro em geral sempre está em dia e tinindo como novo.

Modificações
Dentro das suas possibilidades o gearhead, cuida do seu carro por conta própria ou no máximo leva um estabelecimento de serviço especializado, mas acompanha de perto tudo que é feito no carro.

Que vão de um Detailing no carro, até a preparação do motor, suspensão. Inclui nessa lista os DIYs para instalar eletrônicos que incrementa a caranga. 

Até costurar o gearhead aprende e faz para deixar o volante mais bonito

Acrônimos 
Para um gearhead não basta apenas saber identificar se um motor está posicionado na forma longitudinal ou transversal, ou o número e disposição dos cilindros.

Ele tem na ponta da língua o significado e exemplos para siglas, abreviações, termos específicos que precisa saber para realizar procedimentos padrões. Confira alguns deles abaixo:

– AWD ou 4WD: All Wheel Drive ou Four Wheel Drive ou tração nas quatro rodas. 

– FWD: “Front Wheel Drive” ou tração dianteira.

– RWD: “Rear Wheel Drive”, sinônimo para tração traseira.

– RMR ou MR: Rear Mid-engine, Rear wheel drive ou motor central-traseiro.

– RR: Rear-engine, rear wheel drive ou  motor traseiro, tração traseira.

– Conhece a diferença entre os motores OHV (comando de válvulas no bloco do motor), SOHC (comando de válvulas no cabeçote) e DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote).

Companheirismo

Emprestar uma ferramenta, dar um empurrãozinho no carro empacado ou simplesmente oferecer ajuda para o que for preciso. Não importa se você está em um encontro, evento em pista ou mesmo na garagem de casa.

Gearheads não vivem a paixão por seus carros sozinhos. Eles sempre querem ajudar, colaborar e principalmente ver o sucesso do carro dos próximos, sejam conhecidos ou não. Para essas pessoas, carros são também um meio de formar novas amizades para a vida.