Carro Zero KM – Chegou a Hora do 1º Banho e Agora ?

janeiro 28th, 2019

Oi Pessoal,

Bom esse é o meu primeiro post sobre “Detailing”, podemos dizer assim e seguindo os conselhos do mestre Vizibelli , vou tentar passar o que aprendi, pesquisei e estudei.
Se tiverem algo a contribuir fiquem a vontade para comentar nos links indicados no fim desse post.

Vamos à cena, você juntou a economia e vai comprar seu belo carro na concessionária.

null

Na concessionária
Bom você fechando o negócio invariavelmente sempre oferecem documentação, acessórios e em alguns locais, advinha, a famoso “Polimento” ou “Cristalização”.

O que vão fazer em geral é usar uma boina enorme em rotação maior só para acabar logo o serviço, com o risco de uma bobeada do operador, você ganhar na sua pintura novinha marcas holográficas e/ou pintura queimada.

Pois bem , invariavelmente se você aceitar, esse pessoal que te vendeu isso, já vai ferrar aquela cera protetora que a maioria das montadoras passam no carro ou já desgastar a sua camada de verniz na pintura.

Então, se o vendedor(a0 oferecer a tal da “cristalização” ou “vitrificação” , alegando que o carro ficará coma pintura lisinha e com proteção por meses, saia fora dessa armadilha , isso é pior do que aceitar fazer a documentação do carro pela concessionária.
Ao oferecerem a tal “cristalização ou polimento”. Agradeça e de um sonoro “Não”

 

Entregaram o carro
Beleza, você está todo feliz com o carro novo 0km e aí já na sua garagem você passa a mão no teto do carro e sente a pintura “aspera”, mesmo com ele brilhando. Você Começa a xingar o fabricante, a concessionária e o vendedor(a) da concessionária que ofereceu aquela “cristalização” , para cobrir um defeito na pintura.

Já não sabe se dá meia volta e devolve o carro ou se liga para meio mundo xingando e reclamando

Calma, 😉 Se a pintura não apresenta nenhum defeito fora esse de estar áspero, isso tem uma explicação.

Bom o seu carro foi produzido a pelo menos uns 2 meses atrás e o que aconteceu foi isso.

Ele ficou na ação do tempo no pátio da fábrica até sair na cegonha rumo a uma concessionária.

No transporte, algumas cegonhas ainda não contam com proteção lateral e nem superior no transporte do carro zerinho

Na concessionária ele também pode ter ficado um tempo na ação do tempo

null

Ou seja, sua pintura, ficou contaminada, com a ação do tempo, o que de certa forma é normal acontecer, por esse tempo todo exposto ao sol, chuva, poeira, poluição, etc….

 

A primeira lavagem do seu zero Km

Você pode fazer você mesmo ou optar por um local de boa procedência para fazer essa lavagem.

Claro a opção é sempre lavar por conta própria, até porque a maioria dos locais que lavam o seu carro, não terão o mesmo cuidado que você terá por melhor que seja o local,
Eles precisam de rapidez , lembra 💡 . Por isso alguns cuidados vão para o brejo.
Usam a mesma esponja para lavar as partes do carro, não lavam a esponja, usam saco de farinha para enxugar. Aí micros riscos , “swirls” e por aí vai , vão com tempo surgindo 😉

a)Mas eu moro em prédio ou em local onde a água é racionada

Isso não é mais desculpa, pois se o seu carro só está empoeirado ou mesmo com água de chuva, você mesmo pode usar o sistema de “Dry Clean” ou lavagem a seco.
Existem alguns produtos como esse abaixo :

b)Eu consigo lavar o carro, nem que for na casa do Sogro 

Essa é a melhor, opção, pois a água é dele e ainda de quebra o sogrão pode ajudar você
Não vou falar nada aqui, pois no fórum já existe um senhor manual feito pelo Vizibelli

Para quem quiser saber como lavar o carro de forma correta, acesse esse link : http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?f=100&t=1822

 

Mas a pintura continua aspera lembra. E agora o que fazer ? 

Depois do primeiro banho do seu carro zero km. Então vamos ver se ele realmente está com pintura contaminada ou não.
Depois desse belo banho e sempre depois do banho somente, podemos verificar se realmente existe contaminação.

Usando a técnica dos amigos aqui do fórum, você pode fazer de dois modos:
a) Usar um saco plástico , pode ser aqueles de supermercado , virados do avesso (para não ficar o lado da tinta da propaganda ou as emendas) e faça como uma luva e passe sem pressionar a mão sobre a lataria, em partes das peças do carro e veja se está agarrando ou dando a sensação de superfície áspera.
Ou
b) com a mão limpa mesmo, passe sem pressão da mão na lataria nas partes e sinta se está áspero.

Em geral capô, teto e tampa do porta malas (para Sedan), são os que ficam mais ásperos, onde você chega ouvir até o barulho que parece uma lixa passando sobre algo, veja no vídeo , tempo t =0:37, o barulho que fará

E qual foi o resultado ? Está aspero ?

Se for Sim precisará descontaminar usando o Clay Bar ou a Argila com dizem em alguns locais ( Argila apropriada para isso), abaixo vão algumas dicas de um novato que usou como segunda cobaia com um Certo GE Euro Prata :whistle: 😀 😉

Se for Não pode pular para o próximo tópico que é “Encere seu carro e o proteja de verdade”

 

Contaminou é só descontaminar – Clay Bar

Na internet está cheio de tutorial dicas, fóruns explicando sobre o processo de Clay Bar ( ou a Argila). No posto do Vizibelli, tem boas dicas sobre o uso do Clay, (: http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?f=100&t=1822) que eu reproduzirei aqui.

