O Que Acontecerá Agora GM e Ford ? – Semana 10/19

fevereiro 28th, 2019

Segunda feira (dia 25/02), ou diria essa semana, uma notícia triste, mas já sabido por muitos, aconteceu. O anúncio do fechamento da fábrica e encerramento das operações da Ford em São Bernardo do Campo

A GM do Brasil recebe um últimato da Matriz, falando que esse ano tem que ser lucro, senão existe a possibilidade de fechamento de unidades e encerramento das atividades na America do Sul.

E mais recentemente, algumas montadoras receberam ajuda de suas matrizes lá fora (ao todo US$ 15 bilhões), que vão desde investimentos, mas também pagamentos de fornecedores e acredite até folha salarial.

Então você que compra carro das duas montadoras (GM e Ford), saiba que o problema delas não é só aqui no Brasil. Elas passam por uma reestruturação mundial. Ou seja, o buraco é mais embaixo e fica o cuidado para não virar uma viúva da GM ou da FORD, acompanhe as notícias para não ficar com um mico na mão.

O problema não é de Hoje. Por exemplo a Ford nos Estados Unidos, não vai fabricar a linha de automóveis de passeio mais, vai focar em Pickups e SUVs. O Fusion só do México e atendendo outros mercados. Assim com outros carros de passeio.

Já está anunciado que o Fiesta sairá de linha aqui no Brasil, assim como a linha de caminhões.
Ambos são produtos da Fábrica de São Bernardo do Campo e não serão migrados para a Fábrica na Bahia.

Desde a crise de 2008 onde Detroit virou quase uma cidade Fantasma, o movimento da Ford de vender de uma vez só a Volvo, Mazda, Jaguar , Land Over, já mostrava um sinal claro de reestruturação.

A GM tem tido problemas maiores e desde essa época, onde foi socorrida pelo governo americano, com fundos em forma de empréstimo, não consegue ter a mesma performance no mercado norte americano e no restante do mundo.

Recentemente 2017, ela precisou vender a Opel para o Grupo PSA (Pegeout e Citröen), o que para a GM Brasil foi uma perda grande. Vide projetos de sucesso como Opala, Monza, Corsa, Vectra, Ômega, Zafira, Meriva, Astra e por aí vai, que fez a GM nos Anos 90 a maior do país passando a VW, com qualidade e requinte.

Esperamos que ambas tenham um rumo bom e que continuem nesse mercado brasileiro. Retornando a esses bons tempos aqui: 

Caso contrário será uma pena 😔, pois deixa o mercado no Brasil, menos competitivo e acaba tirando postos de trabalho.