O que é contaminação ?
Contaminação são aquelas partículas de overspray (poeira de tinta), partícula de borracha de outros carros, resíduos das pastilhas , poluição entre outras, que ficam sobre o verniz e não saem na lavagem.
Esta contaminação é facilmente identificada quando a superfície começa a ficar áspera e vai perdendo o seu brilho de acordo com a sua intensidade.
Infelizmente a contaminação surge quando um veículo fica exposto ao tempo e não é lavado com freqüência adequada.

O que é Clay Bar ?
O Clay Bar é uma espécie de argila que puxa as sujeiras ( contaminações) que ficam sobre o verniz de sua pintura.

Existem no mercado 3 tipos de Clay Bar basicamente no mercado.
– Suave
– Médio
– Agressivo (Abrasivo)

Isso varia de fabricante para fabricante, mas em geral todos tem o médio e o Agressivo (Abrasivo). Não usem o Agressivo ou abrasivo, pois pode causar problemas na pintura se não souber manusear. Ainda mais no nosso caso que é uma pintura nova, não há necessidade.

Posso garantir para você que o Clay bar é um dos pulos do gato do pessoal de “Detailing”

No nosso caso aqui vamos usar o médio mesmo ( a 3M, a Meguiars, Sonax, Chemical Guys, Mothers, Soft99 , entre outras marcas famosas do mercado possuem esse Clay Bar Médio. Que é o mais comum que é usado pela maioria do pessoal entusiasta ou que curte “detailing” . No caso espeífico da Meguiars e da Chemical Guys, o Clay Bar é Branco.

Vamos as dicas sobre como usar o Clay Bar
Essa parte foi trasncrita para um tópico sobre Clay Bar e poderá ser vista aqui nesse link : http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=98854#p98854

Encere seu carro e o Proteja de Verdade 
Agora sim, vem a proteção de verdade que vai finalmente proporcionar um resultado muito bom. 🙂

A Cera vem aí, mas a pergunta é qual escolher ?
As Ceras são diversas no mercado para todo bolso e preço, mas se você chegou até aqui, vale a pena investir num produto de melhor qualidade

– As marcas como Meguiars, Mothers, Chemical Guys são a escolha certa.

– Você pode comprar ela em pasta ou líquida.
Um conselho para os iniciantes, compre liquida. A pasta , você pode exagerar na mão e aí vai xingar até a sexta geração, pois vai reclamar que é difícil de tirar a cera.

– E por último pode encontrar ela com base sintética ou natural com carnaúba por exemplo. Lembrando que carnaúba (Copernicia prunifera) é uma árvore brasileira e serve de base para ceras que dão aquele toque final
Aí vai da sua escolha as bases sint[eticas são boas e fazem um bom trabalho como selante.
A carnaúba, dá um brilho no estilo molhado excelente , principalmente para cores mais vivas ou escuras.

Como aplicar ?
Bom o tutorial do Vizibelli aborda bem essa parte, mas vamos relembrar algumas dicas :

– Aplique Sempre com o carro limpo. Se quiser passar um QuickDetailer, caso não tenha feito o processo de Clay bar é uma boa pedida para tirar aquela poeria que se acumulou entre a lavagem e a secagem do carro.
Siga religiosamente as instruções quanto a temperatura da lataria e se a cera permite aplicação ou não sob o Sol.

– Aplique com uma espuma aplicadora ou com uma luva de microfibra, uma pequena quantidade de cera, fazendo movimentos pequenos e circulares, uma pequena área de cada vez ou no máximo uma peça de cada vez
Muita cera não significa que ficará melhor o serviço. Somente que você está gastando material a toa e terá de fazer mais força para retirar depois de seca.

– É importante esperar a cera secar. Tem algumas ceras que secam rápido , tem outras que pedem uns 20 à 30 minutos para cura completa. Nesse caso, se a instrução não informar esse detalhes, espere um tempo e depois passe a ponta do dedo na peça e veja se a cera sai por completo e vc consgue ver a lataria. Se isso aconteceu, a cera está seca.

– Para retirar a cera use um bom pano de microfibra, tamanho recomendábel de 60cm x 40cm .
a) Primeiro, arranque a etiqueta do pano de microfibra
b) Dobre a pano em 4 partes, Na metade e depois novamente na metade. Com esse processo o pano ficará praticamente com tamanho suficiente para colocar sua palma da mão.
c)Coloque a palma da sua mão, mais ou menos na parte dobrada de modo mais centralizado, colocando o polegar no lado onde não há borda costurada do pano de microfibra.
Dessa maneira você evita que a costura seja pressionada a lataria o que pode causar riscos.
e) Passe o pano de microfibra com uma leve pressão sobre a lataria.
Sempre que saturado o lado utilizado vire o use o lado limpo,

Agora é falar com o São Pedrão torcer para não chover e curtir o brilho do carro zero, que agora estará lisinho com certeza 

Ah sim, Esqueci
Mas e o bom e velho Carnu ou o Grand Prix ?
Eles até serveriam,


Mas já pensou, giló com creme (^o^) mas como disse você batalhou até agora, acho que seu carro zero km merece uma cera mais elaborada. (^o~)

Comentários, sugestões e dúvidas podem ser escritas nesse tópico : http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?p=71706#p71706
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=495924813890657&id=491742224308916

Fontes Consultadas :
YouTube – Canal MeguiarsUSA
YouTube – Canal Chemical Guys
YouTube – Canal Marcio Ehrlich
YouTube – Canal AMMO NYC
YouTube – Canal /DRIVE
http://www.ammonyc.com/
Fórum – http://www.autogeekonline.net/